Postagens populares

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Evangelho Lucas 21,12-19(reflexão) - Salmo 97 - Apocalipse 15,1-4


Primeira leitura: Apocalipse 15,1-4
Eu, João, vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus.Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas”. 



Salmo 97
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. 
— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.
— Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.




Evangelho Lucas 21,12-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” 


Reflexão:  “Permanecendo firmes não perdereis um só fio de cabelo e ireis ganhar a vida”

Jesus hoje nos chama a atenção para uma realidade que convivemos no mundo, onde os valores que o mundo, onde somos influenciados pelos valores que o mundo prega  que são contraditórios aos valores de Deus. Por isso muitas vezes somos confundidos e assimilamos esses valores para nós como se fossem nossos. Por isso é necessário que busquemos conhecer a vontade de Deus para termos o discernimento certo. Deus quer habitar em nós para direcionar os nosso agir e, até ditar as palavras e ações que devemos ter para nos defender das ofensivas do adversário que age no mundo para desviar as pessoas do caminho e fazê-las perder a vida. O nosso corpo é mais que um corpo material, por isso não pode ser tratado como o mundo hoje nos passa, como objeto de alienação, onde a dignidade humana fica em segundo plano ou é confundida com beleza estética ditada pelo capital, ou é usado para o simples prazer que passa deixando as marcas da desolação. Deus nos quer livres e por isso Jesus veio  para nos libertar. Temos que considerar que Cristo já conquistou a nossa liberdade com o Seu sacrifício da cruz. Por isso não podemos nos deixar dominar pelos apelos da sociedade que nos quer dominar pelos interesses capitalistas individuais que quer a todo custo se manter como o ditador de nossos hábitos e costumes. Temos que ter um olhar crítico para a realidade, e sabermos avaliar o que nos convém acima do que convém ao modismo.  Mas é preciso abrir o nosso coração da fé a Deus que pode guiar nossas escolhas, ao que é bom para nós. É preciso nos apegarmos a Cristo e permanecermos firmes na fé para ter uma vida digna de filhos de Deus. E aí seremos plenamente livres e felizes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário