PRUDÊNCIA – A PALAVRA CHAVE
Na nossa relação com as pessoas e com o mundo somos uma mistura de qualidades e defeitos. Algumas vezes até em nossas virtudes nos comportamos de forma inadequada, quando agimos ingenuamente não querendo julgar os erros dos outros acabamos sendo cúmplices dos seus erros, ao não tomarmos partido e defendermos a verdade.
há pessoas das mais diversas formas possíveis: pessoas que são boas e se acham como modelo para os outros; pessoas boas, mas humildes demais, ingênuas, se acham incapazes de uma palavra diante de pessoas prepotentes; pessoas que acham que tudo é certo porque é permitido, se é permitido porque é certo, e aí são a favor de leis injustas, como divórcio, aborto, vícios legais, etc.; pessoas que acham tudo errado com os outros – são elas contra o mundo – elas se acham as únicas donas da verdade. Somos mesmo uma diversidade de qualidades e defeitos, falsidades e verdades.
O mais importante é nos atermos a um detalhe fundamental, não somos perfeitos, mas podemos ser melhores, sempre, basta nos permitirmos abrir para aprender, pois estamos em constante aprendizado e Deus vem sempre ao nosso encontro nos dando oportunidade para rever o nosso agir.
Na parábola do Evangelho de hoje, Jesus nos pede mais uma vez uma atenção especial para o nosso viver, A oração sempre vem acompanhada de ação como o próprio nome já nos diz. Devemos estar vigilantes aos sinais que Deus nos disponibiliza e o sinal maior está contido em Sua própria palavra, que tem o poder de nos confrontar com a nossa vida. A mensagem de hoje está em nos atermos à prudência. A prudência deve permear o nosso agir: prudência para o uso das coisas, e nisso está principalmente no uso do dinheiro, necessário à vida, mas tentador, responsável por muitas infelicidades quando fazemos mal uso dele. Sermos prudentes é estarmos preparados para não sermos surpreendidos e nos faltar o necessários justamente quando mais necessitamos. Por isso há necessidade de estarmos vigilantes, pois há situações que nem mesmo tendo como comprar podemos ter aquilo que fomos descuidados, desatentos e deixamos passar. Não podemos, simplesmente, deixar a vida passar por nós, temos que ser os protagonistas de nossa própria história, pois o que eu não faço ninguém fará por mim.
A oração de louvor a Deus faz com que Ele se mobilize e nos olhe. O olhar de Deus sobre nós faz toda a diferença e produz frutos em nós. Lembre-se, somos limitados em nossa verdade sobre tudo e em qualquer coisa. O único que conhece toda a verdade é Deus e Ele sempre se dispõe e nos ajudar, e, para isso usa pessoas, como nós – como eu e como você que lê este artigo – imperfeitas, mas dotadas de talentos, talentos que Ele dá a todos, indistintamente, talentos que se colocam disponíveis e abertos à ação Dele.
A alusão à lâmpada é o Espírito Santo que ilumina a todos, mas precisamos abastecê-la com o óleo que é o próprio ES, mas que depende de mim e de você desejarmos e estarmos disponíveis para que Ele aja.
Pessoas inteligentes dão valor à vida que se tem. São capazes de sonhar e correr atrás dos seus sonhos e se manterem com os pés no chão. Mas do que falar e sonhar são capazes de viver disponíveis a fazer o bem e praticar a virtude, e crescer em virtudes. A virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.
Geovani
Nenhum comentário:
Postar um comentário