Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

PLANTAS MEDICINAIS QUE PODEM SER USADAS NA ALIMENTAÇÃO


Nesse artigo estão:
  • Beldroega, o mesmo que brilhantinha, japureba
  • Capeba
  • Caruru ou cariru
  • Língua de Vaca
  • Oliveira
  • Ora-Pro-Nóbis

Beldroega

Brilhantina, Beldroega, Folha-gorda, Planta-artilheira, Dinheiro-em-penca, Japudera


As folhas em forma de lágrima se assemelham às de uma planta de jade e tem um caule de cor um pouco avermelhada.


As flores amarelas aparecem pela manhã e muitas vezes perto do calor do dia. Após a floração, a planta deixa para trás pequenas sementes de cor escura.


A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Benefícios da Beldroega Para Saúde:
  • Os Benefícios da Beldroega Para Saúde são realmente inúmeros e trazem vários benefícios para nosso corpo. Além disso, o nome científico da beldroega é Portulaca oleácea, membro da família Portulacáceas e amplamente consumida em toda a Europa, Ásia, Oriente Médio e África.
  • Quando essa “erva daninha” incomum se tornou objeto de estudo científico, os pesquisadores ficaram chocados com o que encontraram.
  • Vegetal de beldroega tem níveis extremamente altos de ácidos graxos ômega-3 para um vegetal terrestre, bem como quantidades significativas de fibras, vitamina A, vitamina C, vitaminas da família B, ferro, magnésio, manganês, potássio, cálcio e cobre.
  • Além disso, os pigmentos betalaína (poderosos compostos antioxidantes) e carotenoides completam este verdadeiro tesouro de nutrientes e compostos orgânicos benéficos.

1. Efeito Antidepressivo:
Com altos níveis de magnésio, a beldroega possui um efeito antidepressivo. Ela contém outras substâncias como ácido fólico e lítio que tem um efeito positivo contra depressão leve a moderada.


2. Limpa as Toxinas:
  • A erva possui propriedades diuréticas e pode ser usada para limpar o corpo de toxinas, sendo útil nas doenças relacionadas ao trato urinário.


3. Mata a Fome:
  • Beldroega tem muitos nutrientes que também possuem fibra. Se você consumir uma refeição que a contenha, você se sentirá cheio e terá menos probabilidade de comer demais.


4. Protege a Visão:
  • O betacaroteno presente na beldroega tem sido associado à saúde ocular. Ele previne contra degeneração macular e catarata, eliminando os radicais livres que danificam os olhos.


5. Reduz a Resistência à Insulina:
  • Beldroega é uma das fontes mais ricas de ômega-3 que ajuda a reduzir resistência à insulina em pessoas com diabetes, mantendo seu açúcar no sangue sob controle. 6. Melhora a Circulação:


6. Melhora a Circulação:
  • O ferro e cobre na beldroega estimula a produção de glóbulos vermelhos. Ambos os minerais são essenciais para aumentar a circulação, fornecendo mais oxigênio para partes essenciais do corpo. Além disso, o ferro e o cobre também ajudam a melhorar o crescimento do cabelo.


7. Previne o Câncer:
  • As betacianinas e as betaxantinas presentes na beldroega possuem efeitos antimutagênicos no corpo, o que significa que impedem que os radicais livres causem mutações nas células saudáveis, ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer.


8. Alivia Picadas de Abelhas:
  • Os altos níveis de vitamina A combinados com vários compostos encontrados nesta “erva daninha” podem ajudar a reduzir a inflamação causada por picadas de abelhas e mordidas de cobras, quando aplicadas topicamente.
  • Beldroega ajuda a melhorar a saúde e a aparência da pele, reduzir as rugas e estimular a cicatrização da pele.


9. Trata Diarreia:
  • A beldroega pode ser amplamente utilizada para tratar tudo, desde diarreia, sangramento intestinal ou hemorroidas. E até hoje, ela é usada para tratar uma grande variedade de condições intestinais.
  • Estes benefícios são principalmente atribuídos aos compostos orgânicos encontrados na beldroega, incluindo dopamina, ácido málico, ácido cítrico, alanina, glicose e muitos outros.


10. Diminui a Pressão Arterial:
  • O potássio encontrado pode reduzir a pressão arterial devido às propriedades vasodilatador, o que significa que relaxa as células musculares dento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão no coração.


Outros Benefícios da Beldroega:
  • Popularmente utilizada como diurético e para combater cálculos renais.
  • Limpar o corpo de toxinas, sendo útil nas doenças;
  • Tem um efeito positivo contra depressão leve a moderada;
  • Você se sentirá cheio e terá menos probabilidade de comer demais;
  • Eliminando os radicais livres que danificam os olhos;
  • Reduz o nível de açúcar no sangue, sem alterar os níveis normais de glicose. Protege e estimula o funcionamento do Pâncreas.
  • O ferro e o cobre contido nas beldroegas também ajudam a melhorar o crescimento do cabelo;
  • Ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer;
  • Beldroega ajuda a melhorar a saúde e a aparência da pele;
  • Reduzir as rugas e estimular a cicatrização da pele;
  • Tratar uma grande variedade de condições intestinais;
  • Protege o fígado.
  • Não apresenta toxidade nas doses recomendadas
  • Fortalece a vesícula e baixa as Febres.
  • Protege em até 80% contra os efeitos da radiação, seja os órgãos internos, como fígado e intestino, seja a produção de células sanguíneas. Pode ser utilizado para proteger pessoas em tratamento de radioterapia.


Uso da Beldroega:
  • É possível utilizar as folhas, sementes e talos da planta aplicando em:


Sucos: o suco das folhas de beldroega pode ser utilizado para tratar inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros. Sendo diretamente aplicado na área afetada, não ingerido, apenas ingerido no caso de problemas do fígado, bexiga e rins;

Chá: usado de forma diurética;

Sementes: quando ingeridas, combatem vermes intestinais;

Os talos e as folhas machucados, podem ser aplicados sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram o processo de cicatrização;

Receitas com Beldroega:

As aplicações culinárias da beldroega são amplas já que seu sabor suave mas interessante com notas doces e ácidas é único e ao mesmo tempo muito agradável.

Salada de Beldroega:Em quase qualquer salada a beldroega cai bem, mas você deve experimentar antes, se algum ingrediente não te agradar, pode tirá-lo ou substituí-lo. 
Ingredientes:2 tomates frescos;1/2 pepino;1/4 de cebola;Um punhado de beldroega; Modo de Preparo:Corte tudo e condimente a gosto, um pouco de azeite de oliva e sumo de limão vai muito bem. Experimente combinações com macarrão, quinoa, milho, presunto ou atum.


Capeba



Confira benefícios e propriedades dessa planta
A capeba é uma planta brasileira comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e sul da Bahia.Há milhares de anos, as plantas são utilizadas como aliadas da saúde em diversas culturas ao redor do mundo. Um desses vegetais com propriedades medicinais é a capeba, de nome científico Pothomorphe umbellata, também popularmente conhecida por outros nomes, como caena, paiparoba e aguascina. A capeba é uma planta brasileira comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e sul da Bahia.

Características da capeba
Pertencente à família das Piperaceae, a capeba é um arbusto de um a dois metros de altura, com folhas ovaladas, arredondadas ou em formato de rim; as suas minúsculas flores são distribuídas em espigas. Os princípios ativos da planta incluem os óleos essenciais, compostos fenólicos, esteroides, mucilagens, chavicina, pariparobina, piperatina, piperina e jamborandina.

Propriedades e benefícios da capeba
As propriedades medicinais da capeba incluem a sua ação antirreumática, anti-inflamatória, antianêmica, antiespasmódica, antianêmica, antigonorreica, colagoga, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, laxativa, sudorífera, tônica e vermífuga. Graças à sua propriedade diurética, a planta estimula o funcionamento da bexiga e dos rins, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo através da urina. Por esse motivo, a capeba é indicada no tratamento de infecções urinárias, como a cistite, além de combater o inchaço. A capeba também contém propriedades laxativas, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e, por isso, é recomendada para os indivíduos que sofrem com a prisão de ventre. A casca da planta é usada para tratar problemas respiratórios; já outras partes da capeba podem auxiliar no combate a úlceras, doenças gástricas, problemas de fígado, vesícula ou baço. Graças às suas propriedades medicinais, a capeba ainda pode ajudar no combate à febre, além de regular o ciclo menstrual. As folhas, a raiz, o caule e as sementes desta planta são usadas na medicina popular no preparo de chás que podem combater os males supracitados.

Como preparar o chá de capeba?
Leve ao fogo uma chaleira contendo 750ml de água e 30g da planta. Deixe ferver pelo período de 10 minutos, desligue o fogo e abafe. Espere amornar e beba uma xícara deste chá três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.

Contraindicações e efeitos colaterais
O uso da capeba é contraindicado para gestantes e lactantes. Os efeitos colaterais podem incluir diarreia, vômitos, náuseas, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça. Lembre-se que o uso de plantas medicinais também deve ser feito apenas sob orientação de um especialista.

VEJA O DEPOIMENTO DE ALGUÉM QUE FOI CURADO DE DOENÇAS SERÍSSIMAS COM ESTA PLANTA:






Caruru ou cariru


Caruru


Propriedades do Caruru

O caruru é rico em ferro, cálcio e potássio, além de possuir as vitaminas A, B1, B2 e C. Ele possui propriedades terapêuticas tais como diurética, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. É um excelente lactígeno, aumentando a produção de leite pelas glândulas mamárias, tornando seu consumo muito benéfico para mulheres em fase de amamentação.

Caruru de origem brasileira muito benéfica para a saúde
Caruru é uma planta de origem brasileira, conhecida pelos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil e muito benéfica para a saúde.Os escravos que chegaram no Brasil incorporaram o alimento em seu cardápio, sendo muito apreciado por eles como alimento e na medicina popular.A planta é encontrada em várias regiões brasileiras e usada na medicina popular para alívio de várias enfermidades.Atualmente é conhecida como PANC, Planta Alimentícia não Convencional e amplamente divulgada por causa de seus nutrientes benéficos à saúde.

Conheça o Caruru
É uma planta de fácil cultivo, que prefere solos ricos em nutrientes, rega constante e de rápida propagação, sendo considerada uma planta daninha; que nasce espontaneamente entre lavouras, em pastagens, em hortas domésticas e canteiros.A herbácea atinge entre 0,40 cm e 1 metro de altura; produz folhas verdes e flores em formato de cachos em tons rosados e lilases. O sabor da planta é exótico, meio amargo e apreciado por poucas pessoas.

Propriedades do Caruru
O caruru é rico em ferro, cálcio e potássio, além de possuir as vitaminas A, B1, B2 e C. Ele possui propriedades terapêuticas tais como diurética, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica.É um excelente lactígeno, aumentando a produção de leite pelas glândulas mamárias, tornando seu consumo muito benéfico para mulheres em fase de amamentação.

Utilização do Caruru
Suas folhas, talos e sementes podem ser usados como alimento em saladas, em guisados, afogados, na preparação de omeletes, pães e bolos.Seu consumo é indicado para problemas hepáticos, infecções, para eliminação de toxinas e no alívio de dores.Ele pode ser usado em forma de chá, para uso interno; na forma de emplastro para uso externo; e na forma de banho para tratar machucados e feridas.Na roça era muito comum tratar a mastite, inflamação das tetas da vaca, com banho quente com as folhas, talos e flores do caruru.

Onde encontrar o Caruru?
Ele é encontrado em pastagens, em hortas domésticas e em terrenos baldios; além de  ser indicativo de solos de boa qualidade.As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Fonte:


Língua de Vaca 



Origem, Benefícios e Como Usar! 

A Língua de Vaca possui propriedades que protegem nosso corpo de diversas doenças. A planta possui as folhas largas e a raiz comprida e de cor laranjada.


Propriedades medicinais e aplicações da Língua de Vaca

A Língua de Vaca possui propriedades que protegem nosso corpo de diversas doenças. A planta possui as folhas largas e a raiz comprida e de cor laranjada.

Língua de Vaca (Talinum paniculatum) é originária da América, facilmente encontrada em variadas regiões brasileiras; além de conhecida popularmente por labrobó, bênção-de-deus, major-gomes, maria-gomes, língua-de-vaca, erva-gorda, beldroegão e carne-gorda.


Descrição
A herbácea possui ciclo perene com altura aproximada de 80 centímetros, podendo chegar aos 2 metros – contados a partir da superfície do solo. Ela também é considerada em muitas culturas uma praga, pois se espalha facilmente.

Os nomes que a planta possuem são maria-gorda, carirú, erva-gorda, fura-tacho, espinafre de java, inhá-gome, espinafre do suriname, ora-pro-nóbis, bredo e muitos outros nomes; a planta pode ser utilizada para preparo de saladas, pratos refogados ou ainda chás.

Tem folhas simples, espatuladas e flores pequenas rosadas e muito delicadas; reunidas em panículas terminais sobre um longo escapo floral. As sementes de cor escura, se abrigam em cápsulas amareladas com as flores. Propaga-se por sementes e raízes tuberosas.

Serve para quê?
Amplamente usada para fins ornamentais, crescendo em canteiros, jardins, vasos e jardineiras; além de usada em diversos projetos paisagísticos.

Suas raízes, folhas e flores são comestíveis, sendo empregada em variadas receitas culinárias tais como saladas, sanduíches e refogados; além de ser considerada como PANC, planta alimentícia não convencional.

Na medicina popular, todas as partes da planta são usadas, em forma de infusão, xaropes, extrato e decoccão; tendo diferentes preparos e aplicações.

Ela geralmente é empregada para alívio para a saúde intestinal, na cicatrização de feridas e dores musculares. As sementes torradas são usadas para preparação de xarope para alívio de tosses.



1 - Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como sedativa, antigripal, anti-inflamatória, antibacteriana, anti-herpética, diurética, tônica, desobstruente, cicatrizante, diurética e antiblenorrágica.

Ela possui proteínas e variados sais minerais tais como cálcio, magnésio, manganês, fósforo, sódio, cobre, zinco e enxofre.

Entre seus princípios ativos, estão presentes o ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona e até mesmo prunasina. Entre suas propriedades medicinais estão sua ação antiblenorrágica, antigripal, béquica, anti-herpética, desobstruente, diurética, sedativa, emenagoga, vulnerária e tônica, sendo que a maioria delas pode ser aproveitada na forma de chá.


2 - Benefícios da Língua de Vaca Para Saúde:

O uso da Língua de Vaca é recomendado no tratamento de diversas condições de saúde, tais como:
  • Trata doenças de pele;
  • Trata afecções das vias urinárias;
  • Elimina o catarro;
  • Alivia dores musculares;
  • Trata dores de cabeça;
  • Combate a Insônia;
  • Melhora a cicatrização das feridas;
  • Torceduras;
  • Obstipação intestinal;
  • Tumores linfáticos;
  • Tosse;
  • Úlcera entre outros.


 3 - Para que se Usa a Língua de Vaca:
A planta é utilizada para combater a fadiga, cansaço físico e mental, e infecções intestinais.
O modo de preparo da mesma é simples e rápido. Em uma xícara com água, acrescente uma colher de chá das raízes da Língua de Vaca e outra de suas folhas, todas estando fatiadas.
Depois, coloque toda a mistura em outro recipiente e leve tudo ao fogo. Assim que atingir o ponto de fervura, cronometre cinco minutos e depois desligue o fogo. Aguarde até que o líquido fique morno e consuma de uma até três vezes ao dia.


4 - Cataplasma da Planta:
Empregado para tratar inflamações, afecções da pele, feridas, coceiras, entre outros transtornos, o cataplasma da Língua de Vaca fica pronto em pouquíssimo tempo. Basta, pegar duas colheres de sopa das folhas frescas deste vegetal.As mesmas devem ser maceradas até que apareça uma espécie de pasta natural. Tal substância deve ser usada de duas até três vezes por dia na área do corpo afetado.

5 - Contraindicações da Língua de Vaca:

Até o momento, por não haver nenhum tipo de pesquisa científica sobre os benefícios medicinais da planta, não há registros de possíveis efeitos colaterais e nem contraindicações sobre o seu uso. Entretanto, é preciso consumir com moderação, pois geralmente, tudo em excesso é prejudicial à saúde.


Fonte:
https://www.coisasdaroca.com/plantas-medicinais/lingua-de-vaca.html



Oliveira

Chá de oliveira: conheça 7 benefícios à saúde, confirmados por estudos

A mais nova 'moda' entre os chás milagrosos, as folhas de oliveira - árvore onde nascem as azeitonas - têm sido apontadas por pesquisas clínicas como uma planta medicinal capaz de favorecer a perda de peso. Além de promover outros benefícios à saúde.

"Um estudo publicado em 2010 no American Journal of Nutrition, realizado na Universidade de Southern Queensland, na Australia, e coordenado pela pesquisadora Dra. Lindsay Brown, mostrou que o chá de folhas de oliveira pode ser um aliado no processo de emagrecimento", informa o médico homeopata Roberto Debski.

Segundo o Dr. Debski, nesse estudo ratos receberam durante oito semanas uma dieta rica em carboidratos e gorduras, e desencadearam um quadro de síndrome metabólica, com aumento da gordura visceral (no fígado), aumento dos níveis de pressão arterial e alteração na sensibilidade à insulina e à glicose.

"Dra. Lindsay Brown afirmou que o efeito anti-inflamatório do chá das folhas de oliveira contribuiu para as melhoras no metabolismo dos ratos, que se tornou altamente inflamatório pela dieta hipercalórica", conta o médico.

Lista de benefícios do chá de oliveira

Listamos a seguir alguns dos benefícios do chá de oliveira, confirmados pelo Dr. Roberto Debski:


1) Ajuda a emagrecer

Devido à presença de polifenóis, que possuem diversas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de oliveira reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo energético. Para o processo de emagrecimento, é preciso associar a ingestão do chá à uma dieta saudável e atividades esportivas regulares.

2) Auxilia no combate a osteoporose

O componente oleuopeína, antioxidante das folhas de oliveira, tem a propriedade de estimular o aumento do número e da atividade das células que geram os ossos, chamadas de osteoblastos. "Esse estudo foi publicado na revista Osteoporosis International. Essa ação previne a perda de massa óssea que ocorre durante o processo de envelhecimento (osteoporose)", confirma o dr. Debski.


3) Tem propriedades anti-inflamatórias

Os fitoquímicos polifenóis do chá de oliveira têm propriedades anti-inflamatórias com papel na cascata das prostaglandinas e leucotrienos. Clinicamente, estas propriedades atuam no combate a doenças crônicas e obesidade, que tem entre suas causas a inflamação crônica.


4) É hepatoprotetor

O chá de oliveira tem efeito cardioprotetor ao reduzir a inflamação crônica e a oxidação do colesterol. Também relaxa as artérias e otimiza a microcirculação. Protege o fígado e impede que o órgão acumule gordura. Sua ação antioxidante protege as células do corpo, inclusive as células sanguíneas, e aumenta a resposta do sistema imunológico.


5) Previne envelhecimento precoce

O processo de envelhecimento precoce se deve ao aumento da presença de radicais livres de oxigênio, que lesam as células, tecidos, órgãos e prejudicam o metabolismo. O chá de oliveira possui diversos antioxidantes. Entre os quais o hidroxindasol, que tem um grande potencial antioxidante, cerca de dez vezes maior do que o do chá verde, e centenas de vezes maior do que o da vitamina C.


6) Ajuda no controle da pressão arterial

Os fitoquímicos polifenóis presentes no chá de oliveira, em especial a oleuropeína, têm efeitos anti-inflamatórios. "Como a etiologia das doenças cardiovasculares é a inflamação crônica, que lesa a parede das artérias e prejudica a microcirculação, o chá tem efeito cardioprotetor e reduz a pressão arterial", explica o médico homeopata.


7) É diurético

O fitoquímico oleuropeína tem propriedades diuréticas e ajuda a reduzir o edema dos tecidos e a retenção de líquidos, o que aumenta a eliminação das toxinas dos tecidos e combate inchaços Essas propriedades auxiliam no emagrecimento e na prevenção da formação de cálculos do trato urinário.

Fonte:

Resultado de imagem para ora-pro-nobis planta 

BENEFÍCIOS, CULTIVO E COMO USAR:


Quem é de Minas Gerais, há muito tempo, conhece a planta ora-pro-nóbis. É comum ver na região mineira esta planta nos quintais das casas e nas cercas vivas de sítios e chácaras, além de ser típico da região utilizá-la como alimento em casas e restaurantes de Minas Gerais. Em Minas, essa planta é conhecida como"bife de pobre" por ser um alimento econômico, nutritivo, proteico e acessível.

Várias pessoas ainda não a conhecem e neste conteúdo serão passadas informações importantes sobre os atributos desta planta.

Saibam mais sobre esta planta e suas propriedades nutricionais, pois é rica em proteínas e aminoácidos.

As folhas da planta ora-pro-nóbis são uma boa alternativa alimentar, por sua rica constituição nutricional, para quem pratica o veganismo.

Dados para Cultivo

Propagação: Sementes, mudas e enraizamento de estacas.
Espaçamento: Sem dados (ornamental) e nativa.
Época de Plantio: Com irrigação e estufa: ano todo (também é nativa em certas condições).
Época Colheita: Folhas: período vegetativo, antes flores; fruto: janeiro a maio.

Informações Gerais

Valor Alimentício:
Na desnutrição utilizar as folhas frescas ou secas no feijão, no preparo de saladas, refogados, na sopa e sucos. Pelas suas propriedades nutricionais, é conhecido popularmente como o “pão dos pobres”. Deve ser usado nos programas de educação alimentar de entidades governamentais que fornecem alimentação preparada, tais como merenda escolar, etc.

Observações: É usada como cerca viva.

Uso Medicinal

Uso Principal:

Compêndio de plantas medicinais; José E.B.P.Pinto et alli; UFLA – Universidade federal de Lavras; 2000):
Anemia (desnutrição).

Uso Normal:

Compêndio de plantas medicinais; José E.B.P.Pinto et alli; UFLA – Universidade federal de Lavras; 2000): para tratar tumores e outros tipos de inflamações cutâneas (furúnculos), anti-sifilíticas (usa-se folhas novas maceradas com azeite). Folhas usadas contra colesterol alto. Furtado, 2004: antidermatogênica, extrato hidroalcoólico, folhas. CONEPEX, 2004, folhas:
Antidermatogênica. SPMB, 2004, anti-inflamatória.

Características:
Arbusto trepador, ramificado até 3m de altura, e totalmente armado de acúleos, que vegeta em diversos pontos de nosso território, especialmente nas restingas. Cada uma de suas suculentas folhas é munida e dois pequenos acúleos. As flores de cor esbranquiçada, dispõem-se em panículas terminais. Os frutos consistem em bequenas bagas amarelas, angulosas e de sabor insípido. Prefere solos ricos em matéria orgânica. Originário do Brasil. Fonte: José E.B.P.Pinto et alli; UFLA – Universidade federal de Lavras; 2000.

Resultado de imagem para ora-pro-nobis planta

Família: Cactacea. Alguma Literatura cita esta planta tendo como sinônimo botânico, Cactus grandifólio, planta cadastrada neste banco de dados.

É uma planta rústica, resistente à seca, própria de clima tropical e subtropical. Desenvolve em diferentes tipos de solo e não é exigente em fertilidade, porém adapta-se melhor a locais onde haja luz plena. Pode ser propagado por: (a) sementes ; (b) estacas (ramos não muito jovens de outra planta, com 10 a 12 cm de comprimento), acomodadas em solo afofado, a três ou quatro centímetros de profundidade, mantendo-se a umidade do solo para facilitar seu desenvolvimento (as estacas enraízam com facilidade). Para conseguir folhas sempre novas e tenras o ano todo, faz-se podas leves a cada três meses. No início das chuvas a planta brota com maior vigor. [UFLA-LAVRAS-DPTO AGRICULTURA]
Resultado de imagem para ora-pro-nobis planta


Nenhum comentário:

Postar um comentário