Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexão Evangelho 12,39-48 - Efésios 3,2-12 - Cântico Isaias 12,2-6



Efésios 3,2-12
Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito. Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar. Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,  que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.  A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho.  Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.  A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,  e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.  Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,  de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.  Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.


Cântico: Isaias 12,2-6
Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador. 
Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação, e direis naquele tempo: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei que suas obras sejam conhecidas entre os povos; proclamai que seu nome é sublime. 
Cantai ao Senhor, porque ele fez maravilhas, e que isto seja conhecido por toda a terra. 
Exultai de gozo e alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel.



Evangelho 12,39-48
“Ficai atentos: se o dono as casa soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria que arrombassem a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que menos esperardes, virá o Filho do Homem.  Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?  O Senhor respondeu: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor vai colocar à frente  do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?  Feliz o empregado que o senhor achar procedendo assim, quando vier!  Em verdade vos digo: confiar-lhe-á a administração de todos os seus bens.  Mas, se o empregado imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os criados e as criadas, e  a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado virá num dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.  Aquele empregado que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou nem agiu conforma a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém aquele que, não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário