Postagens populares

quarta-feira, 25 de maio de 2016

A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE: 4ª-feira da 8ª Semana Tempo Comum


Primeira Leitura: 1Pedro 1,18-25

Sabeis que fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo,
como de um cordeiro sem mancha nem defeito.


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 1,18-25

Caríssimos:

18Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio  de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro,

19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.

20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós.

21Por ele é que alcançastes a fé em Deus.

Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.
22Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento.
Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor.
23Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.
24Com efeito, 'toda carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou-se a erva, cai a sua flor.
25Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.'
Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada no Evangelho.
Palavra do Senhor. 


Amar como Deus quer que amemos

O Apóstolo Pedro apela aos cristãos para a autenticidade no amor, lembrando que foi por um amor incomparável às coisas perecíveis que Jesus doou o seu precioso sangue por cada um de nós. E que devemos confirmar em nossas vidas o esforço de Jesus em nos purificar de nossos pecados passados, devendo nós escolhermos nos manter puros e ser fraternos uns com os outros, agindo com amor e sem fingimento para com todos.

Ele afirma que a Palavra anunciada no Evangelho atesta a verdade do amor de Deus por nós e confirma a permanência de Deus entre nós, permanência que vai além da vida aqui na terra. E que esta forma de Deus proceder conosco é para que gerar em nós semente de nova vida incorruptível, isto é vida de pureza de sentimentos como reflexo da Palavra que é o próprio Deus, imperecível e imutável.


Salmo Responsorial 147



Evangelho (Marcos 10,32-45)

“...todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo”


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, 10 32 estavam a caminho de Jerusalém e Jesus ia adiante deles. Estavam perturbados e o seguiam com medo. E tomando novamente a si os Doze, começou a predizer-lhes as coisas que lhe haviam de acontecer:
33 "Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e entregá-lo-ão aos gentios.
34 Escarnecerão dele, cuspirão nele, açoitá-lo-ão, e hão de matá-lo; mas ao terceiro dia ele ressurgirá.
35 Aproximaram-se de; Jesus Tiago e João, filhos de Zebedeu, e disseram-lhe: "Mestre, queremos que nos concedas tudo o que te pedirmos."
36 "Que quereis que vos faça?"
37 "Concede-nos que nos sentemos na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda."
38 "Não sabeis o que pedis, retorquiu Jesus. Podeis vós beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado?"
39 "Podemos", asseguraram eles. Jesus prosseguiu: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados no batismo em que eu devo ser batizado.
40 Mas, quanto ao assentardes à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim: o lugar compete àqueles a quem está destinado."
41 Ouvindo isto, os outros dez começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42 Jesus chamou-os e deu-lhes esta lição: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus intendentes exercem poder sobre elas.
43 Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo;
44 e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja servo de todos.
45 Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos."
Palavra da Salvação.


Quem é o  Maior?

O Evangelho mostra Jesus anunciando o mistério da cruz, mas os discípulos estão mais interessados na participação na Sua glória. E Jesus esclarece que a Sua glória consiste, em servir como Servo sofredor, desprovido de grandezas humanas, mas revestido da glória concedida pelo Pai ao Filho fiel.

Assistimos nos nossos dias muitas pessoas exaltando o amor de Deus, cantando os seus louvores, mas sem o menor compromisso em seguir Jesus na radicalidade, sendo os seus imitadores no serviço aos necessitados. Todos querem ser os maiores, mas poucos estão dispostos a servir.


Neste texto do Evangelho Jesus coloca em confronto a hierarquia de poder na terra e no céu. Há diferenças fundamentais entre as duas que devemos observar para pertencermos ao Reino do céu. Enquanto estamos habituados a ver como poderosos aqueles que se servem dos outros, e mandam nos outros, Jesus apela para a igualdade e a fraternidade entre todos. E, para se fazer entendido claramente diz que, para ser o maior diante de Deus tem que ser o menor aqui na terra. O menor aqui é aquele que serve como um escravo, mas para Deus ele é o maior em Seu Reino porque serve sem pensar em si, mas no outro ou outros a quem serve. Jesus conclui o discurso lembrando do Seu próprio exemplo, que veio ao mundo, não para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário