Postagens populares

quarta-feira, 27 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA E REFLEXÃO: 1ª Leitura - At 15,1-6 - SALMO 121/122 - Evangelho - Jo 15,1-8


4ª-feira da 5ª Semana da Páscoa






Comentário ao Evangelho:

"Eu sou a videira"

Jesus se compara à árvore da vida (videira), que o Pai fez nascer e a mantém, para gerar frutos que verdadeiramente alimentam o corpo e o espírito daqueles que tem comunhão com Ele, o Filho. O fruto o qual Jesus fala é percebido através do AMOR, da BONDADE e da JUSTIÇA, que é a própria manifestação de Deus através do homem JESUS, QUE FOI GERADO POR DEUS POR UM AMOR SEM MEDIDA às suas criaturas, para que elas além de serem salvas em suas essências, tivessem um modelo a seguir, que as levassem de volta a Ele, o Pai.

Daí a necessidade de se estar em comunhão com Jesus e permanecer nesta comunhão, sem a qual não se pode caminhar com segurança à casa do Pai. O permanecer em Cristo vai permitir que mais frutos surjam e se reproduzam. E nesta sintonia com Cristo acontecem graças e mais graças na vida do seguidor, na medida em que as suas solicitações e necessidades são atendidas. E é exatamente nos frutos de amor que o seguidor de Cristo produz e colhe em si as graças de Deus, que o Pai é glorificado. Portanto, a glorificação de Deus não é algo sentimental, com manifestações extremadas, como em gestos humanos Deus é louvado. Deus é glorificado nas graças e milagres que acontecem na vida de quem está em sintonia com Jesus, e age nesta sintonia AMANDO os outros nos moldes de Jesus, usando de misericórdia para com os outros, exercendo o perdão, amando-os e doando-se incansavelmente sem murmurações e sem esperar ganhos pessoais, apenas respondendo pessoalmente ao amor de Deus por si. O ser humano precisa que Deus seja glorificado por sua vida, senão a sua vida é um "nada", estéril e sem sentido. E Deus se gloria quando se alegra por nós e nos concede mais e mais dons e graças...

O permanecer em Cristo supõe um ato da vontade humana, com a ajuda do Espírito Santo presente, que é a força divina indispensável para conduzir o humano a Deus, sem a qual não se consegue fazer frente às solicitações do maligno e manter-se fiel nesta empreitada em direção ao destino final. Não é possível aproximar-se de Deus estando em conformidade com as solicitações do mundo que são muitas e roubam o tempo que deve ser dedicado a Deus através da oração, indispensável quando se quer ter uma comunicação com Deus que é espírito e é necessário elevar-se em espírito para chegar-se a Ele.

Jesus fala também da intervenção de Deus na vida do homem, para o seu aperfeiçoamento como ser humano e ser espiritual. Cortar não é eliminar aquele que não dá frutos é retirá-lo do meio como forma de discipliná-lo. Se o pecado provoca em nós o afastamento de Deus, Ele deixa-nos por uns tempos entregues em nossas próprias escolhas e, evidentemente que vamos colher os frutos de nossas escolhas, ou seja colheremos o sofrimento para que nos elevemos e voltemos a Ele, para retomar o nosso lugar junto Dele. A disciplina é um ato doloroso, mas um ato de amor. A disciplina não é agradável nem para o filho, nem para o Pai, mas a disciplina é a demonstração de um amor responsável. A disciplina é o método de Deus para nos tirar da esterilidade.

A disciplina tem a ver com o pecado e a poda tem a ver com a nossa vida. A disciplina é para nos corrigir e nos trazer de volta para o caminho; a poda é para sermos mais produtivos. Deus nos disciplina quando estamos fazendo algo errado; Deus nos poda quando estamos fazendo algo certo. Deus nos disciplina para darmos fruto; ele nos poda para darmos mais frutos. Na disciplina o que precisa ser retirado é o pecado; na poda o que precisa ser retirado é o "eu". A disciplina termina quando nos arrependemos do pecado; a poda só termina quando Deus concluir o Seu projeto de salvação destinado a cada pessoa.

O desafio, de permanecer em Cristo é passar do dever para um relacionamento vivo com a Trindade Santa. E Jesus diz que o segredo de uma vida abundante é permanecer Nele que é o tronco, que fornece a seiva que permite ao galho frutificar em vida, em força, em beleza e em fertilidade. Porque Cristo é a fonte de onde emana todo o bem, sem a qual nós não podemos nos elevar: “Sem mim, nada podeis fazer”... e Paulo nos comunica esta experiência, quando diz: “Tudo posso em Jesus, Aquele que me fortalece”.  

Permanecer em Jesus é ligar-se a Ele intimamente, num relacionamento amoroso e desejado, dedicando-se mais tempo a oração e à meditação da Palavra... As pessoas no mundo inteiro se levantam mais cedo para ganhar dinheiro... mas todas as pessoas que tiveram uma intimidade maior com Deus levantavam-se mais cedo para orar. O Dia do Senhor, o domingo deve ser consagrado por direito a Ele, para fazer o que agrada a Ele, não a TV, o futebol e outras diversões que não tem nada a ver com Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário