Postagens populares

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PAPAI NOEL OU PAPAI DO CÉU?


Papai Noel e o Natal do Menino Jesus - A falsidade toma o lugar da Verdade

Quando eu era criança sempre ligava a pessoa do “papai Noel” a “Papai do Céu”, por que minha mãe me ensinou em sua simplicidade, que o papai Noel era uma comparação que o povo fazia do bom velhinho com o Papai do Céu, que é o Papai do menino Jesus.

Porém à medida que os anos avançam podemos perceber o quanto está distante esta comparação. A insistência da mídia em colocar a patética figura do papai Noel como o centro das atenções tem objetivos bem definidos, que é movimentar o comércio, impondo as vendas nesta época. E aproveitam o momento para nos impor coisas supérfluas e caras com a justificativa de que são necessárias.

Como os brasileiros infelizmente gostam de importar tudo importaram também o pai Noel-comercial, da Europa e dos Estados Unidos, e até a roupa do papai Noel que era retratada originalmente em trajes de bispo foi mudada aos moldes de hoje em dia, imagem que se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.

E como se não bastasse os brasileiros importaram também os costumes dessas regiões: neve, trenós (em pleno verão), chocolates, castanhas alimentos calóricos que em nada combinam com nosso clima tropical; e a famosa ceia de Natal. Há pessoas que servem de tudo na ceia, bacalhau, peru, leitoa assada etc. como se fosse servir a um batalhão. Sem contar a influência da Europa, Estados Unidos e Canadá com o bacalhau, o peru, chester, tender, etc., são imposições culturais as quais estão embutidos interesses comerciais incutindo o hábito no povo.


A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

E as pessoas vão ficando cada vez mais distantes da verdade até sobre as origens do papai Noel, o generoso Nicolau, que ajudava os pobres. São Nicolau acabou se transformando em santo, devido à sua vida santa e relatos de milagres atribuídos à interseção dele depois de sua morte. Foi padre (natural de Mira, Turquia, 280 d.C) perseguido e encarcerado pelo Império Romano de Diocleciano, por recusar-se a negar a sua fé em Jesus Cristo. Sofreu oposição até entre o próprio clero da Igreja, mas não se deu por vencido e permaneceu atuante, prestando auxílio a crianças e aos pobres e necessitados por onde passava. Nicolau era conhecido como Bispo de Mira, também como São Nicolau de Bari (Itália), é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.

Eu me pergunto, quando é que acordaremos destes sonhos supérfluos impostos, para uma realidade que vá de encontro ao que nos interessa verdadeiramente, ao que interessa à pessoa e não a um sistema econômico? Sim, porque se aprofundarmos no interesse da pessoa chegaremos a Deus que colocou na pessoa o Seu centro de amor e atenção. Tanto é verdade, que Ele mesmo resolveu vir ao homem, na figura de um menino, um bebê, um GENE DE DEUS, plasmado e desenvolvido dentro do ventre de uma mãe, que mesmo em sua pobreza demonstrou a maior riqueza, de uma disponibilidade e amor incomensurável pela humanidade. 


O Natal é DELE, do Menino Jesus, o Filho de Deus. O Deus que nos ama desde sempre e não se contenta em apenas amar-nos à distância, vem até nós, nos assume e nos abraça com um coração, igual ao nosso, através do Deus Menino, que se tornou um de nós para nos mostrar que o Seu poder é completamente para servir à nós, suas criaturas.


 A ELE toda honra louvor e glória. A nós, colocar em nosso lugar e devotar-LHE  um pouquinho de amor pelo menos, em troca do grande amor que recebemos. Isto já é o suficiente para o nosso Natal ser o mais feliz possível.


Deixo aqui o poema de Laura Reis divulgado no YouTube e o link do vídeo para quem deseja conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=qfoLAzW4m7w

É Natal
É tempo de paz
Nosso Deus, pequenino se faz
Lá no céu, anjos cantam também
Um menino nasceu em Belém
Noite de paz - Noite de luz
Nasceu na terra o menino Jesus
Na pobreza, nasce O Rei
Deus menino, Pobre se fez
Com Maria e com José
Santa Família, de Nazaré
Noite de paz - Noite de luz
Nasceu na terra o menino Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário