Postagens populares

terça-feira, 14 de maio de 2013

O Ciclo do Amor - Evangelho João 15, 9-17




Evangelho (João 15,9-17)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 
11 E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 
15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes  mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos concederá. 
17 Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. 


O Ciclo do AMOR

O mandamento de Cristo é a prática do amor entre nós. Mas o amor do qual Ele fala é semelhante ao amor  Dele para conosco: amor-doação. Não nos pede a retribuição do amor que ele dedica a nós, pede-nos que amemos uns aos outros. Declara-se nosso amigo, mas exige uma condição para sermos amigos Dele: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.
Os amigos de Jesus não “ficam a ver navios”, numa expectativa de que a espera se torne uma realidade.  Porque o presente é a própria realidade e se carece de algo é só pedir ao Poderoso Pai em nome do amigo Jesus que lhes será concedido. Amigos de Jesus não tem tempo de ficarem numa expectativa infrutífera, porque é preciso movimentar-se, para gerar frutos, fazer o bem, ajudar a quem precisa e viver de amor. Os frutos devem permanecer para que se eternise e possibilite a transformação, porque de transitória é a vida na terra, mas a meta está além, no infinito eterno. É assim que se caminha com o amigo Jesus: caminhando, cantando, semeando, plantando, colhendo e distribuindo, sofrendo, mas feliz. É o ciclo do AMOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário