Postagens populares

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reflexão: APARÊNCIAS - Liturgia: Leitura (1 Tessalonicenses 2,9-13) / Salmo 138 / Evangelho (Mateus 23,27-32)


 
1ª Leitura (1 Tessalonicenses 2,9-13
Leitura (1 Tessalonicenses 2,9-13)
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses.2 9 Vós vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e de nossa fadiga. Trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, pregamos-vos o Evangelho de Deus.10 Vós sois testemunhas, e também Deus, de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos portamos convosco que crestes.11 E sabeis que procedemos com cada um de vós como um pai com seus filhos:12 nós vos temos exortado, estimulado, conjurado a vos comportardes de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua glória.13 Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis.
Palavra do Senhor.
 
 
 
 


Evangelho (Mateus 23,27-32)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (
1Jo 2,5).
 
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
23 27 Disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28 Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
30 e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas.
31 Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.
32 Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais!”
 
 
 
Reflexão
 

APARÊNCIAS
 
 
Quão frágil somos diante do poder de Deus. Basta um simples raio cair sobre nós e não existiríamos mais nesta terra. Imagine quantas vidas acabam numa fração de segundos quando acontece uma dessas tragédias da natureza, um acidente, uma bala perdida, etc.

Meditando sobre a fragilidade humana, eu me pergunto: COMO TENHO VIVIDO A MINHA VIDA? Onde está a minha imagem e semelhança com Deus? Sim, porque DEUS nos fez a todos com a SUA IMAGEM E SEMELHANÇA e é o que me fortalece. Mas como posso identificar em mim a imagem e semelhança com Deus se eu vivo de aparências? Vivo a anestesia de uma realidade que não foi eu que escolhi, mas que me foi imposta por um sistema econômico e financeiro que cria necessidades e me afastam de minhas origens, descaracterizando a imagem de Deus em mim. 

A  maioria das pessoas caminham pelo mundo buscando fora de si a felicidade quando ela está dentro, supervalorizam a moda, gostam das facilidades que o mundo disponibiliza, da posse de coisas, que apenas tiram o sentido das coisas eternas e as deixam tão pesadas. Pesadas de matéria, mas vazias de conteúdo espiritual. Não são capazes nem de amar como devem.

Temos de acordar para o fato de que as aparências de uma vida fútil não me dá leveza e não me faz feliz, ao contrário me instiga a buscar mais e mais porque não me realizam. Assim, vai-se acumulando mais e mais pesos, sim, porque a matéria pesa. E quando vou acumulando chega um momento em que não consigo carregar de tão pesado, porque o que me anima, me dá leveza e me faz feliz de verdade é a paz e a liberdade, em poder caminhar simplesmente de cabeça erguida, sem pesos... Apenas a simplicidade de poder apreciar a natureza dá a felicidade que precisamos, as forças que nos reabastecem  depois de uma jornada estressante!

O que me adianta ter uma conta bancária que me permite a posse de bens, o que me adianta ter bens materiais se a qualquer momento posso ser atingida por um raio ou ser vítima de um acidente, de uma bala perdida ou sei lá o quê? Você me dirá, não se sabe qual é o futuro, por isso precisa-se prevenir... E assim acaba por não viver o presente e usufruir das coisas boas do presente, como por exemplo tirar umas férias para descansar, confraternizar com amigos sem se preocupar em dividir a conta, enxergar o outro que está a seu lado e precisa de uma ajudinha, exatamente naquilo que você pode e tem como fazê-lo.

Há inúmeras pessoas desempregadas..., passando fome..., sem teto..., nas filas dos hospitais, sem condições de comprar os remédios que precisam..., nas “periferias” das ruas do centro das cidades, cujos corpos se estendem pelas calcadas e nos atrapalham caminhar. 

 E há também tanta gente boa que luta com muitas dificuldades para dar assistência aos necessitados e  você, muitas vezes nem toma conhecimento delas, porque não quer viver o real, e sim as APARÊNCIAS.

São tantas coisas que se pode fazer com o dinheiro, que sobra do salário..., coisas que nos fazem sentir livres, felizes e leves como um pássaro, e belos como os lírios do campo, como Jesus nos ensina... e as pessoas  se preocupando com o efêmero.

Existe um ditado que diz que a justiça de Deus demora mas não falha. E podem estar certos de que diante do Juiz Supremo seremos cobrados pelas oportunidades que tivemos, de fazer a caridade e não o fazemos. Sim, porque Deus é Pai de todos e se ELE te dá a oportunidade de ter um salário que lhe sobra é porque confia em você... confia que você vai dividir com aquele que não tem.

Por isso esse Evangelho vem nos alertar para não acumularmos, não guardarmos dinheiro em bancos, porque senão Deus vai fazer a justiça Dele, e vai culpar aquele que guardou pelas inúmeras mortes de inocentes, morte de fome, morte por falta de assistência básica.

E a nova ordem mundial ainda dita as regras de conduta em relação ao próprio corpo. As pessoas perderam a liberdade de serem elas mesmas, porque o mundo dita um corpo segundo a "moda" e as pessoas se desgastam e perdem o seu merecido descanso após o  trabalho para encherem as academias. E ainda criam novas formas de consumo de alimentos, nada natural, os famosos "suplementos", em forma de alimento sintético e até remédios importados, sem o devido controle do Conselho de Medicina. Assim, atende-se aos ditames da moda e consegue um corpo belo, mas é tudo aparência como é efêmera a vida que passa. Porque o que fica e permanece na vida eterna é a alma, o corpo virará pó. O corpo que Deus deu é perfeito... Ou alguém duvida que é perfeito o que DEUS faz?  Ele o fez  pensando no que há de melhor, mas você o rejeita, inconscientemente, mas rejeita...


 
Eu me pergunto a mim mesma: O QUE EU ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA, PARA NÃO SER CHAMADA POR JESUS DE “SEPULCRO CAIADO”?

Reflitamos sobre isto, porque o mundo passa-nos valores falsos... tudo está a serviço de uma ordem mundial consumista, que privilegia quem pode bancar, com o único objetivo de criar a anestesia, um inconsciente coletivo devastador, porque não tem limites, o limite é a morte da alma.

Pense bem se você não está sendo vítima dessa nova ordem, que é conduzida  pela mídia, que propaga coisas que você não escolheu mas foi induzido a usar, consumir para sustentar o sistema econômico composto por um número de pessoas que lucram com as suas escolhas.

A única verdade que liberta o homem é a verdade de Deus, que nós podemos identificar nas Escrituras Sagradas. Fomos feitos por Deus e para Deus, mas em liberdade. E em nome da liberdade que o próprio Deus nos deu, rejeitamos as  verdades de Deus em  nossas vidas, e cada vez mais nos distanciamos de nossa essência, de nossa consciência elevada, onde está a imagem e semelhança com Deus. Imagem se perfeição.

Precisamos aprender a amar o amor, amar com o coração, porque o coração não engana e nem se deixa enganar, é nele que está a essência de Deus. Nunca foi tão urgente buscar a conversão e oração para livrar dos ladrões de alma que querem nos pegar desprevenidos. Precisamos desejar a “perfeição”, imagem de Deus em cada um de nós..., viver os dias de nossas vidas buscando esta perfeição que é a santidade e que está ao alcance de todos conquistá-la, para, um dia poder voltar às origens que está em DEUS.

 
 
 
Geovani
26/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário