Postagens populares

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Êxodo 11,10-12,14 - Salmo 115 - Evangelho Mateus 12, 1-8 - Reflexão sobre os textos bíblicos


 

Este episódio aconteceu em torno de 1.444 a.C. e é considerado a primeira páscoa judaica, a páscoa da libertação do povo hebreu do Egito, que, em vista do castigo de Deus sobre o Faraó, e temendo a ira divina libertou o povo de Israel.
Como recordação dessa liberação, e do castigo de Deus sobre o Faraó, foi instituído para todas as gerações o sacrifício da Páscoa.
A cada geração, cada judeu deve se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito. Pois está escrito: "Você deverá contar aos seus filhos, neste dia, "Deus fez estes milagres para mim, quando eu saí do Egito..."
Na Nova Aliança, o Sangue do Cordeiro é do próprio Deus que se oferece em sacrifício. O Filho de Deus, Jesus Cristo (Terceira Pessoa da Santíssima Trindade) veio, não só para libertar o povo de Israel, mas todos os povos da terra. Portanto não foi suprimida a Páscoa, como disse Jesus, Ele não veio para anular a Lei, mas aperfeiçoá-la. A Páscoa cristã é a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Ressurreição de Jesus Cristo é o ponto máximo do poder de Deus e do Seu Amor à humanidade, na pessoa de cada um humano. O único objetivo da Ressurreição de Cristo é o homem. Jesus poderia ressuscitar e permanecer junto do Pai, sem se manifestar, mas aí o homem ficaria perdido e não lutaria para salvar-se e poder usufruir da eternidade. O plano de Deus é salvar o homem, mostrando com palavras e ações que fará cumprir as suas promessas como as fez em Jesus.
 




 
 

As autoridades judaicas, na época de Jesus estavam mais centradas na Lei e na sua observância do que, propriamente no homem e suas necessidades. E mais uma vez Jesus mostra a supremacia do homem sobre a Lei. A Lei é para servir ao homem e conduzi-lo a Deus e encerra por aí. Jesus deixou claro que a Lei do Amor é o meio único de se chegar a Deus, resumindo a lei mosaica em dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Semelhante, nosso irmão.
Quanto à observância do Sábado: a Antiga Lei, embora ela coloque o sábado como Dia do Senhor, esta Lei estava em curso, mas que teria o seu cumprimento em Cristo, na Nova Aliança. Além do mais, no Novo Testamento não há ordenamento nenhum para que a igreja de Jesus Cristo a guarde.
Fundamentos bíblicos porque os cristãos não guardam o Sábado: o Sábado fazia parte da Lei e esta foi toda cumprida em Cristo. Aqui estão as citações bíblicas a este respeito para quem deseja conhecer e aprofundar:
  • 2 Coríntios 3,7-14 /Efésios 2,15/Colossenses 2,16-17/ Romanos 14,5/ Gálatas 4,9-11 Jeremias 31,31/ Mateus 26, 28 /2 Coríntios 3,6 / Hebreus (8, 8), (9,15), (12,24).
Fundamentos bíblicos para celebrar o Dia do Senhor no Domingo: Foi no Domingo que Jesus ressuscitou; no primeiro dia da semana era o dia em que o Senhor Jesus aparecia aos discípulos reunidos; no primeiro dia da semana o Espírito Santo desceu maravilhosamente sobre os discípulos e Maria que estavam reunidos no Cenáculo (Pentecostes); era no primeiro dia da semana que os cristãos se reuniam para celebrar a Ceia do Senhor.

Aqui estão as citações bíblicas a este respeito:
  • (Marcos 16,9 / Mateus 28s / Lucas 24s / João 20s / Atos 2,1-4/Atos 20,7/ 1 Coríntios 16,2 / Apocalipse 1,10).

Nos dias atuais,  aqueles que não querem crer continuam com as suas justificativas para condenar os cristãos católicos e evangélicos que consideram o Domingo como o Dia do Senhor.
 
Contudo, as aparições de Nossa Senhora tem esclarecidos muitos pontos divergentes entre os cristãos e um deles é a respeito do Domingo, como o Dia do Senhor, e não só Maria, mas o Próprio Jesus deixa claro e ainda condena aqueles que não guardam o Domingo e  nem participa das Missas e da Eucaristia no Domingo, ao contrário neste dia fazem negócios ilícitos e reprováveis a Deus como comerciar nesse dia e outras coisas... Segundo Jesus em suas manifestações junto com a Mãe Maria, o Domingo é o Dia do Senhor e nesse dia devemos assistir às Missas, participar da Eucaristia e fazer caridade. É o Senhor guiando a Sua Igreja em toda a história. O Espírito Santo foi e sempre será o Legislador e o orientador da Igreja de Cristo, por isso é importante conhecermos as encíclicas papais e lermos o Catecismo da Igreja Católica, sempre citado nas aparições de Maria. Maria pede-nos para rezarmos e lermos a Palavra de Deus em profundidade e estudarmos o Catecismo da Igreja Católica, para nos orientar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário