Postagens populares

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A PALAVRA DE DEUS: Dia 22 de Junho (Quarta-feira) -12ª Semana Do Tempo Comum



Leitura (2 Reis 22,8-13; 23,1-3) 

O rei leu diante do povo o conteúdo do livro
da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor;
e concluiu a aliança diante do Senhor.

Leitura do segundo livro dos Reis.
22 8 O sumo sacerdote Helcias disse ao escriba Safã: “Encontrei no templo do Senhor o livro da Lei”. Helcias deu esse livro a Safã,
9 o qual, depois de tê-lo lido, voltou ao rei e prestou-lhe contas da missão que lhe fora confiada: “Teus servos juntaram o dinheiro que se encontrava no templo e entregaram-no aos encarregados do templo do Senhor”.
10 O escriba Safã disse ainda ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”.
11 E leu-o em presença do rei. Quando o rei ouviu a leitura do livro da Lei, rasgou as vestes,
12 e ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicão, filho de Safã, a Acobor, filho de Mica, ao escriba Safã e ao seu oficial Azarias, o seguinte:
13 “Ide e consultai o Senhor de minha parte, da parte do povo e de todo o Judá, acerca do conteúdo deste livro que acaba de ser descoberto. A cólera do Senhor deve ser grande contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que aí está prescrito”.
23 1 O rei convocou à sua presença todos os anciãos de Judá e de Jerusalém,
2 e subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, profetas e todo o povo, pequenos e grandes. Leu então, diante deles, o texto completo do livro da Aliança que fora descoberto no templo do Senhor.
3 O rei, de pé na tribuna, renovou a aliança em presença do Senhor, comprometendo-se a seguir o Senhor, a observar os seus mandamentos, suas instruções e suas leis, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e a cumprir todas as cláusulas da aliança contida no livro. Todo o povo concordou com essa aliança.
Palavra do Senhor.



Salmo de resposta:




Evangelho (Mateus 7,15-20)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
7 15 Disse Jesus: “Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.
18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.
19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20 Pelos seus frutos os conhecereis”.
Palavra da Salvação.

Refletindo a Palavra de Deus:


Pelos seus frutos os conhecereis! ...

Quais são os lobos disfarçados de cordeiro?
São aqueles que passam à sociedade uma forma de viver piedosa, ditam normas de transformação de vida em bondade, mas eles mesmos continuam em sua mesmice, vive uma espiritualidade estéril, de acordo com a situação, porque esta lhes é favorável e satisfazem seus interesses.... Por isso não mudam de vida e tentam justificar as suas convicções erradas de forma evasiva, sem enfrentar a verdade como ela é, apenas a justificando. Assim, não produzem frutos que permaneçam e ainda impedem que outros frutifiquem, por seguirem o seu exemplo.
Esses falsos profetas permeiam na sociedade de um modo geral e estão até dentro de nossas igrejas, muitas vezes em cargos de liderança.
Mas, como identificar em si mesmo esta característica e não ser também um lobo disfarçado de cordeiro? Começa pela humildade em admitir em si, os próprios erros e reconhecê-los, diante dos outros. Foi isto que fez o Rei Josias, na leitura (2Reis, a partir do versículo 1), que, ao conhecer a Lei de Deus, imediatamente tomou a atitude que levaria a todo o povo a mudar de vida.
Vivemos em uma sociedade em que tudo é permitido e, muitas vezes nos enganamos e dispensamos um tempo enorme de nossas vidas com coisas que não nos elevam, que estão distantes do mundo espiritual, o qual Jesus quer nos levar, para poder participar do Seu Reino espiritual.
Existem no mundo cientistas em todas as áreas estudando ou “tramando” a melhor forma de dominar as classes em todos os níveis, para tirar delas o seu tempo precioso e as convencer das coisas que passam, e em pouco tempo se tornam descartáveis. O mundo está como que infestado de coisas atrativas que roubam o tempo das pessoas, e elas sequer param para refletir em seus hábitos, e, por isto vão levando a vida, perdendo tempo com coisas que não tem o menor valor e deixam de lado coisas preciosas, como um tempo para conhecer e meditar a Palavra de Deus. Esta sim, pode nos ajudar a discernir sobre o que é certo e o que é errado... se estamos o caminho da espiritualidade, que nos leva à felicidade, ou estamos perdendo tempo com coisas que não nos acrescenta nada...e por isto mesmo não produz frutos de mudança de vida em nós. Neste texto de Mateus 7, Jesus fala por duas vezes a frase: “Pelos seus frutos os conhecereis” (16,19). Isto tanto vale para nós mesmos, quanto para identificar no meio em que vivemos nos frutos que levam a Deus ou o que nos afastam de Deus.
Não se enganem: o Reino que Jesus virá implantar é um Reino Espiritual e as pessoas que não desejam viver vida espiritual, ficarão de fora desse reino. Pensem bem nisso!








Nenhum comentário:

Postar um comentário