Postagens populares

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Lembrai as Maravilhas do Senhor - Gênesis 44,18-21.23-29; 45,1-5 e Salmo 104





A leitura do livro do Gênesis e esses trechos do Salmo 104 ou 105 (da tradução Hebraica), narram a história de José e nos mostram que Deus é providente e sempre vem em socorro daqueles que o amam. Ele usa de todos os meios naturais criados por Ele mesmo e faz acontecer a sua vontade para o bem de todos. De nossas escolhas erradas ele faz surgir um bem, mesmo que para isso seja necessário mover céus e terra, ele sempre nos busca nos escombros de nós mesmos e nos chama para nos possibilitar nos redimir.


Livro do Gênesis 44,18-21.23-29; 45,1-5

Naqueles dias, 44 18 então Judá adiantou-se e disse a José: “Rogo-te, meu senhor, que permitas ao teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como o próprio faraó.
19 Meu senhor havia perguntado aos seus servos: ´Tendes ainda vosso pai? Tendes um irmão?´
20 E nós havíamos respondido ao meu senhor que tínhamos um velho pai e um irmãozinho, filho de sua velhice, do qual o irmão havia morrido; e que, como ele foi deixado o único de sua mãe, seu pai o amava.
21 Disseste aos teus servos: ´Trazei-o para junto de mim, a fim de que o veja com meus olhos´.
23 E disseste aos teus servos: ´Se vosso irmãozinho não vier convosco, não sereis admitidos na minha presença
24 Quando voltamos para a casa do teu servo, nosso pai, referimos-lhe as palavras do meu senhor.
25 E, quando nosso pai nos mandou voltar para comprar alguns víveres,
26 respondemos-lhe: ´Não podemos descer. Mas, se nosso irmão mais novo nos acompanhar, fá-lo-emos, pois que não seremos admitidos na presença do governador, se nosso irmão não for conosco´.
27 Teu servo, nosso pai, nos replicou: ´Sabeis que minha mulher me deu dois filhos.
28 Um desapareceu de minha casa´, e eu disse: Certamente foi devorado. E não mais o revi até hoje.
29 Se me tirais ainda este, e lhe acontecer alguma desgraça, fareis descer os meus cabelos brancos à habitação dos mortos, sob o peso da dor´".
45 1 Então José, já não se podendo conter diante de todos os assistentes, exclamou: “Fazei sair todo o mundo.” Desse modo, ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer aos seus irmãos.
2 Pôs-se a chorar tão alto que os egípcios da casa do faraó o ouviram.
3 E disse aos seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai vive ainda?” Mas não lhe puderam responder, porque estavam pasmados de se encontrar diante dele.
4 “Aproximai-vos”, disse-lhes ele; e eles aproximaram-se. E ele disse-lhes: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito.
5 Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me ter vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário