Postagens populares

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Evangelho Mateus 4,18-22(reflexão) - Salmo 18 - Romanos 10,9-18


Primeira leitura: Romanos 10,9-18

Irmãos, se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”.
Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? E como pregar, sem ser enviado para isso?
Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”. 



Salmo 18

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.




Evangelho Mateus 4,18-22
Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 




Reflexão: Dia de Santo André Apóstolo
André de João foram os primeiros a encontrarem Jesus. Eles estavam com João Batista de quem eram discípulos, quando João, avistando Jesus que passava lhes apontou e disse: “Eis o Cordeiro de Deus”(Jo 1,36). Os dois foram atrás de Jesus e passaram a tarde com Jesus. Ficaram tão maravilhados que foram, imediatamente avisar os seus irmãos. André era irmão de Pedro e foi logo à procura do irmão e disse-lhe: “achamos o Messias”. Quando Jesus foi formar o seu discipulado, procurou-os primeiramente, e os mesmos, imediatamente, acolheram o chamado de Jesus.
Também nós hoje somos chamados a nos deixar tocar pelo chamado do Senhor. Deus constantemente nos chama através de sinais reais em nossa vida, quais sejam os apelos que chegam até nós: no sofrimento,  na dor, nossa e do nosso semelhante, nas necessidades não satisfeitas, na fome, na miséria, na violência, na falta de sentido da vida, na culpa, e em tudo que exige de nós uma resposta de amor. Porque somos chamados por Deus por amor, amor a nós e devemos também corresponder de forma amorosa. Entender os apelos de Deus através dos fatos de nossas realidade é um sinal de amor. Algumas vezes  somos negligentes,  e somos interpelados, quando nos deparamos com o sofrimento. A nossa consciência deve estar atenta para a realidade e aberta para o entendimento de que tudo que nos acontece é um bem, é o amor de Deus que está a nos chamar a atenção para nós mesmos.
O exemplo de André é um maravilhoso exemplo para nós, de uma pessoa que encontrou o Mestre e não guardou para si, foi comunicar ao irmão, e, por isso Cristo chega a nós hoje, porque alguém viu e foi avisar aos outros. No gesto de André está um exemplo de humano atento, que se coloca à espera da chegada de Deus, e O encontra.



Reflexão no formato de imagem:









Nenhum comentário:

Postar um comentário