Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexão Evangelho Lucas 13,18-21 – Salmo 127 – Efésios 5,21-33 (Matrimônio Cristão)


Primeira Leitura: Efésios 5, 21-33
Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.  As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,  pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.  Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,  para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,  para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.  Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.  Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo.  Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24).  Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja.  Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.

Reflexão:O matrimônio cristão está enraizado no mistério de Deus a relação marido-mulher se define sob a relação Cristo-Igreja, enquanto esposa de Cristo, e se desenvolve sob o sinal do amor. A submissão da qual fala Paulo não é uma relação de escravidão mas de dependência no amor, mesmo sendo o marido como “cabeça do casal”, também deve submeter-se pelo amor à esposa. A relação de submissão tem suas origens primeira à submissão a Deus, antes de qualquer coisa, vivendo como doação um ao outro, como Deus nos doa tudo incessantemente.  A relação de amor entre o casal deve ser como semente criando relações de amor e de fé entre todos os membros da família.
O ensinamento de Paulo vincula a imagem do marido a Cristo, e da esposa à Igreja, geradora dos membros da família-Igreja, a qual deve ser tratada com zelo e amada como a si próprio,  a exemplo de Cristo para com a Igreja.  A união matrimonial torna o casal uma só carne e a partir de então as ofensas a um se tornam ofensas a si mesmos, pois os dois formam um só corpo. Como Igreja, esposa de Cristo, todos nós, por formarmos essa Igreja de Cristo, fazemos parte do corpo de Cristo do qual somos os membros. Daí, porque devemos viver um amor fraternal para com todos, pois ao ferir os irmãos estamos ferindo a Cristo em seu corpo místico.
Portanto, o matrimônio faz parte de um mistério grandioso de Deus e marido e mulher são os responsáveis pela Igreja de Cristo na terra, na medida que os casais geram membros para essa igreja. Se há um desrespeito entre os casais macula a igreja de Cristo e aborrece Cristo, porque Cristo se sacrificou por esta Igreja para purificá-la e santificá-la.



Salmo127
Cântico das peregrinações. Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar.  Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira.  Assim será abençoado aquele que teme o Senhor.  De Sião te abençoe o Senhor para que em todos os dias de tua vida gozes da prosperidade de Jerusalém,  e para que possas ver os filhos dos teus filhos. Reine a paz em Israel!

Evangelho: Lucas 13,18-21
 Jesus dizia ainda: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?  É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos.  Disse ainda: A que direi que é semelhante o Reino de Deus?  É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário