Postagens populares

quinta-feira, 27 de junho de 2013

OS FALSOS PROFETAS - Evangelho: Mateus 7,15-20




Evangelho (Mateus 7,15-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 15 "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. 
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? 

17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 
18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 
19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 
20"Pelos seus frutos os conhecereis". 



Comentário ao Evangelho:

OS FALSOS PROFETAS

Quem são os falsos profetas? A pista para identificá-los e desmascará-los foi oferecida pelo próprio Jesus. Jesus pede-nos para acautelar, porque vivem no nosso meio como um cristão de fachada, mas as suas vidas estão desvinculadas de Cristo: pregam uma coisa e fazem outra, pregam Cristo e cometem injustiças que Cristo abomina; pregam amor e misericórdia, mas são egoístas e impiedosos; falam do perdão e até exigem serem perdoados em seus atos, porém nutrem ódio no coração; anunciam o absoluto de Deus e seu Reino e, contudo, são apegados aos bens deste mundo e cultivam uma forma escondida de idolatria. A vida dos falsos profetas é feita de hipocrisia.
O exemplo da árvore boa e da árvore má ilustra bem o que seja o verdadeiro e o falso profeta. Se a pessoa é autêntica, verdadeira, sua vida é expressão dos valores do Reino postos em prática. Já a pessoa falsa será perceptível no seu modo incorreto de viver.
É na prática de vida que se reconhece quem é verdadeiro e quem é falso, pois, mesmo que camuflados em seu disfarce, os falsos acabam por serem identificados, pois não podem enganar a todos o tempo todo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário