Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexão Evangelho Lucas 12,49-53 – Salmo 32 – Ef. 3,24-21


Efésios 3,24-21
Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,  ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,  para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.  Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,  a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,  isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,  a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.



Salmo 32
Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor.  Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música,  porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade:  ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército.  Ele junta as águas do mar como num odre, e em reservatórios encerra as ondas. Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo.  Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu.  O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos.  Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações.  Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança.  O Senhor olha dos céus, vê todos os filhos dos homens.  Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra,  ele que formou o coração de cada um e está atento a cada uma de suas ações.  Não vence o rei pelo numeroso exército, nem se livra o guerreiro pela grande força.  O cavalo não é penhor de vitória, nem salva pela sua resistência.  Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade,  a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome.  Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo.  Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos.  Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós.


Evangelho Lucas 12,49-53
Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?  Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra!  Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação. Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três;  estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra. 
Para entendermos a mensagem de Cristo temos que nos orientar no entendimento de que Deus é, unicamente amor, senão corremos o risco de interpretar mal a sua mensagem. O que a palavra hoje nos atenta é para uma realidade de mundo da qual fazemos parte: a divisão entre o certo e o errado, o bem e o mal, as valores do mundo e os valores de Deus. Apesar do bem e do mal partilharem do mesmo espaço físico, são totalmente antagônicos e conflitantes. Quanto mais o mal se instale, mais necessidade há de que o bem faça frente a ele, para eliminá-lo, afim de que prevaleça o bem. Esta foi a missão de Cristo e é a nossa missão de continuadores seus. De fato, o fogo que Cristo veio nos trazer queima as nossas entranhas, não nos deixa quietos diante de um desamor, diante de uma injustiça e é isto que Cristo espera de nós, que nos movamos, não nos acomodemos, lutemos contra o mal que assola a humanidade. Cristo teve que viver a experiência humana, que Ele chama aqui de batismo para nos ensinar a combater o mal com o bem. Não é possível mesmo a paz na terra onde há tantas divisões e valores totalmente invertidos. O importante mesmo é não nos acomodarmos aos valores  desse mundo injusto e sem paz, porque paz mesmo só a tem quem trilha um caminho segundo a inspiração que a fé determina, e que Cristo veio nos ensinar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário