Postagens populares

quinta-feira, 28 de julho de 2016

A PALAVRA DE DEUS: 1ª Leitura - Jeremias 18,1-6 / SALMO 146 / Evangelho - Mateus 13,47-53





1ª Leitura - Jeremias 18,1-6


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,1-6


1 Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor:
2 'Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras'.
3 Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno;
4 quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos.
5 Fez-se em mim a palavra do Senhor:
6 'Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor.
Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel.
Palavra do Senhor. 


 Deus não quer perder nenhum de nós, mesmo os mais pecadores
O Senhor Deus nos faz entender nesta Palavra que fomos feitos para sermos perfeitos... e é até aí a nossa liberdade... podemos ser imperfeitos na medida que neste processo estamos sendo modelados para a perfeição. Mas temos uma meta a alcançar que é a perfeição (santidade), e por isso precisamos nos evoluir (converter a cada dia). E para isto Deus deu-nos a Sua Palavra (Bíblia) e, ainda veio humanamente na pessoa de Jesus para ser o nosso guia neste caminho.
Precisamos nos atentar de que não conseguiremos sozinhos, sem a ajuda de Deus, nos tornar úteis a nós mesmos e ao mundo, por isso precisamos nos deixar ser moldados por Ele. Nos deixar moldar por Ele é nos esforçamos para fazer a vontade Dele, lançando mão dos meios que Ele colocou a nosso dispor, que é a Sua Palavra e Seu Filho Jesus (e aqui estão a importância dos sacramentos que Deus nos ensinou através da igreja). Os sacramentos trazem Jesus para nós. Através do batismo e da santa Eucaristia Jesus se faz presente na própria pessoa e comunica seus dons para ajudá-la na sua transformação.
Mas, se rejeitamos estes meios e agimos por contra própria e nos deixamos estragar por escolher pecar ao invés de andar no caminho que leva ao amor, que é o próprio Deus, chegará o momento em que o Nosso Criador vai nos reconstruir do que sobrou de nós.
Deus não quer nos perder por causa dos nossos pecados... Ele usará dos Seus meios para nos fazer entender que somente nos deixando ser moldados por Ele poderemos nos tornar úteis, a nós mesmos e ser usados para o Seu plano de amor Universal. Precisamos saber, no entanto que no plano de Deus todos os reinos, inclusive os da natureza então inseridos, e cabe ao homem zelar por esses reinos.



Salmo 146



Evangelho - Mateus 13,47-53

Recolhem os peixes bons em cestos
e jogam fora os que não prestam.


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,47-53
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 

47 O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.
 está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos,
50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes.
51 Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim.'
 Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei (instruído na Lei de Deus), que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.'
53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
Palavra da Salvação. 


Reflexão:
O JUÍZO FINAL
O mar é o mundo, o Reino dos Céus é o Plano de Deus. Somos lançados no mundo para sermos úteis ao plano de Deus, para salvar tudo que o traidor (satanás) estraga, salvar a natureza, salvar a nós mesmos e aos nossos irmãos. De que forma? Dando prioridade em nossa vida ao amor, primeiramente a Deus para sermos dóceis à Sua vontade e o amor aos irmãos é consequência de nossa docilidade em seguir os ensinamentos que Deus nos disponibilizou e que está em Sua Palavra, no Antigo e no Novo Testamento. Ser dócil aqui é ser obediente à Deus conhecendo a Sua Palavra e seguindo os ensinamentos contidos Nela. E só se obedece a quem ama, daí porque precisamos amar a Deus acima de tudo para O obedecer.
Na primeira leitura Deus diz através do profeta Jeremias que Ele vai nos moldar, como o oleiro molda o vazo de argila e o transforma num vaso útil, com relação a nós, nos colocar em condições de ser aproveitados para servir no Plano de Deus... e Deus Se aproveitará de todos os recursos para nos transformar e nos capacitar para o Seu Divino Plano, que é o Reino dos Céus.
No Evangelho, a parábola se refere ao final dos tempos, ao julgamento final. Quer nos passar que ao homem já lhe foi dado todas as chances para se transformar e ser o Seu servidor no Reino. Portanto “todas” as chances já lhe foram dadas. É o momento da colheita e Deus só vai usar em Seu Reino aqueles que se deixaram moldar, e se capacitaram para o Seu Reino de amor e aqueles que não se interessaram por mudar e continuaram medíocres não prestam ao Seu Reino, e por isso serão excluídos e viverão o destino que eles mesmos escolheram com o seu proceder e a sua rejeição aos Seus ensinamentos.
Jamais podemos esquecer que Deus é bom, é amor e misericórdia, mas também é justo e chegará o momento em que a Sua Justiça, pela dor será o único meio para salvar ainda um pouco dos muitos que não se deixaram guiar pela fé. E este é o momento da rede com os peixes, seremos balançados de todos os meios com sofrimentos e dores... estaremos sendo como que peneirados para poder salvar o pouco do que resta para salvar. Depois será o fim para aqueles que acham que podem agir por conta própria, negando a Deus e fazendo pouco dos ensinamentos que Ele deixou.
É por isso que Jesus diz no final desta parábola, que todos os instruídos da Palavra de Deus, que a meditam, aprendem com ela, a aplicam na vida, e a ensinam aos outros, se tornam discípulos do Reino dos Céus... São como um “pai de família”, que tem em si (no seu tesouro), coisas novas e velhas. VELHO é a convicção de sua imperfeição, e que precisa ser mudado para melhor. NOVO é a sua evolução espiritual, que se consegue pela transformação do velho em novo ser e, assim vai galgando um novo patamar, como um degrau a mais na escada que leva aos Céus.
Deus não quer perder a nenhum de nós, mas somos nós que escolhemos o lado que queremos estar, se é com Deus, amando e perdoando, sendo obedientes a Ele, fazendo um novo caminho de mudança interior voltado para os ensinamentos de Jesus, que é o serviço ao outro com amor e aceitando a vontade de Deus, ou continuarmos sendo rebeldes aos seus avisos!
Precisamos mudar o rumo de nossas vidas, não podemos viver na mesmice e fazer as mesmas coisas que sempre fizemos até aqui... Precisamos meditar mais a Palavra de Deus e aprender a fazer escolhas que nos levam ao Seu Reino, senão seremos exonerados do Seu Plano, excluídos do convívio com Deus e Seus santos e anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário