Postagens populares

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aumenta a Minha Fé - Evangelho Marcos 9, 14-29




Evangelho (Marcos 9,14-29)
Naquele tempo:
14 Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos,viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15 Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo.
16 Jesus perguntou aos discípulos:'O que discutis com eles?'
17Alguém da multidão respondeu: 'Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo.
18 Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica
completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram.'
19 Jesus disse: 'Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos?
Trazei aqui o menino.'
20 E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21 Jesus perguntou ao pai: 'Desde quando ele está assim?' O pai respondeu: 'Desde criança.
22 E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo.
Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.'
23 Jesus disse: 'Se podes!...Tudo é possível para quem tem fé.'
24 O pai do menino disse em alta voz: 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'
25 Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: 'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele.'
26 O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: 'Ele morreu!'
27 Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28 Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós:'Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?'
29 Jesus respondeu: 'Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.'

Reflexão:

AUMENTA A MINHA FÉ!

A mensagem desse Evangelho para nós é, que no execício de nossa fé, para gerar frutos e operar milagres, temos que ser mendicantes da presença de Deus. As curas prodigiosas, como as que aconteciam através de Jesus, só ocorrem  através da mediação humana, quando na pessoa uma certeza inabalável no poder recebido para realizar milagres e estar absolutamente convencido de estar a serviço do verdadeiro Senhor. O Espírito Santo se faz presente, através de oração constante, que é necessário, para não fraquejarmos na fé e podermos colher os benefícios dessa presença, a começar por nós mesmos.
Não é possível haver milagres onde não haja fé. Podemos perceber isso nos milagres que Jesus realizava, eram marcados pela fé de quem precisava ser atendido. Nesse episódio Jesus, antes conversa com o pai da criança e exige a postura de fé: “Tudo é possível para quem tem fé”, a qual o mesmo declarou de forma sincera, “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Esta declaração ficaria bem na boca dos discípulos e também hoje na nossa.
Na missão de Evangelizadores, e todos nós cristãos somos, quando a fé é pouca a missão fica comprometida. Jesus jamais se omite, quando solicitado, para reforçar a nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário