Postagens populares

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SANTO AGOSTINHO

Santo Agostinho é um grande exemplo de um ser humano de grande inteligência, e com uma grande sede de busca pela verdade dentro de si. Embora, por um período de sua vida tenha estado com a mente obscurecida pelo mundo, num dado momento de sua vida, aos 32 anos, e-lhe dado a oportunidade de confrontar suas convicções com o cristianismo e descobre a maravilha que está dentro de si, a partir dos ensinamentos de Cristo, os quais responde ao coração de forma decisiva e inquestionável. Cristo é a resposta aos seus questionamentos íntimos, é a verdade absoluta, é a beleza porque tanto ansiava e buscava por caminhos errados.


O mais profundo filósofo da era patrística e um dos maiores gênios teológicos de todos os tempos foi Santo Agostinho, cuja influência plasmou a Idade Média. Nasceu em Tagaste, filho de um funcionário municipal, Patrício, e de Mônica, fervorosa cristã, que a Igreja venera como santa.


A experiência do encontro pessoal com Deus é algo tão misterioso; por mais que procuramos compreender não teremos respostas para essa experiência de amor. Com Santo Agostinho não foi diferente; quando uma espécie de luz inundou-lhe o coração, sua vida mudou completamente.

Agostinho desde os verdes anos se  inclinou para o mal, se dedicando aos prazeres do mundo. Em sua vida desregrada teve um filho, Adeodato, que morreu em 390.  Mais tarde se  filiou a uma seita maniqueísta, a qual se propõe a luta entre o bem e o mal, valendo tudo, até mesmo a violência extrema contra o mal. A mãe em vão tudo fazia para dissuadi-lo  de seus maus propósitos, até que numa providência Divina ele se deparou com a eloquência arrebatadora de um bispo Ambrósio (Santo Ambrósio), que fez com que o coração de Agostinho se abrisse ao conhecimento da verdade. Ao ouvir os sermões de Santo Ambrósio e ler as cartas de Paulo  todas as trevas se dissiparam em sua mente. Se antes era de opinião que contra as provas do maniqueísmo não havia argumentação, se curvou diante da verdade de Cristo.

Por muito tempo Agostinho prorrogara a  conversão, por não achar coragem de mudar de vida. Mas, aos 32 anos, resolveu abandonar o caminho do  pecado, e não mais voltou atrás, ficando cada vez mais firme nos bons propósitos. 

Quando finalmente resolveu receber o Batismo, renunciou a  tudo que é do mundo: riqueza, dignidades e posição, vendeu todos os bens, em benefício dos pobres. O único desejo que tinha era servir a Deus, sem restrição alguma e, para poder pô-lo em prática, formou uma espécie de congregação, composta de amigos e patrícios, que já se achavam em sua companhia. Mais tarde foi ordenado sacerdote e foi Bispo de Hipona. Sua mãe, que muito orava por sua conversão morreu pouco depois de sua mudança de vida.

Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 430 com 76 anos, durante um ataque dos vândalos (bárbaros germânico) ao norte da África.

Quando de sua canonização disse o papa, repetindo um célebre trecho das "Confissões", de Santo Agostinho:

"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo.
Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz..." 
Prosseguiu o papa em sua reflexão:
—Toda a sua existência foi uma apaixonada busca da verdade". "No final — não sem um longo tormento interior — descobriu Cristo, o sentido último e pleno da própria vida e de toda a história humana. (...) Através de um percurso cansativo e graças também às orações de sua mãe, Santo Agostinho se abriu, sempre mais, à plenitude da verdade e do amor, até chegar à conversão, em Milão, sob a guia do bispo Santo Ambrósio."

Tão grande é a glória que Santo Agostinho adquiriu, pela sua conversão, santidade de vida e, não menos pelos seus escritos que, ao longo da história,  mais de 150 congregações religiosas, quiseram ter a honra de tê-lo como fundador e pai.

Grandes são os tesouros espirituais que Agostinho deixou à Igreja, nos seus livros, que apresentam eterno valor. Por especial providência, aconteceu que no grande incêndio que os Vândalos causaram na tomada de Hipona, fossem poupadas a Igreja e a biblioteca do grande Bispo.

Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.

Na Igreja Católica,  e na Igreja Anglicana,  é considerado um santo, e um importante Doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostiniana. Muitos protestantes,   especialmente os calvinistas   mas também os luteranos   (basta recordar que Martinho Lutero era inicialmente um sacerdote católico agostiniano,   o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina


Algumas obras de Santo Agostinho:
- Da Doutrina Cristã (397-426)
- Confissões (397-398)
- A Cidade de Deus (413-426)
- Da Trindade (400-416)
- Retratações
- De Magistro
- Conhecendo a si mesmo

Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

  • “Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo.”    
  • “Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza.”
  • “Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor."
  • “Se você acredita no que lhe agrada nos Evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
  • “Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.”
  • “A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.”
  • “A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações.”
  • “A verdadeira medida do amor é não ter medida.” 
  • “Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.” 
  • “Quem é bom é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre.”
  • “Ama e faz o que quiseres. Se calares calará com amor; se gritares gritará com amor; se corrigires corrigirá com amor; se perdoares perdoará com amor. Se tiver o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.”
  • “A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."
  • "As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.”
  • “A medida do amor é amar sem medida.”
  • “Creio para compreender e compreendo para crer melhor.”
  • “Há homens que se agarram à sua opinião, não por ser verdade, mas simplesmente por ser sua.”
  • "Fizeste-nos para Ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti". 





Se você deseja saber mais segue alguns links:

Este blog publicou as Confissões de Santo Agostinho
http://ficaonline.blogspot.com.br/2011/02/experiencia-do-encontro-pessoal-com.html


Se desejar saber mais sobre o Cristianismo, a Doutrina da Igreja Católica (incluído o
ensinamentos de Santo Agostinho, os quais fazem parte da Doutrina da Igreja) vide página
abaixo, com os links à esquerda da página:
http://www.paraclitus.com.br/



2 comentários:

  1. Santo Agostinho é um grande exemplo de um ser humano, inteligente, embora com a mente obscurecida pelo mundo. Num dado momento de sua vida e-lhe dado a oportunidade de confrontar suas convicções com o cristianismo e descobre a maravilha que está dentro de nós, a partir dos ensinamentos de Cristo, os quais responde ao coração de forma decisiva e inquestionável. Cristo é a resposta aos seus questionamentos íntimos, é a verdade absoluta, é a beleza porque tanto ansiava e buscava por caminhos errados.

    ResponderExcluir