Postagens populares

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

LITURGIA (Leitura: Romanos 6,19-23 - SALMO 1 - Evangelho: Lucas 12,49-53)


Leitura: CARTA DE PAULO AOS ROMANOS 6,19-23

 
 
Salmo Responsorial: SALMO 1
 
 
 



EVANGELHO: Lucas 12,49-53

 
 

Comentário ao Evangelho

Jesus se encarnou e veio morar na terra dos homens, junto aos homens, se revestiu de homem, mas na Sua natureza Divina. Só um homem com essas características poderia purificar a natureza do homem. Remir a sua natureza tão corrompida pelo pecado, para que ele pudesse usar a sua liberdade de forma que ela pudesse contribuir para a elevação da sua humanidade para, então poder estar diante de Deus. Por isso Jesus fala sobre o “fogo” que Ele veio lançar sobre a terra, o fogo que consome as impurezas que o pecado faz ao homem. Jesus tem a força de purificar o mundo da impureza do egoísmo e do pecado, permitindo que a graça e a salvação brilhem em todo seu esplendor.
A divisão da qual Jesus fala refere-se ao bem e mal que condicionam os corações. A salvação que é o bem traz em si a vida porque leva à vida eterna; e a morte que é consequência do mal, do pecado impede a vida, porque em pecado não se tem acesso à vida eterna com Deus.
O batismo o qual Jesus deve ser batizado é a experiência de oferta amorosa radical, em obediência ao Pai, que Ele iria viver para salvação da humanidade.
Há muitos falsos profetas disseminando a confusão e as pessoas se lançam em diversas direções em busca do que acha ser o melhor para si, por isso a tensão se estabelece nas famílias entre irmãos, amigos, comunidade... Mas a tensão é necessária para que se reflita sobre a verdade que satisfaz o homem, a verdade cujo centro é o próprio Cristo, o único capaz de conduzir o homem à plena amizade com Deus.
Cristo desmistifica a ideia de um Deus mágico, extremamente misericordioso que tem o poder de salvar o homem apenas pela fé ou pelas obras. Deus tem o poder sim, sobre tudo, mas a salvação implica em passar pelo batismo que Jesus passou: o combate contra o mal, a dor, a humilhação, o sofrimento e a morte, tudo isto em obediência a Deus, por amor, para então ressuscitar para a vida eterna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário