Leitura (Amós 5,14-15.21-24)
Leitura da
profecia de Amós.
5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.
15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!
21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos;
22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.
23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas;
24 mas, antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.
Palavra do Senhor.
5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.
15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!
21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos;
22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.
23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas;
24 mas, antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial 49/50
A todos os que procedem retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
“Escuta, ó meu
povo, eu vou falar;
ouve, Israel,
eu testemunho contra ti:
eu, o Senhor,
somente eu, sou o teu Deus!
Eu não venho
censurar teus sacrifícios,
pois sempre
estão perante mim teus holocaustos;
não preciso dos
novilhos de tua casa
nem dos
carneiros que estão nos teus rebanhos.
Porque as feras
da floresta me pertencem
e os animais
que estão nos montes aos milhares.
Conheço os
pássaros que voam pelos céus
e os seres
vivos que se movem pelos campos.
Evangelho (Mateus 8,28-34)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 28 Quando Jesus passava pela terra dos gadarenos, no outro lado do lago, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao Seu encontro. Eram tão violentos que pessoa alguma ousava passar por ali.
29 Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
30 Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava.
31 Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”.
32 “Ide”, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas.
33 Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo,
inclusive o caso dos possuídos pelo demônio.
34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da
Salvação.
Comentário ao Evangelho:
Foi para a liberdade que Jesus nos libertou
Há um contingente enorme de pessoas pelo mundo que
preferem continuar apegados aos seus pecados do que aceitar Jesus como seu
único salvador e redentor, capaz de o libertar do domínio maligno. São como os
Gadarenos que pediram o afastamento de Jesus da sua região porque preferiam
continuar com os seus demônios no meio, do que correrem o risco de perder os
porcos, mal sabendo eles que Jesus tinha bastante poder para eliminar o demônio
do meio, sem que para isto precisasse sacrificar os porcos.
Se equivocaram em sua escolha: ao invés de querer a
presença do libertador escolheram a presença do dominador.
O mal que os demônios fizeram aos porcos representa o
que o demônio pode fazer ao nosso coração, nos dominando e criando em nós
apegos que nos afastam de Deus, e impedindo-nos de viver a liberdade verdadeira
de filhos de Deus, a única que nos liberta e nos leva à felicidade. A rejeição a
Jesus em vista de algum bem material é uma idolatria e nos impede de ser feliz
aqui na terra e na outra vida, que nos espera na eternidade.
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