Postagens populares

terça-feira, 2 de julho de 2013

Os Crimes de Sodoma e Gomorra - Gênesis 18/19



Os Crimes de Sodoma e Gomorra




Se lermos este texto bíblico com bastante atenção 
podemos entender porque a Igreja de Cristo 
não pode concordar com o sexo desenfreado 
(sexo apenas por prazer e não para procriar),
isto inclui o homossexualismo.

Gênesis 18

O SENHOR disse a Abraão:
– Há terríveis acusações contra Sodoma e Gomorra, e o pecado dos seus moradores é muito grave.
Então, o Senhor avisou a Abraão que destruiria Sodoma e Gomorra, por causa dos seus grandes pecados. Abraão travou um diálogo com Deus tentanto interceder pela cidade, para ver se poderia salvá-la da destruição, se lá encontrasse cinquenta pessoas corretas, quarenta, quarenta e cinco, quarenta, trinta, vinte e, por fim dez pessoas íntegras. (Gênesis 18, 24, 28,29,30,31,32).


E Deus respondeu que se encontrasse tais pessoas não destruiria a cidade. Porém, não encontrou. Então Abraão intercedeu por seu sobrinho Ló que lá morava com sua família. Dois anjos foram enviados para Sodoma para tirar Ló e sua família de lá.






Gênesis 19 1-29
Estava anoitecendo quando os dois anjos chegaram a Sodoma. Ló estava sentado perto do portão de entrada da cidade. Quando viu os anjos, levantou-se e foi recebê-los. Ajoelhou-se, encostou o rosto no chão
2 e disse: – Senhores, estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali. Depois se levantarão bem cedo e continuarão a sua viagem. Eles disseram: – Não; nós vamos passar a noite na praça.
Mas Ló insistiu tanto, que eles aceitaram e foram com ele para a sua casa. Ló mandou preparar um bom jantar e assar pães sem fermento. E os visitantes jantaram.
4 Mas, antes que eles fossem dormir, todos os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, cercaram a casa.
Eles chamaram Ló e perguntaram: – Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles.
Ló saiu para falar com os homens. Ele fechou bem a porta
7 e disse: – Por favor, meus amigos, não cometam esse crime!
8 Prestem atenção! Tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las aqui fora para vocês. Façam com elas o que quiserem. Porém não façam nada com esses homens, pois são meus hóspedes, e eu tenho o dever de protegê-los.
Mas eles responderam: – Saia da nossa frente! E diziam uns aos outros: – Esse homem é estrangeiro e quer mandar em nós! Depois, virando-se para Ló, disseram: – Pois agora vamos fazer com você pior ainda do que íamos fazer com os seus hóspedes. Os homens de Sodoma se atiraram contra Ló e chegaram perto da porta para arrombá-la.
10 Mas os visitantes pegaram Ló, e o puxaram para dentro da casa, e fecharam a porta.
11 Em seguida eles fizeram que os homens, tanto os moços como os velhos, que estavam do lado de fora, ficassem cegos; e assim não conseguiram encontrar a porta.
12 Então os visitantes disseram a Ló: – Tem mais gente sua aqui? Pegue os seus filhos, as suas filhas, os seus genros e outros parentes que você tiver na cidade e tire todos daqui,
13 pois nós vamos destruir este lugar. O SENHOR Deus tem ouvido as terríveis acusações que há contra essa gente e por isso nos mandou para destruirmos Sodoma.
14 Então Ló saiu e foi falar com os homens que iam casar com as suas filhas. Ele disse: – Arrumem-se depressa e saiam daqui porque o SENHOR vai destruir a cidade! Mas eles pensaram que Ló estivesse brincando.
15 De madrugada, os anjos insistiram com Ló, dizendo: – Arrume-se depressa, pegue a sua mulher e as suas duas filhas e saia daqui, para que vocês não morram quando a cidade for destruída.

16 E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o SENHOR teve compaixão de Ló.
17 Então um dos anjos disse a Ló: – Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.
18 Mas Ló respondeu: – Senhor, não me obrigue a fazer isso, por favor!
19 O senhor me fez um grande favor e teve pena de mim, salvando a minha vida. Mas a montanha fica muito longe daqui, e a destruição vai me alcançar e acabar comigo antes que eu chegue lá.
20 Está vendo aquela cidadezinha ali? Ela fica perto. Deixe que eu fuja para lá a fim de salvar a minha vida. Veja que é uma cidade bem pequena.
21 Então o anjo disse: – Está bem; concordo. Eu não destruirei aquela cidade.
22 Agora vá depressa, pois eu não poderei fazer nada enquanto você não chegar lá. Ló tinha dito que a cidade era bem pequena, e por isso ela recebeu o nome de Zoar.
23 Ló chegou a Zoar depois que o sol já havia saído.
24 De repente, lá do céu, o SENHOR Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
25 Ele destruiu essas duas cidades, e também todo o vale e os seus moradores, e acabou com todas as plantas e árvores daquela região.
26 E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.
27 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e foi até o lugar onde havia falado com Deus, o SENHOR.
28 Abraão olhou na direção de Sodoma, de Gomorra e de todo o vale e viu que da terra subia fumaça, como se fosse a fumaça de uma grande fornalha.
29 Foi assim que Deus destruiu as cidades do vale. Mas ele pensou em Abraão e fez com que Ló escapasse da destruição da cidade onde havia morado.


 E a História continua

Nos versículos seguintes, no Capítulo 19, vamos ver que Lo foi habitar nas montanhas em uma caverna com as filhas. O tempo estava passando e não havia nenhum homem com quem as filhas pudessem se casar para ter filhos e manter a geração da família, e o pai estava ficando velho. Então elas decidiram embriagar o pai com vinho e ter relações sexuais com ele para que pudessem conseguir a continuidade da família. Assim, as duas tiveram filhos de uma relação incestuosa com o pai.  

A mais velha deu nome ao  filho de Moabe (que significa “do meu pai”), e gerou um povo: Moabitas Originalmente eles habitavam o país entre o rio Arnon e o Zered, à leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C.,. Depois estenderam seu reino para o norte, na região que mais tarde seria chamada de Moabe (Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia).

A mais nova deu nome ao filho de Ben-Ami (que  significa “filho do meu povo”.  Através deste nome sua mãe expressou o fato de que seu pai e mãe eram do mesmo núcleo familiar), e gerou um povo: Amonitas, que ocuparam uma área ao leste do Rio Jordão, de Gileade e do mar morto, cuja cidade principal do país foi Rabá, ou Rabá Amom, localidade da moderna cidade de Amã, capital da Jordânia.

Tanto os moabitas quanto os amonitas, embora primos dos israelitas, sempre viveram em conflito com estes. Durante o Êxodo, os israelitas foram proibidos pelos amonitas de passarem por suas terras. No livro de Juízes, os amonitas se uniram com Eglon, rei dos moabitas, contra Israel. Ataques feitos pelos amonitas nas comunidades israelitas do leste do Jordão foi o impulso atrás da unificação das tribos sob o comando de Saul.

Embora historicamente descartável, esse mito de fundação deixa claro que os israelitas intuíam uma origem comum para ambos os povos, contudo, justificavam o ódio e os massacres que imputavam aos inimigos com a tese de que tanto os amonitas quanto os moabitas são frutos impuros de um incesto, devendo como tal, ser exterminados.



Porém, o mistério de Deus é mesmo insondável e prova-nos que o preconceito não faz parte dos seus desígnios. Existe uma moabita que tem seu nome como título de um Livro da Bíblia, Rute. Ela casou-se com Boaz (israelita)  e  tiveram um filho, Obed, pai de Jessé, pai de Davi. Portanto, faz parte da genealogia de Jesus o que mostra que mesmo os moabitas terem sido gerados de um pecado grave, o incesto, Deus por sua graça e misericórdia permitiu que uma mulher moabita fizesse parte da genealogia de seu filho Jesus.
Geovani


Imagens de lugares nas proximidades do Mar Morto, onde se localizava as cidades de Sodoma e Gomorra e Zoar:
















Sites pesquisados:










Nenhum comentário:

Postar um comentário