Postagens populares

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Evangelho Lucas 17,20-25 (Reflexão) - Salmo 145



Evangelho Lucas 17,20-25
Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Reflexão:
O Reino de Deus é a plenitude do amor de Deus em nós. Para viver esse Reino temos que viver os ensinamentos de Cristo, de amar a Deus sobre todas as coisas e aos irmãos como a nós mesmos. Se vivemos assim alcançamos a plenitude e estamos aptos a percebê-Lo e colhermos os frutos desse Reino em nossa própria vida.
Isto não é uma abstração, é uma verdade evangélica, e muitos experimentaram e experimentam esse reino em suas vidas. A maioria das pessoas vivem uma vida como que inebriados, não conseguem enxergar visivelmente porque são impedidos por uma nuvem diante de si que os impede ver claramente. Isto é consequência do apego à coisas do mundo, temos que nos desapegar de tudo que não vem de Deus, até de nós mesmos para que o nosso coração seja totalmente livre e ai as nuvens que nos impedem de enxergar o Reino de Deus se dissiparão e o Espírito de Deus será o condutor de nossas vidas e viveremos esse reino não só dentro de nós, mas o tornaremos visível a outros, no nosso meio.
Todos somos convidados para participar do Reino de Deus e torná-lo real aos outros. O sinal é Cristo, e reconhecer o Reino de Deus é reconhecer Cristo presente naquele que necessita de amor, de carinho, de cuidados,  etc. Estes sinais nos quais Cristo se faz presente são o Seu corpo, não somos todos nós membros do corpo de Cristo? Pois é este o corpo de Cristo o qual devemos nos abastecer, nos alimentar a cada dia. O alimento eucarístico se torna o centro de nossa vida, o fruto da árvore da vida e quem o tomar com fé sincera e devota viverá para sempre como Cristo diz “...quem me come viverá por mim”, mas é necessário compreendermos a dimensão desse ato de Cristo e o assumirmos em nossa vida concretamente. O ato de doar-se a si mesmo é a maior prova de amor e devemos fazer de nossa vida uma oferta de amor, para o bem do outro, como Cristo nos deu o exemplo.
Por isso Cristo orienta aos discípulos a não procurá-Lo num lugar qualquer, porque certamente ele não se fará presente nos lugares, mas nas pessoas de bem, que entendem a sua mensagem e a aplicam em suas vidas, abraçando o irmão em seus clamores por justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário