Postagens populares

terça-feira, 28 de maio de 2013

A Recompensa Prometida: O Cêntuplo - Evangelho Marcos 10,28-13 -








Evangelho (Marcos 10,28-31)

Naquele tempo, 10 28 Pedro disse a Jesus:
"Eis que deixamos tudo e te seguimos."
29 Respondeu-lhe Jesus:
30 “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,
30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

31 Muitos dos primeiros serão os últimos, e dos últimos serão os primeiros".


A Recompensa Prometida
Evangelho (Marcos 10,28-31)

Jesus quer nos passar o desapego às coisas como uma nova perspectiva das relações entre as pessoas, para que não nos tornemos insensíveis à carência do próximo.

Colocando Deus como o centro de nossa vida e a causa de nossa felicidade, passamos a cultivar em nós uma nova hierarquia de valores fazendo com que o ser humano seja aqui na terra, a razão de nossa afeição, como é a razão da afeição de Deus. Assim, os vínculos humanos se tornarão consistentes e se formará uma grande família onde todos se sentirão irmãos, irmãos, mães, pais, filhos e filhas. Mas, para que isso se concretize é preciso renunciar aos valores deste mundo e centrar a vida em Cristo.

O cêntuplo do qual Jesus fala é uma vida feliz, mas compartilhada. A solidariedade é um imperativo do Reino. A ruptura exigida pelo Reino, portanto, não é para deixar aquele que opta por seguir a Cristo na insegurança, porque ele fará parte de uma grande família onde se vive a solidariedade.

Porém, a recompensa terrena prometida por Jesus chega em meio a perseguições e dificuldades. Perseguições pela controvérsia dos valores do mundo com os valores do Reino, que o próprio seguidor encontrará resistência em si mesmo, para torná-lo uma realidade. Neste caso, devemos entender que o cêntuplo terreno ainda não é o bem definitivo a ser almejado. O Reino faz parte de um projeto que começa aqui na terra, cuja concretização se dá na vida eterna.

Mas nos alerta que devemos ser estáveis na fé, perseverantes para manter em nós essa expectativa do Reino aqui na terra e não corrermos o risco de torná-la em nossos corações o último dos nossos desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário