Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Evangelho Lucas 13,1-9 – Efésios 4,7-16 – Salmo 121


Efésios 4,7-16
Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo,  pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).  Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra?  Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.  A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,  para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.  Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.  Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.  É por ele que todo o corpo - coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria - efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade. 

Salmo 121
Cântico das peregrinações. De Davi. Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor...  Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém!  Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!  Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor.  Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi.  Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam.  Reine a paz em teus muros, e a tranqüilidade em teus palácios.  Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti.  Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.

Lucas 13,1-9
Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. Jesus  toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?  Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.  Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?  Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.  Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.  Disse ao viticultor: — Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?  Mas o viticultor respondeu: — Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.  Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás.

Reflexão Evangelho Lucas 13, 1-9
Para termos vida abundante, necessitamos da graça de Deus. A graça a tem quem evita o pecado, porque o pecado nos afasta de vivermos a graça de Deus. Sabemos que o pecado está na contramão da vida porque ele gera a morte. Todos nós somos pecadores, mas Deus sempre nos dá a oportunidade para retomarmos o caminho da graça e quem acolhe em sua vida o convite de conversão que Deus, amorosamente nos faz, trilha o caminho que lhe permite gerar frutos. Deus é o gerador da graça, isto é, o gerador da vida em nós, vida verdadeira, vida feliz.
Deus tem paciência conosco, mas as constantes oportunidades que Ele nos dá deve nos levar a corresponder ao seu chamado e trilharmos um caminho de conversão, senão chegará o momento que estaremos tão afastados e tão abstraídos com a vida que escolhemos vivê-la egoisticamente, sem Deus, que perderemos a sensibilidade que leva a nossa consciência, a nos avaliar a nossa conduta, as nossas escolhas, os nossos sentimentos. Aí corremos o risco de estarmos persuadidos de que a vida que escolhemos é a melhor escolha e assim, permanecermos em nossa aridez, sem contudo, nos melhorar para  vivermos a vida verdadeira  e feliz que Deus nos oferece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário