Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

JÁ PAROU PARA PENSAR SOBRE A VIDA QUE LEVA AQUI?






Falava-se muito em QI (Quociente de Inteligência); que evoluiu para Inteligência Emocional (baseada na capacidade de controlar impulsos, desenvolver emoções, etc.); e em nossos dias chegamos à Inteligência Artificial (desenvolvimento de uma máquina inteligente capaz de controlar o homem).

Mas a verdade é que existe uma inteligência que antecede a todas as inteligências humanas e que criou tudo e controla tudo, sabe de tudo, criou o homem dotado de inteligência, mas deu a este homem escolher como usar a sua inteligência. Colocou dentro do homem uma semente, que é a imagem de Sua criação, o código genético do Seu Criador, que inteligência nenhuma é capaz de tirar. Mas essa inteligência que está no interior de cada um ser humano, é uma INTELGÊNCIA ESPIRITUAL...., e precisa ter vida espiritual para que ela venha à tona e se desenvolva. Essa inteligência foi vivida pelos santos que deixaram suas marcas no mundo e em muitas ocasiões aliviaram o mundo de cargas dos erros humanos que refletem em nós e em todo o universo, mesmo que não percebamos. 

Não há dúvida nenhuma e até a ciência comprova, de que estamos no fim de uma nova era. Os cientistas estão perplexos diante de tantos eventos sísmicos, mudanças climáticas, o giro da terra mais rápido, e o excesso de asteroides girado pelo universo (quem tiver interesse pesquise, há muitas informações científicas disponíveis).

Há uma profecia na Bíblia que está em Oseas 4,6 que diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos”.

O conhecimento é necessário em qualquer fase pela qual a vida é permeada, sem conhecimento somos nada e não somos capazes de caminhar na direção certa, nem mesmo somos capazes de perceber os erros que permeiam o mundo de uma forma verdadeira e clara. Não falo aqui do conhecimento que vivemos no mundo, conhecimento tecnológico que quer competir com o conhecimento espiritual de Deus. É de Deus que tudo vem e permite, também a tecnologia vem Dele, e é boa, se bem empregada, mas não em excesso, a ponto de não permitir o acesso a informações úteis e necessárias para a vida, afastar o homem do centro e si que é Deus, sem Deus o homem perde a vida e tudo que pensa ter, porque a vida material é frágil e dura apenas alguns anos, e temos uma vida espiritual que é eterna. Não podemos nos permitir ser condenados por escolher por nossa própria conta viver afastados de Deus. Se nos afastamos da Meta nos perdemos, é assim na vida de trabalho no mundo e é assim na vida espiritual, aqui a meta é a eternidade com Deus.

Não é fácil sair das mordomias em que vivemos e nos acostumamos, daí a necessidade de nos lançarmos à inteligência espiritual, através de orações e pequenos sacrifícios, como abrir mão de certos hábitos, através do jejum. A cada tentativa de nos aproximar de Deus estamos subindo degraus para uma vitória final. Em contrapartida, a cada desleixo, indiferença, erros não admitidos, arrependidos e confessados estamos descendo degraus, para a nossa própria condenação. Não podemos brincar com a vida, não podemos ignorar que existe céu e inferno. Nós fomos feitos para o céu, para triunfar e não para o inferno, o destino dos perdedores.

Quero aqui fazer uma reflexão sobre o Apocalipse 21. Peço que leem este capítulo:

Versículos de Apocalipse 21
 
 
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,
11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino;
12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas.
14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro.
16 A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais.
17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo.
18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista.
21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.
22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória.
25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá;
26 e a ela trarão a glória e a honra das nações.
27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
https://bibliasagrada.online/apocalipse/21/
 

 
O Reino dos Céus é acessível a todos, mas muitos não o querem, embora seja  o  único caminho seguro para a felicidade eterna.
Peço que se detenham no versículo 8, desse capítulo do Apocalipse. Nesse versículo está, o ensinamento que nos leva à salvação ou à condenação eterna, ao Reino dos Céus ou ao inferno.

Versículo 8:
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.

1 – Medrosos ou tíbios –> são aqueles que não se lançam para fazer o bem, porque não querem sair da zona de conforto. Mas fazer qual bem? Que fique claro: BEM DOS OUTROS NÃO BEM DE SI MESMO. O bem caminha de par-a-par com a prática do AMOR. Amor, antes de tudo é caridade, perdão (perdoar e pedir perdão ao que ofendeu e a Deus pelos pecados eu cometeu, não é suficiente se entender com o ofensor, precisa se reconciliar com Deus pela ofensa ao filho Dele). Se eu voltei atrás e reconheci meu erro, é um bom sinal, mas esse erro já está marcado no mundo espiritual e preciso repará-lo, para que seja excluído do livro de minha vida, com o qual serei julgado. Mas como reparar um erro? APÓS O ARREPENDIMENTO, CONFESSAR O ERRO A DEUS (ATRAVÉS DO SACERDOTE) E RECEBENDO A GRAÇA, ATRAVÉS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA.  Lembremos que a vida está em Cristo, que é CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Se erramos perdemos a comunhão com Deus e precisamos resgatar essa comunhão através da comunhão com Cristo, que nos dá o SEU CORPO E SANGUE em todas as Santas Missas.

Então, o primeiro a fazer é amar como Jesus quer que amemos. Mas de que forma? Doando-se, doando a si, AJUDANDO OS NECESSITADOS, que também como eu é filho de Deus, mas está na penúria e Deus quer estar presente na vida dele através de mim humano como ele, que sofre. Não é proibido ter coisas materiais, nem ter dinheiro, mas precisamos compartilhar o que Deus nos permite ter, com os pobres que não tem como sobreviver sem a nossa ajuda. Não podemos permitir que alguém passe fome ou até morra de fome. Devemos ajudar a quem precisa, principalmente de alimento, que é o que falta a muitos nesse momento de desemprego (as obras e caridade estão bem explicadas em Mateus no capítulo 25, a partir do v. 35). E se não conheço um necessitado devo contribuir com sextas básicas na Igreja mais próxima. Toda paróquia faz campanha do quilo, e qualquer pessoa pode contribuir com pelo menos um quilo, qualquer assalariado de salário mínimo pode e deve contribuir, com pelo menos um quilo de alimento por mês.

O tíbios são também aqueles que se sentem realizados e já salvos, porque são pessoas boas e até fazem caridade de vez em quando, não desejam o mal dos outros, nunca mataram, nunca roubaram. Ficam assim, esperando pela morte, porque já se sentem salvos. Estes consideram que Deus é misericordioso e pequenos deslizes serão perdoados. Se mantém assim, porque se sentem confortados e não querem avançar mais, não querem arriscar, vivem uma falsa piedade, porque pensam mais em si mesmos do que nos outros.

2 – Incrédulos –> incrédulos são os que não creem e não querem crer. Não querem conhecer os ensinamentos de Deus na Palavra porque sabem que ao mandamentos de Deus exigem mudança de comportamento, mas se sentem muito bem como estão e não querem mudar, não querem se comprometer. Não querem acreditar no inferno também porque vivem como se a vida acabasse debaixo da terra e pronto. Enfim, vivem comodamente, materialmente, como se não tivesse uma vida espiritual, a vida eterna. Quem pensa e age assim CUIDADO. Porque podem ser pegos de surpresa a qualquer hora, em acidentes e serem julgados, pela vida que tiveram aqui. Este é um lado triste o lado dos perdedores.

3 – Abomináveis –> são os que praticam atos abomináveis para Deus, como o homossexualismo, pedofilia, sexualidade fora do casamento, abortos, corrupções diversas etc., pecados tão praticados em nossos dias.

4 – Homicidas –> São os que matam os outros. Pode ser morte física (tirar deliberadamente e literalmente a vida de alguém) ou matar mentalmente alguém (eliminar o outro da mente por achar melhor assim do que enfrentar a convivência). Os dois tipos de homicídios são a manifestação de ÓDIO, contra o AMOR. Se o ódio vence o amor, quem é homicida está escolhendo ser perdedor, porque escolheu o mal e não bem.

PRECISAMOS PERDOAR A QUEM NLS OFENDE E TAMBÉMMPEDIR PERDÃO PARA NÃO PERMITIR ALIMENTAR O MAL EM NOSSA VIDA.

5 – Adúlteros –> são os traidores, os impuros só pensam em si, se vendem pelo melhor preço, se prostituem, mostram uma face que não é a verdadeira porque vivem uma vida de engano.

6 – Feiticeiros –> são os que consultam astros, e também os espíritos. Se colocam a desvendar o futuro baseado em consulta a mortos (demônios), e fazem trabalhos e cultos a satanás, que em algumas vezes lhes pedem sacrifícios humanos.

7 – Idólatras –> são os que adoram as coisas do mundo e se apegam a elas de tal forma que não encontram tempo e motivação para a oração e ter uma vida espiritual. Amam as festas e vivem como se não fossem morrer nunca, porque nunca pensam na vida eterna, preferem a vida que levam no conforto e na alegria das festas que frequentam, das viagens que realizam, do luxo que vivem, enfim vivem de ilusões, porque tudo nesta vida é passageiro.

8 – Mentirosos –> são os que vivem de fachada enganando a si mesmos. Nada podemos esconder de Deus que tudo vê e conhece o nosso interior


Leitura Complementar para ajudar a quem não conhece a Palavra, ajudar a se colocar e procurar se converter:

“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E, estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. Gritou, então: Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão, porém, replicou: Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso, ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento."
— São Lucas, 16, 19-25

 
“Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus."
— São Lucas, 16, 13

 
"1. Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas: 2. “O Reino dos Céus é comparado a um rei que celebrava as bodas de seu filho. 3. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. 4. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas! 5. Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio. 6. Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram. 7. O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade. 8. Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos. 9. Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes. 10. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados. 11. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não trazia a veste nupcial. 12. Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma. 13. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. 14. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos”."
— São Mateus, 22, 1-14 - Bíblia Católica Online

 
Lutemos com a maior arma do cristão, o sacramento da EUCARISTIA, para que Jesus faça o milagre da transformação em nós, como fez com a água em vinho nas Bodas de Caná. A EUCARISTIA é o sacrifício do Cordeiro por nossa salvação, o maior presente à humanidade, para que ela se eleve. Quem faz por merecer a Eucaristia conquista bônus e paulatinamente vai subindo os degraus na escala, e limpando as vestes, para participar das Bodas que Deus está preparando, para o casamento do Filho Unigênito Jesus, com a sua Igreja, que somos nós.
 
Não sejamos indiferentes, a indiferença pode ser impedimento ao conhecimento daquilo que pode ser uma vitória ou uma condenação..., e ETERNA!
 
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário