Páginas

sábado, 9 de março de 2019

O PECADO QUE LEVA A MORTE



Deuteronômio, 30, 15-20  
"Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal.
Mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la.
Se, porém, o teu coração se afastar, se não obedeceres e se te deixares seduzir para te prostrares diante de outros deuses e adorá-los, eu te declaro neste dia: perecereis seguramente e não prolongareis os vossos dias na terra em que ides entrar para possuí-la, ao passar o Jordão.
Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele. Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó, teus pais.”"


"O que é pecado que leva à morte?"


1 João 5,16
“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.
17-21: Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o maligno não o atinge. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

Ídolo é tudo que colocamos no lugar devido a Deus. O pecador idólatra é aquele que usa as coisas do mundo, conscientemente escolhe as coisas do mundo e deixa Deus para o segundo ou último plano de suas vidas. Ver v.19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno). Quem escolhe viver assim escolhe o maligno e rejeita Deus, mesmo que reze, vá à missa e alguns até comungue, não está em Deus.

De todas as interpretações disponíveis, nenhuma aparenta responder todas as perguntas sobre o versículo 1 João 5,16. A melhor interpretação pode ser encontrada ao comparar esse versículo com o que aconteceu com Ananias e Safira em Atos 5,1-10 * (leia também 1 Coríntios 11,27-32*).

O “pecado para a morte” é proposital, deliberado, contínuo e que não expressa arrependimento. Deus, em Sua graça, permite que Seus filhos pequem sem puni-los imediatamente. No entanto, chega um ponto que Deus não mais vai permitir que um Cristão continue em pecado sem se arrepender. Quando se chega a esse ponto, Deus às vezes decide punir o Cristão, até mesmo ao ponto de tirar sua vida.

Foi isso o que Ele fez em Atos 5,1-10 e 1 Coríntios 11,27-32. Isso talvez seja o que Paulo descreveu à igreja de Corinto em 1 Coríntios 5,1-5*. Devemos orar pelos Cristãos que estão em pecado. No entanto, talvez chegue um momento quando Deus não vai mais escutar as orações por um pecador que continua a pecar e por quem Ele tem decidido que está na hora de receber sua punição devida. É difícil aceitar que às vezes é muito tarde para orar por uma certa pessoa. Deus é bom e justo, e devemos deixá-LO decidir quando é muito tarde e confiar em Seu julgamento. Mas como nós não temos a capacidade de saber 
as condições de nossos irmãos, mesmo aqueles em pecado grave, mesmo que conheçamos a situação dele e o alertemos e ele continua no erro, mesmo assim devemos continuar a orar por ele. Porque pode acontecer que ele se arrependa na última hora e se salve. Rezemos pelos pecadores empedernidos, para que se arrependam enquanto é tempo, e não sejam, colhidos pela morte e condenados, sem terem se confessado.

Há muitos acontecimentos de mortes inesperadas, seja de acidentes ou de doenças inexplicadas, que não sabemos o que originou a morte. Quantas pessoas cuidadosas com a saúde, que praticavam esporte e mantinham uma vida saudável e estão sendo colhidas pela morte? Quando estamos em paz com Deus Ele nos cura de todas as doenças e não permite que morramos por acidente ou de morte violenta. Em todas as devoções dadas por Jesus, como por exemplo a DEVOÇÃO,AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, há uma promessa de nos defender de morte violente, de acidentes, de morte súbita. Quantas tragedias acontecendo. Veja os Mamonas Assassinas, que morte trágica? São sabemos o que Deus fez com eles, depois de suas mortes, mas sabemos que Deus é misericordioso, mas é antes de tudo justo, e sua justiça é soberana e dura com o pecador contumaz.

* Aqui as leituras citadas:

ATOS 5,1-10

ANANIAS E SAFIRA

1 Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
2 Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.
3 Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para você uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?
4 Ela não pertencia a você? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".
5 Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.
6 Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram.
7 Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido.
8 Pedro lhe perguntou: "Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade?"
Respondeu ela: "Sim, foi esse mesmo".
9 Pedro lhe disse: "Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também".
10 Naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido.
11 E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

1 CORÍNTIOS 11
27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
28 Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice.
29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.
30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo.
32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

1 CORÍNTIOS 5
Disciplinando um caso de imoralidade
1 Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai.
2 E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?
3 Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.
4 Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5 entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário