Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Evangelho Lucas 13,22-30 (reflexão)– Salmo 144 – Efésios 6,1-9


Primeira Leitura: Efésios 6,1-9
Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe,  para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16).  Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.  Servos, obedecei aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo,  não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus. Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens.  E estai certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo quer livre. Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas.


Salmo144

Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos.  Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente.  Grande é o Senhor e sumamente louvável, insondável é a sua grandeza. Cada geração apregoa à outra as vossas obras, e proclama o vosso poder.  Elas falam do brilho esplendoroso de vossa majestade, e publicam as vossas maravilhas.  Anunciam o formidável poder de vossas obras e narram a vossa grandeza.  Proclamam o louvor de vossa bondade imensa, e aclamam a vossa justiça.  O Senhor é clemente e compassivo, longânime e cheio de bondade.  O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.  Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis.  Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder,  para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso.  Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz.  O Senhor sustém os que vacilam, e soergue os abatidos. Todos os olhos esperançosos se dirigem para vós, e a seu tempo vós os alimentais.  Basta abrirdes as mãos, para saciardes com benevolência todos os viventes.  O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz.  O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará.  O Senhor vela por aqueles que o amam, mas exterminará todos os maus.  Que minha boca proclame o louvor do Senhor, e que todo ser vivo bendiga eternamente o seu santo nome.


Evangelho: Lucas 13,22-30
Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.  Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se salvam? Ele respondeu:  Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.  Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, ele responderá: Digo-vos que não sei de onde sois.  Direis então: Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças.  Ele, porém, vos dirá: Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores.  Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.  Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.  Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos.


Um comentário:

  1. Como o próprio nome diz: a porta é estreita, se nos enchermos muito de nós mesmos (orgulho, ambição desmedida, egoísmo, etc) não conseguiremos entrar, não caberemos, por isso Jesus diz que muitos procurarão entrar e não conseguirão. Resta-nos, começar a cultivar a simplicidade, porque nosso Deus é simples e como Ele diz: O Reino é dos simples.
    Comentário comp
    lementar da autora, Geovani

    ResponderExcluir