Postagens populares

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Evangelho Mateus 9,27-31 - Isaías 29,17-24 - Salmo 26 — Ser Cego É Não Ter Olhos Para A Realidade

 Primeira leitura: Isaías 29,17-24


Assim fala o Senhor Deus: Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá de envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. 


Salmo 26
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!


Evangelho Mateus 9,27-31
Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” 
Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. 

Reflexão:  
Ser Cego é não ter Olhos para a Realidade

A maior cegueira que a humanidade vive é a incapacidade de ver claramente a realidade e perceber Deus através dos sinais que Ele faz acontecer. Os cegos, apesar de privados da vista, foram capazes de entender os sinais da presença do Messias entre eles, quando  clamaram a Jesus chamando-o de filho de Davi. Por sua fé foram curados e espalharam a notícia por toda a região. É impossível viver a experiência de cura em Deus e a guardarmos para nós. Porque Jesus pede para que ninguém saiba não sabemos, pois Ele, que conhecia o ser humanos por dentro, sabia que era impossível fazê-los calar diante de um fenômeno tão grandioso. É bem verdade que Deus tinha o Seu propósito e precisava cumpri-lo sem a interferência dos contrários que o combatiam e procuravam um meio de pegá-lo, portanto a propagação e sua fama poderia fazer com que a atenção voltassem  ainda mais para Ele e atrapalhasse seus planos. Mas eu penso que Jesus dizia para não propagar, com a única finalidade de protegê-los do assédio dos fariseus que sempre colocavam dificuldades e proibiam seus seguidores de seguir Jesus. No entanto, a realidade fala por si, e, por mais que se negue, não é possível negar a evidência.


Reflexão no formato de imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário