Postagens populares

sábado, 1 de dezembro de 2012

Evangelho Lucas 21,34-36 - Salmo 94 - Apocalipse 22,1-7


Primeira leitura: Apocalipse 22,1-7
A mim, João, o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações. Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto.Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade. Então o anjo disse-me: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”. 

Salmo 94

— Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
— Na verdade, o Senhor é o grande Deus, o grande Rei, muito maior que os deuses todos. Tem nas mãos as profundezas dos abismos, e as alturas das montanhas lhe pertencem; o mar é dele, pois foi ele quem o fez, e a terra firme suas mãos a modelaram. 
— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.


Evangelho Lucas 21,34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.


Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”. 



Reflexão: O que dá sentido a nossa vida?
As palavras duras que Jesus  algumas vezes nos diz, é necessário que mergulhemos no sentido delas, porque são palavras preciosas para nos alertar  para o risco de nos perdermos se não construirmos nossa vida sobre Aquele que é único que pode nos salvar das armadilhas que o mundo nos apresenta, que pode nos tornar insensíveis aos apelos de Deus para a nossa conversão.
A advertência de Jesus é para não perdermos o ouro de nossa vida. Ele nos adverte a respeito do risco de perdermos a sensibilidade e não percebermos  o essencial que dá sentido a vida. Não só o excesso de comida e bebida nos deixa sonolentos e inativos, também as preocupações da vida nos torna fechados a percebermos a beleza da vida. A nossa vida é marcada por preocupações. Em nosso cotidiano vamos nos comprometendo cada vez mais e não encontramos tempo em nossa agenda para a oração, a meditação da palavra de Deus, a contemplação e, assim não vivemos a comunhão com Deus que pode nos dar a paz que precisamos, para enfrentarmos as dificuldades da vida com  serenidade e perceber o que Deus nos indica, o que é preciso mudar em nós para termos maior qualidade de vida, no exercício de uma maior espiritualidade.
 É preciso encontrar tempo em nossa agenda para nos reabastecer, na Fonte que fecunda nossa vida, desgastada por tantos afazeres e preocupações, e requalificar o ambiente em que vivemos para vivermos na força do amor do nosso Deus.



Reflexão no formato de Imagem;








Nenhum comentário:

Postar um comentário