Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexão Evangelho Lc 13,10-17 - Salmo 1 - Efésios 4,32-5,8


Primeira Leitura: Efésios 4 32-5,8
Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.

Salmo 1
Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembléia dos justos. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

Evangelho: Lucas 13,10-17
Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado. Havia ali uma mulher que, havia dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se.  Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença.  Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus.  Mas o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse ao povo: São seis os dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nestes dias para vos curar, mas não em dia de sábado.  Hipócritas!, disse-lhes o Senhor. Não desamarra cada um de vós no sábado o seu boi ou o seu jumento da manjedoura, para os levar a beber?  Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?  Ao proferir estas palavras, todos os seus adversários se encheram de confusão, ao passo que todo o povo, à vista de todos os milagres que ele realizava, se entusiasmava.


Reflexão:

Ainda nos dias de hoje, como nos dias de Jesus, os valores no que se refere a interesses materiais levam vantagem em relação à vida da pessoa humana. Basta observarmos os orçamentos públicos, a parcela que é destinada a gastos sociais estão sempre atrás dos interesses econômicos. Até no âmbito da justiça, os processos que se referem a perda material são sempre privilegiados, mas quando o valor é a pessoa humana, os processos são mais complicados e demorados. Até nós nos empenhamos mais em aumentar nossa renda para adquirir imóveis,comprar o carro do ano, renovar o guarda-roupa, etc. O dinheiro e estas coisas estão mais nos nossos planos do que o valor da pessoa, a defesa da vida. Quantas crianças inocentes e idosos abandonados à própria sorte e, se não abandonados não lhes damos prioridade.
Jesus coloca-nos o desafio de reformular nossos valores: a defesa da vida deve ser a prioridade, desde a fecundação até o último momento somos responsáveis por defender a vida. A vida nos é dada, é um dom de Deus, mas cada a nós preservá-la. No gesto de Jesus que cura está um ensinamento fundamental para nós: A vida da pessoa, seja ela qual for, é constituída de dignidade diante de Deus e deve estar acima de qualquer interesse, seja normativo, legal ou material. Portanto, as nossas escolhas devem estar sempre pela vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário