Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Evangelho Lucas 14,1.7-11(reflexão) - Salmo 41 - Filipenses 1,18b-26


Primeira Leitura:
Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei.  Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo.  Meu ardente desejo e minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte.  Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.  Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir.  Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor;  mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós...  Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei com todos vós, para proveito vosso e consolação da vossa fé.  Assim, minha volta para junto de vós vos dará um novo motivo de alegria em Cristo Jesus.


Salmo 41

Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus.  Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?  Minhas lágrimas se converteram em alimento dia e noite, enquanto me repetem sem cessar: Teu Deus, onde está?  Lembro-me, e esta recordação me parte a alma, como ia entre a turba, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos de júbilo e louvor de uma multidão em festa.  Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo: ele é minha salvação e meu Deus. Desfalece-me a alma dentro de mim; por isso penso em vós do longínquo país do Jordão, perto do Hermon e do monte Misar.  
Um abismo traz outro abismo  ao  fragor das águas revoltas, todos os vagalhões de vossas torrentes  tem passado sobre mim. Conceda-me o Senhor de dia a sua graça; e de noite eu cantarei, louvarei ao Deus de minha vida.  Digo a Deus: Ó meu rochedo, por que me esqueceis? Por que ando eu triste, sob a opressão do inimigo?  Sinto quebrarem-se-me os ossos, quando, em seus insultos, meus adversários me repetem todos os dias: Teu Deus, onde está ele?  Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo: ele é minha salvação e meu Deus.


Evangelho: Lucas 14,1.7-11
Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.
Observando também como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:  Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,  e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.  Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.  Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário