Devido à complexidade desse capítulo, não é possível compartilhar apenas recortes. Para ajudar no entendimento aqui está o resumo explicativo de todo o Capítulo 15
CAPÍTULO 15 – RESUMO
Cristo revela o
Seu Divino Reino e Majestade e as quatro características que Lhe confere ser
Rei: riqueza, generosidade, sabedoria e benevolência.
Depois revela dois
tesouros: o primeiro é o amor por Ele
e o segundo é o amor pelo mundo. O
rebaixar-se e a completa autonegação conduz ao Seu amor, enquanto o desejo
carnal conduz ao amor ao mundo.
Diz que há dois
caminhos (o AT e o NT), que se cruzam. Antes da Sua vinda em carne havia apenas
um caminho, mas todos, bons e maus tinham que passar pelo inferno. Quando veio em carne Ele
clamou, insistentemente ao povo e lhes mostrou o caminho da verdade que leva à
vida.
Ele diz que há três tipos de homens que caminham pela
trilha do mundo: os réprobos, os que amam o mundo e os que amam os seus próprios desejos, e que Ele grita
a estes homens desde a encruzilhada dos caminhos até à entrada dos dois (se
referindo ao NT), porque ao ter vindo em carne humana Ele mostrou dois caminhos
à humanidade, um para ser seguido e outro para ser evitado, ou seja, um caminho
que leva à vida e outro que conduz à morte.
1. O Primeiro
homem: são os que precisam de comprovação para crer Nele. Vivem a Seu serviço, não
por amor, mas por experimentação e imitação de outros, não renunciando à sua
vontade, apenas conjugando a sua vontade à vontade Dele. Assim eles servem a
dois mestres, e quando forem chamadas serão recompensadas pelo mestre que mais
servem.
2. O Segundo
homem: são os que dizem não crer Nele, e nas Escrituras, mesmo diante de tudo o que
Ele fez. Estas pessoas nunca o verão, porque a consciência lhes diz que Ele é
Deus, mas elas o negam. Como acham as escrituras falsas eles não O podem
conhecer, já que Ele se dá a conhecer também pelas escrituras. Elas poderiam conhecer
a misericórdia Dele quando reconhecessem as maravilhas que Ele fez e estão
registradas nas escrituras. Mas mesmo sabendo de tudo isto elas continuam
dizendo que Ele mente, estas pessoas jamais verão o Seu rosto.
3. O
Terceiro homem: Os que sabem e creem que Ele existe, e mesmo sabendo não se
importam e nem se interessam por Ele, estes serão atormentadas eternamente
porque O desprezam e sequer são gratos pelos dons que receberam .
O Senhor diz que nos
dois caminhos para conduzir o homem à vida é preciso usar a fé e a razão. Mas
se a pessoa que não é capaz de entender o que está disposto nesses caminhos por
falta de instrução ela pode chegar a Ele por meio da Fé, se observar as coisas
que Ele criou: a terra que dá frutos; os Céus que produzem chuvas; o verde das
árvores; as diversas espécies de animais; os astros e sua utilidade ao homem e
as coisas que acontecem que estão acima da vontade do homem. Mas se ainda a
pessoa não quer pensar em todas essas coisas para considerar o Seu poder (poder
de Deus) ela pode ainda, usar as mãos para fazer as obras que Ele e os Seus
santos tem realizado. Essas obras são tão potentes que ninguém pode duvidar de
que se trata de obras e Deus, porque são milagres que só o poder de Deus pode
realizar.
Diz que há pessoas que acham difícil carregar
o fardo que Ele lhes impõe, mas se ela deseja estar em Seu amor tem que reverter
o peso do fardo, isto é, esforçar-se para fazer o bem, desejando-o ardentemente. E se perseverarem no amor que assumiu começará a carregar tudo
que lhe parecia antes pesado e difícil, com uma disposição tão alegre que todos
os trabalhos ou jejuns e vigílias, ou qualquer outro trabalho, será para ele
tão leve como uma pluma.
Quanto às as pessoas que carregam, voluntariamente Seu fardo, e se
esforçam, com um desejo ardente de fazer o que possam, a estas Ele dará a Sua
graça. Palavras Dele: “Eu trabalharei junto com esses que levam
meu fardo, ou seja, os que progridem a cada dia por amor a mim. Serei sua força
e os inflamarei tanto que estarão desejosos de fazer mais. Os que perseveram no
ponto que parece mortificá-los – mas que em verdade lhes é benéfico – são os
que labutam dia e noite sem descanso, fazendo-se inclusive mais ardentes,
pensando que o que fazem é pouco. Estes são meus amigos mais queridos e são
muito poucos, pois os demais acham mais prazerosas as bebidas do segundo
tesouro”.
Segue o texto da íntegra:
Sou como um grande Rei majestoso e potente. Quatro coisas
correspondem a um Rei. Primeiro, tem que ser rico; segundo, generoso; terceiro,
sábio; quarto, caritativo. Eu tenho essas quatro qualidades que mencionei.
Em primeiro lugar, Sou o mais rico
de todos, pois abasteço as necessidades de todos e não tenho menos depois de
ter dado.
Segundo, sou o mais generoso, pois
estou preparado para dar a quem me pede.
Terceiro, sou o mais sábio, pois
conheço as dívidas e necessidades de cada pessoa.
Quarto, sou caritativo, pois estou
mais disposto a dar do que pedir.
Tenho, digamos, dois tesouros.
No primeiro tesouro guardo materiais pesados como o chumbo e os compartimentos
onde se encontram estão cobertos por afiadíssimos pregos. Mas estas coisas
pesadas chegam a parecer tão leves como plumas para a pessoa que começa a alterá-las
e revolvê-las e que, depois, aprende a carregá-las. O que antes parecia tão pesado
se converte em luz e as coisas que antes se viam afiadas e cortantes se tornam suaves.
No segundo tesouro, se vê ouro resplandecente, pedras preciosas, e aromáticas
e deliciosas bebidas. Mas o ouro é realmente barro e as bebidas são veneno.
Há dois caminhos até o interior
desses tesouros, apesar de que antes só havia um.
No cruzamento, ou seja, na entrada
dos dois caminhos, há um homem que, gritando a três homens que tomam o segundo
caminho, lhes diz: “Ouçam, ouçam o que tenho para dizer! Se não querem escutar,
ao menos ponham vossos olhos para ver que o que digo é certo. Se não querem
usar seus ouvidos nem seus olhos, ao menos usem suas mãos para tocar e dar
conta de que não falo em falso. ” Então, o primeiro deles diz: “Vamos atender e
ver se o que diz é verdade”. O segundo homem diz: “Tudo o que diz não é verdade".
O terceiro diz: “Sei que tudo o que diz é verdade, mas não me importa”.
O que são esses tesouros se não o
amor por mim e amor pelo mundo? Há duas trilhas até esses tesouros. O
rebaixar-se e a completa autonegação conduz ao meu amor, enquanto o desejo
carnal conduz ao amor ao mundo. Para algumas pessoas, a carga que suportam por
meu amor parece feita de chumbo, porque quando têm que jejuar ou vigiar, ou praticar a restrição, pensam que estão
carregando uma carga de chumbo. Se têm que ouvir zombarias e insultos porque
gastam tempo em oração e na pratica da religião, é como se sentassem sobre
pregos, sempre é uma tortura para eles.
A pessoa que desejar estar em meu
amor, primeiro tem que reverter o chumbo, ou seja, fazer um esforço para fazer
o bem desejando-O com um ardor constante. Então, perseverando na tarefa que
assumiu, começará a carregar tudo o que antes lhe parecia chumbo, com uma
disposição tão alegre que todos os trabalhos ou jejuns e vigílias, ou qualquer
outro trabalho, será para ele tão leve como uma pluma.
Meus amigos descansam em um lugar
que, para os malvados e negligentes, parece estar coberto de espinhos e pregos,
mas a meus amigos lhes oferece o melhor repouso, suave como as rosas. O caminho
direto até este tesouro é desprezar tua própria vontade. Isto acontece quando
um homem, pensando em minha paixão e morte, não se preocupa com sua vontade,
mas resiste e luta constantemente para melhorar.
Apesar de que esse caminho é algo
difícil no princípio, ainda há muito prazer neste processo, tanto que tudo o
que no princípio parecia impossível de carregar se torna muito leve, de forma
que pode dizer com toda razão a si mesmo: “Leve é o jugo de Deus”.
O segundo tesouro é o mundo. Aí há ouro, pedras preciosas e bebidas
que parecem deliciosas, mas são amargas como o veneno quando se experimenta. O
que ocorre a todos que levam o ouro é que, quando seu corpo se debilita e seus
membros falham, quando sua medula se desgasta e seu corpo cai por terra devido
à morte, então deixam o ouro e as joias e não merecem mais do que o barro. As
bebidas do mundo, ou seja, seus prazeres parecem deliciosos, mas quando chegam
ao estômago debilitam a cabeça e pesam no coração, arruínam o corpo e a pessoa,
e desaparecem como palha.
À medida que se aproxima a dor da
morte, todas essas delicias se tornam tão amargas como o veneno. A própria
vontade conduz a este desejo, quando uma pessoa não se preocupa em resistir aos
seus apetites e não medita sobre o que Eu tenho ordenado e sobre o que tenho
dito, mas a todo o momento faz o que lhe apetece, seja lícito ou não.
Três homens caminham por esta
trilha. Refiro-me a todos os réprobos, todos os que amam o mundo e a seu
próprio desejo. Eu lhes grito desde a encruzilhada dos caminhos, até a entrada
dos dois, porque ao ter vindo em carne humana mostrei dois caminhos à
humanidade em concreto, um para ser seguido e outro para ser evitado, ou seja,
um caminho que leva à vida e outro que conduz à morte. Antes da minha vinda em carne
somente havia um caminho.
Nele, todas as pessoas, bons e
maus, iam ao inferno. Eu sou o que clamei e meu clamor foi este: “Povos,
escutem minhas palavras, que conduzem ao caminho da vida, ponham seus sentidos
em compreender que o que digo é verdade. Se não as escutam ou não podem
escutá-las, então ao menos olhem – ou seja, usem a fé e a razão – e vejam que
minhas palavras são certas. Da mesma forma
que uma coisa visível pode ser percebida pelos olhos do corpo, assim também o
invisível se pode perceber e crer mediante os olhos da fé”.
Há muitas almas simples na Igreja
que fazem poucos trabalhos, mas que se salvam graças a sua fé, por crerem que sou
o Criador e redentor do universo. Não existe ninguém que não possa compreender
ou chegar à crença de que Eu sou Deus, se considera como a terra dá frutos e os
Céus produzem chuva; como se tornam verdes as árvores; como subsistem os
animais, cada um em sua espécie; como os astros são úteis ao ser humano, e como
ocorrem coisas contrárias à vontade do homem.
Partindo de tudo isso, uma pessoa
pode ver que é mortal e que é Deus quem dispõe todas as coisas. Se Deus não
existisse tudo estaria em desordem. Por conseguinte, tudo foi criado e disposto
por Deus, tudo se ordenou racionalmente para a própria instrução do ser humano.
Nem sequer a mínima coisa existe nem subsiste no mundo sem razão. Assim, se uma
pessoa não pode entender ou compreender meus poderes devido a sua debilidade,
ao menos pode ver e crer por meio da fé. Mas se ainda – Oh homens! – Não queres
empregar teu intelecto para considerar meu poder, podes usar tuas mãos para
tocar as obras que Eu e meus santos temos realizado. São tão patentes que ninguém
pode duvidar de que se trata de obras de Deus. Quem, senão Deus pode
ressuscitar os mortos ou devolver a vista a um cego? Quem senão Deus expulsa os
demônios? O que ensinou que não sirva para a salvação da alma e do corpo, e
seja fácil de levar?
Entretanto, o primeiro homem ou,
melhor, algumas pessoas dizem: “Escutemos e comprovemos se isto é correto! ”
Estas pessoas estão há algum tempo a meu serviço, mas não por amor, mas como
experimentação e imitação de outros, sem renunciar a sua própria vontade, mas
tratando de conjugar sua própria vontade junto com a minha.
Estes se encontram em uma perigosa
posição porque querem servir a dois mestres, ainda que não possam servir bem a
nenhum dos dois. Quando forem chamados, serão recompensados pelo mestre que mais
amaram.
O segundo homem, ou seja, algumas
pessoas dizem: “O que disse é falso e a Escritura é falsa”. Eu sou Deus, o
Criador de todas as coisas, nada foi criado sem mim.
Eu estabeleci o novo e o antigo
testamento; ambos saíram de minha boca e neles não há falsidade porque Eu sou a
verdade. Por isso aqueles que dizem que Eu sou falso e que as Sagradas
Escrituras são falsas, nunca verão meu rosto porque sua consciência lhes diz
que Eu sou Deus, pois tudo ocorre segundo meu desejo e disposição.
O Céu lhes dá luz, pois eles não
podem iluminar a si mesmos; a terra dá frutos, o ar permite que se fecunde a
terra, todos os animais têm certas disposições, os demônios me confessam, os
justos sofrem de maneira incrível pelo seu amor a mim.
Eles olham tudo isso e ainda não me
veem. Poderiam ver-me em minha justiça, se considerassem como a terra devora os
ímpios e como o fogo consome os malvados.
Igualmente, também podiam ver-me em
minha misericórdia quando a água fluiu da rocha para os retos ou as águas se
abriram para que eles passassem; quando o fogo não os queimou, ou os Céus lhes
deram alimento como a terra. Assim, vendo tudo isso, ainda dizem que minto,
então, nunca verão meu rosto.
O terceiro homem, ou seja, certas
pessoas, dizem: ”Sabemos muito bem que Ele é Deus em verdade, mas não nos
importa”. Essas pessoas serão atormentadas eternamente, porque me desprezam a
mim que sou seu Senhor e seu Deus. Não é um grandíssimo desprezo de sua parte
usar meus dons e recusar a servir-me? Se ao menos tivessem adquirido tudo isso
por sua conta e não inteiramente por mim, seu desdém não seria tão grande. Mas
Eu darei minha graça àqueles que comecem voluntariamente a carregar meu fardo e
a lutar com um desejo ardente de fazer o que possam.
Eu trabalharei junto com esses que
levam meu fardo, ou seja, os que progridem a cada dia por amor a mim. Serei sua
força e os inflamarei tanto que estarão desejosos de fazer mais. Os que
perseveram no ponto que parece mortificá-los – mas que em verdade lhes é
benéfico – são os que labutam dia e noite sem descanso, fazendo-se inclusive
mais ardentes, pensando que o que fazem é pouco. Estes são meus amigos mais
queridos e são muito poucos, pois os demais acham mais prazerosas as bebidas do
segundo tesouro.
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