Postagens populares

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Não Ser Ocasião de Pecado - Evangelho Marcos 9,41-50





Evangelho (Marcos 9,41-50)

Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, 
mas como mensagem de Deus, o que ela é, 
em verdade! (1Ts2,13).

Naquele tempo, disse Jesus: 
"Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 

Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 
Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 
Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 
Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 
onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga. 
Porque todo homem será salgado pelo fogo. 
O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros.



Reflexão


NÃO SER OCASIÃO DE PECADO


Este Evangelho nos chama a uma atenção especial para o nosso comportamento diante das pessoas. Ele começa com a exaltação à caridade para com os filhos de Deus — todos são de Cristo, porque todos são filhos de Deus; e esse deve ser o que nos leva a fazer o bem a todos, indistintamente, todos são amados por Deus. Não são os nossos interesses que devem ser levados em conta, mas os interesses de Deus.

Devemos ser vigilantes para não ser ocasião de pecado para os “pequeninos” (aqueles que estão dando os primeiros passos na fé), estão em processo de amadurecimento na fé. O nosso exemplo deve ser motivo de ajudá-los a se elevarem e não retrocederem na fé.  Os nossos atos devem testemunhar a nossa adesão ao Reino de Deus e não uma negação que leve as pessoas a se afastarem.

O escândalo é irreparável e provoca nos outros, o desencantamento com tudo o que a pessoa professe. Qualquer atitude nossa que represente a queda na fé para alguém, como nos envolver em escândalos, sermos intolerantes e dar falso testemunho. O escândalo é muito mais do que o envolvimento sexual, dar escândalo significa ser ocasião de pecado para as outras pessoas, independentemente da natureza ou da forma do pecado.
Em todo o nosso proceder devemos ser comedidos, evitando os excessos, para não sermos mal exemplo para os outros.  
Acima de tudo, devemos conduzir a nossa vida com fidelidade a Jesus, isto é, completamente aliada a Cristo, à fé que professamos, para poder ser Suas testemunhas onde quer que estejamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário