Postagens populares

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A Família de Jesus



Evangelho (Lucas 8,19-21)

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)


Naquele tempo, 8 19 a mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão.
20 Foi-lhe avisado: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te”.
21 Ele lhes disse
“Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”.





A Família de Jesus

Para entendermos a atitude de Jesus, bem como o significado da sua família e de nossa irmandade a Ele observemos as atitudes Dele na Cruz, instantes antes de sua morte:

25 
 Junto à Cruz de tortura de Jesus estavam a sua mãe e a irmã de sua mãe; Maria, esposa de Cléofas, e Maria Madalena. 
26  Vendo Jesus sua mãe e o discípulo a quem amava parados ali, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” 27  A seguir disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” E daquela hora em diante, o discípulo levou-a para o seu próprio lar (João 19, 25-27).



O que aprendemos destas expressões de preocupação durante as últimas horas da vida de Jesus? Porque Jesus deixou a mãe sob a responsabilidade de seu discípulo João?

Percebemos, primeiramente, a atitude de responsabilidade familiar de Jesus o Filho de Maria, levando-nos a crer, sem a menor sombra de dúvida de que era o único filho.  Tudo sugere que José, o pai adotivo  já havia morrido e Jesus era responsável pela mãe, especialmente envolvido em assegurar seu bem-estar. Assim, o cuidado de Maria cairia sobre o filho Jesus, um filho exemplar desde sua infância (como afirma Lucas 2,51-52), e mostrou esta preocupação até suas últimas horas. Estas atitudes de Jesus refletem o amor que Jesus mostrou na cruz quando providenciou para o cuidado da sua mãe. Jesus é o Filho de Deus (Lucas 1,35), mas naquelas palavras na cruz, ele também se mostrou um filho exemplar no seu cuidado de Maria, a mulher abençoada por Deus com o grande privilégio de trazer ao  mundo e criar o Filho de Deus, o nosso Salvador.

Mas, na atitude de passar a João, o discípulo mais jovem a responsabilidade sobre a sua mãe está também configurada a família que Jesus adota a partir do seguimento a Ele que são todos aqueles que fazem a vontade de Seu Pai (Deus) que está no céu. Estas palavras estão tanto em Lucas 8,21, quando em Mateus 12,50.

Assim, Maria desde então, passa a ser a mãe espiritual de todos os que o seguirão, pertencendo todos à mesma família espiritual, cujo filho primogênito é Jesus e Deus o Pai. Porém na atitude de Jesus está também o Seu exemplo para a nossa vida, de sermos os responsáveis pelos nossos pais, e ainda configura a nossa responsabilidade sobre aqueles que não têm ninguém consanguíneo para o seu cuidado, os quais devemos, a exemplo de João, zelar por eles na falta dos filhos, pois pertencemos à grande família de Jesus, como filhos de Deus.  As palavras e atitudes e Jesus são para serem observadas, senão não podemos pertencer à sua família e tampouco chamá-Lo de Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário