Postagens populares

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MEU SENHOR E MEU DEUS! - Evangelho João 20,24-29





Evangelho João 20,24-29

24
 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor”. Mas ele replicou-lhes: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!”
26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!”
27 Depois disse a Tomé: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”.
28 Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”
29 Disse-lhe Jesus: “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!” 





Comentário ao Evangelho:


MEU SENHOR E MEU DEUS!

Jesus, quando escolheu os seus discípulos, sabia das fraquezas de cada um. Não lhe passou despercebido a dificuldade de Tomé para crer sem provas palpáveis. Isto aconteceu para que nós próprios pudéssemos ser curados de nossas incredulidades a respeito da Fé em Deus. Para que as gerações futuras pudessem se beneficiar da fé sem que precisasse de provas materiais.

A Fé subentende uma certeza incontestável. Não é necessário ver para crer, pois não paira dúvida quando existe a certeza.  Por isso a Fé leva-nos a confiar e esperar. A Fé em Cristo começa a partir de um ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO, o qual vai se ampliando com a experiência na vida, experiência que cresce à medida de nossa boa vontade em corresponder aos propósitos de Deus em nossa vida. Mas a experiência inicial sempre começa numa comunidade de Igreja, no testemunho de pessoas, no desejo de viver a Fé na própria vida, mas é antes de tudo um dom de Deus, que dá a todos sem distinção. Um Dom de Deus para a nossa vida se tornar mais leve e ter um sentido, um significado expressivo vivificante, pois sempre nos reanima a nos impulsiona a recomeçar para não ficarmos à mercê das instabilidades a que estamos sujeitos no mundo.

A Fé atinge o seu ápice quando há entrega absoluta em Deus, porque a verdadeira fé supõe o abandono em Deus, a consciência pura de que Deus cuida, sem que para isso tenhamos a necessidade de provas. É este fato que torna a pessoa de fé uma Bem-Aventurada. A consciência de que somos conduzidos pela fé nos torna pessoas livres, leves e tranquilas diante dos problemas sejam eles quais forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário