Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Evangelho Mateus 18,12-14 - Isaías 40,1-11 - Salmo 95 - Deus vem ao nosso encontro


Primeira leitura: Isaías 40,1-11
Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.
Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

Dizia uma voz: 
“Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”. 


Salmo 95
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.
— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.
— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. 
— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.


Evangelho Mateus 18,12-14


Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 
Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.







Reflexão: Deus vem ao nosso encontro

A vinda de Jesus ao mundo é a grande manifestação do Deus que ama a todos e vem ao encontro de  cada um de nós. Se afastamos de Deus e do Seu amor, nos enveredado por caminhos que nos faz perder, a Misericórdia de Deus vem nos resgatar e oferece-nos a Sua graça para que nos reergamos e retomemos o caminho feliz com Ele.

Nós somos os pequeninos diante de Deus, e Ele não quer que nos percamos, por isso nos busca das mais diversas formas. Nesse Evangelho Ele se compara ao pastor de ovelhas, e supõe um pequena ovelha perdida e só nas montanhas, correndo perigo. Ele dá uma atenção especial a essa ovelha que precisa ser carregada no colo. É assim que Ele faz conosco, nos acolhe, nos abraça e coloca no colo se estamos precisando ser curados de nossas mazelas.

A igreja é a casa da experiência da misericórdia de Deus, onde podemos nos congregar e fortalecer para fazermos uma experiência de Fé verdadeira. Os sacramentos, principalmente o Sacramento da Reconciliação, são uma forma especial para nos reencontrarmos com o nosso Deus que nos acolhe no colo. Na Sagrada Eucaristia recebemos o Deus vivo que nos cura e nos liberta de todos os males. Um Deus imenso que se faz numa partícula, mostrando-nos que ali, naquela partícula é Ele próprio que vem até nós e nos abraça, nos conforta e nos cura.




Reflexão no formato de Imagem:






Nenhum comentário:

Postar um comentário