Postagens populares

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Evangelho Lucas 17,26-37 (reflexão) - Salmo 118 - 2João 4-9


Primeira Leitura: Segunda Carta de João 4-9
Muito me alegrei, Senhora(*), por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. 
E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. 
Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho. 

(*) Refere-se a uma comunidade da Ásia Menor, com o nome de Senhora Eleita


Salmo   118
— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
— De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
— Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.
— Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
— Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!



Evangelho Lucas 17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 

Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 
Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.

Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.








Reflexão 

O sentido da vida está em viver intensamente a cada dia galgando um degrau a mais em direção a Deus que é o nosso destino. A vida de cada um de nós deve ser um sinal de Deus para os outros, mas é preciso que caminhemos nas pegadas de Cristo o nosso Grande Instrutor.
Cada um de nós somos responsáveis a manifestar o amor de Deus ao outro, inclusive  àqueles com quem temos reservas, que nos são antipáticos e, principalmente aos que não são amados, os rejeitados e abandonados pela própria família, enfim os excluídos da sociedade, que é preciso de ter alguém para manifestar o amor que Deus tem por eles.

O Dia do Filho do Homem é o dia da vivência do amor na caridade e na fraternidade para com todos, portanto todos os dias é o Dia do Filho do Homem. Mas Jesus revela-nos fatos históricos de Noé e Ló, para nos alertar que Deus é o Senhor da história e intervirá definitivamente para o bem daqueles a quem O amam e praticam o bem na terra. Por isso temos que iluminar a nossa consciência com os valores evangélicos, no nosso modo de ser, de nos comportarmos,  na escolha do nosso lazer, nas palavras que usamos em nossas conversas, no trabalho, no lar, nos nosso relacionamentos com os outros, devemos ser marcados pelos valores do Evangelho.
Esses alertas que Jesus nos faz não é para nos meter medo, mas despertar em nós o sentido de temor a Deus e nortear o nosso ideal de vida, para atingirmos a meta de salvação. A  vida é breve e não a temos  sob nosso controle, pois a vida é dom de Deus e como dom devemos vivê-la como oferta a Deus, através da oferta àquele que Ele ama, ou seja a todos. Cristo é o salvador e conta com pessoas de boa vontade, como eu e você para despertar as pessoas que vivem uma vida desregrada, a mudarem o rumo de suas vidas.


Reflexão em formato de imagem:



Minha interpretação particular sobre o versículo 37: Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres” 


Nós somos corpo e espírito os quais devem estar em sintonia para participar da glória de Deus na ressurreição dos mortos. Se vivemos uma vida no espírito, isto é sintonizados com o Espírito de Deus, não temos nada a temer porque o espírito é que dá vida ao corpo. Quanto ao fim dos tempos ninguém sabe a hora, mas é preciso o corpo estar em harmonia com o espírito, senão o corpo estará abandonado à própria sorte dos cadáveres e à mercê das aves de rapina para ser consumido por elas. 


O inimigo de Deus e nosso está à espreita à espera do momento de vacilarmos na fé para nos devorar. Deus sabe disso e sabe também dos rumos que o mundo está tomando e conta conosco para salvar o maior número de pessoas das garras do inimigo. Porém chegará o momento em Ele que terá que intervir para impedir que o mal cresça e domine o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário