Postagens populares

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O TERÇO MARIANO - MISTÉRIOS, LUMINOSOS (para rezar às Quintas-Feiras)


 

O SANTO TERÇO
 
-  Em Nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. Amém.
- Oferecimento do Terço (Ofereçamos pelas intenções de Nossa Senhora e de Jesus)
- Creio (Segurando a Cruz)
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
Amém!
 
- PAI NOSSO (contas maiores -  no início 1 conta e entre as contas separando cada Mistério)
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, vem a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém!
- AVE MARIA (contas menores – 3 contas do início, após o Pai Nosso e 10 contas cada Mistério)
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém!
- SALVE RAINHA  (no final)
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa ó doce e sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo.
Amém!
Entre as contas de cada Mistério:
- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio e agora e sempre
- Oh, Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
- Oh, bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu, em especial as que mais precisarem
- Pode também pedir o auxílio de São José
 
Vamos primeiro fazer uma introdução para se entender a importância dessa oração que pode salvar almas e leva-las a Deus. É uma oração simples, de pessoas humildes, nem precisa ser alfabetizada. E agrada a Deus que responde a todas as intenções colocadas nela, se forem do coração e rezadas com fé. Se rezada em família consegue-se a conversão de toda a família. Jesus nos ensina a pedir, buscar e insistir e assim Deus nos dará o Espírito Santo (Lucas 11, 9-13). Pois bem esta oração cumpre esta promessa de Jesus e o Espírito Santo vai, aos poucos, de acordo com a nossa fé e disponibilidade a Deus (verdadeira liberdade), vai orientando a nossa vida, a forma de viver que provoca em nós mudança evolutiva em nossas consciências. É a oração predileta de todos aqueles que se santificaram o hoje estão diante de Deus.
 
MISTÉRIOS LUMINOSOS
São os mistérios da vida de Jesus, desde o Seu batismo até a última ceia. Ao contemplar a vida de Jesus, penetramos no conhecimento interno da pessoa de Jesus, do seu proceder, do seu amor. Cada particularidade nos faz entrar no encanto da Sua vida, vida que é VIDA. À medida que conhece-se Jesus entende-se que o Filho do Homem é também Filho de Deus. Tanto que Jesus nos ensinou a chamar a Deus de Pai, Deus é pai de todos.
Caminhando com Jesus sou compenetrado no fascínio da Pessoa de Jesus: a Sua vida, Sua maneira de amar e de fazer o bem. Uma vida que gera outras vidas, porque doa amor que se multiplica.
Mergulhando na vida de Jesus somos cativados pelos encantos e beleza de uma vida simples, descomplicada de preocupações materiais, mas repleta de beleza e amor pelos outros. Seguindo o exemplo da vida de Jesus vivemos, também, esse encanto por sentir-nos tão próximos a Ele.
Aprendo, com Jesus, que também “eu” posso gerar outras vidas para Deus, vivendo por Deus e pelos irmãos e me colocando inteiramente a serviço do outro, anulando-me, se necessário, porque posso ser sustentada e estar plena com Deus e mais ninguém.
 
1º Mistério: BATISMO DE JESUS
No Batismo de Jesus a Trindade se revela: o Pai diz que Jesus é o Seu Filho amado, o Espírito desce em forma de pomba e Jesus é batizado. Assim, Jesus é apresentado em público.
Com o SACRAMENTO DO BATISMO sou filho de Deus, a Trindade é vida em mim, o Espírito de Deus consagra-me, sou membro da Igreja. É uma graça sem medida...
Como eu vivo esta graça em minha vida?
O filho de Deus é livre: como eu vivo esta liberdade tendo em mim a marca espiritual do Espírito Santo que Deus me concede no Batismo? Como entendo o significado de ser “filho” de Deus?
 
2º Mistério: AS BODAS DE CANÃ
Nas bodas de cana acontece o primeiro milagre de Jesus. E a partir daí os discípulos que O estava seguindo porque assistira o Seu Batismo, a partir de agora passam a acreditar Nele. Tudo se realiza pela interseção de Nossa Senhora e o vinho é símbolo do vinho novo das Bodas do Cordeiro.
Percebe-se aí uma perfeita sintonia entre Maria e a Trindade Santa. Ela conhece em profundidade o Mistério Trinitário e é por isso que intercede, porque sabe que Jesus pode fazer o milagre e se antecipa a Ele, faz acontecer.
É interessante notar que a exposição pública de Jesus acontece numa festa de casamento. Aprendemos com Jesus e Maria que as nossas exposições em público não nos pode deixar alheios às necessidades dos outros. Ao contrário é o momento de mostrarmos que somos filhos amados de Deus, e que Deus espera de nós uma atitude que corresponda à nossa filiação Divina. Cuidemos para sermos bons exemplos para os outros.
 
3º Mistério: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
O início da pregação de Jesus, o anúncio do reino de Deus e o convite à conversão.
Jesus começou a sua pregação na cidade onde morava, Nazaré, mas quando soube que João havia sido preso, mudou-se de Nazaré para a Galileia, na cidade de Cafarnaum. Pregava a necessidade de conversão, de mudança de vida e que o Reino de Deus estava próximo  (Mt 4,17).
O convite à conversão se estende nos dias de hoje, sem a qual não se pode participar do Reino de Deus. A escuta da Palavra e a observação dos ensinamentos de Jesus é fator primordial para a conversão. No entanto não há conversão sem oração, porque através da oração e do silêncio Deus fala ao coração de cada um e o faz caminhar em direção à conversão. Isto acontece porque Deus não interfere na liberdade da sua criatura, e mesmo que ela conheça a Palavra e a professe é através da oração que ela manifesta o seu livre desejo de estar com Deus.
 
4º Mistério: TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS NO MONTE TABOR
Enquanto orava o aspecto de Seu rosto modificou-se e suas vestes se tornaram de uma brancura fulgurante. Surgiu uma nuvem que os cobriu e discípulos que o acompanhavam ficaram atemorizados. Da nuvem surgiu uma voz que disse: “Este é o meu filho predileto... Escutai-O!”
Na transfiguração Jesus se apresenta na sua forma Divina.
O sentido da transfiguração para assemelharmos a Jesus está intimamente ligado à elevação espiritual, que se dá em nível de consciência mais elevada. Para se alcançar precisamos de conversão progressiva que é a união do entendimento da Palavra, com a experiência Dela na vida, acompanhadas de sacrifícios de si, pelo outro. Isto só é possível através da oração (colóquio com Deus), penitência e Jejum, onde vamos aprendendo a nos desligar da matéria, de nós mesmos e vamos nos tornando mais parecidos com Jesus, na maneira em que vamos sentindo prazer em servir, a ponto de conseguir sermos servos uns dos outros com amor pelo outro, se despojando do próprio ego.
 
5º Mistério – A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Jesus tomou o pão, e depois de dar graças, partiu-o e o distribuiu a seus discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é o MEU CORPO, que é dado por vós; fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo tomou o cálice, rendeu graças, e deu a cada discípulo dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o MEU SANGUE, é a NOVA ALIANÇA em meu sangue que é derramado por todos os homens em remissão dos pecados”. (Nota: a Primeira Aliança de Deus com o povo foi selada pelo sangue de cordeiros, como vítimas em sacrifício. A Nova Aliança é feita pelo sangue de Cristo, vítima oferecida em sacrifício pelo gênero humano).
A instituição da Eucaristia e a graça do Sacerdócio são dons de Jesus na Sua Última Ceia. A Eucaristia é o ponto mais alto da vida cristã, o nosso tesouro, a nossa pérola, o nosso encanto, a fonte de vida e santidade. Jesus está presente em todos os Sacrários da terra, oferecendo-Se a nós todos como a fonte de vida para alcançarmos a santidade e poder estar com Ele na morada Eterna, quando formos desta vida para a outra. Nas espécies de pão (hóstia) e vinho ou mesmo apenas numa das espécies está a maior graça que encontramos na terra para nos ajudar a transpor da vida da matéria para a vida espiritual. Não comungar desta graça é como rejeitar a vida que Cristo oferece a nós e por nós. Todavia, o pecado fez com que as pessoas se afastassem de tal tesouro. Mas Deus tem um plano para atrair aqueles que, mesmo não participando porque se encontram em pecado, O desejam do fundo do coração e O adoram na Eucaristia, fazendo comunhão espiritual. Pois Cristo jamais rejeita aquele que O deseja.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário