Postagens populares

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

OS PECADOS CONTRA DEUS





Os Pecados Contra Deus


Pecar é preferir a si mesmo, antepondo-se a Deus e aos outros. Quando cedemos às paixões desordenadas que nos colocam no centro da nossa própria existência estamos negando a nossa natureza, que só se completa quando se abre ao próximo e a Deus. O pecado é a recusa a instaurar com Deus e com os outros uma relação de amor. O pecado é um “converter-se às criaturas” e “rejeitar o Criador”. Em geral, o pecador só deseja os prazeres proporcionados pelas criaturas, e não necessariamente quer rejeitar o Criador. No entanto, ao se deixar seduzir por satisfações fugazes proporcionadas pelas criaturas, o pecador sabe, implicitamente, que está agindo contra o amor do Criador, pois sente que o prazer terreno não o preenche e, mesmo assim, não resiste a ele.

Para Jesus, o pecado nasce no interior do homem (cf. Mt 15, 10-20). É por isso que é necessária a transformação interior, do coração. Para Jesus, o pecado é uma escravidão: o homem se deixa ficar em poder do maligno, valorizando falsamente as coisas deste mundo, deixando-se arrastar pelo imediato, por satisfações sensíveis que não saciam a nossa sede de amor e de plenitude.

Portanto, todas as atitudes que os seres humanos praticam contra a natureza, sejam em qualquer contexto, e que afeta a relação do homem com Deus é pecado. E o primeiro ponto de interferência do homem, que afeta a relação com Deus está em querer viver a sua própria vontade material, desconsiderando e menosprezando o espiritual, onde Deus, o Pai Eterno comunica o divino ao humano. O humano sem o divino não sobrevive, porque a matéria tende a se corromper, e com o tempo se decompõe e acaba, só o divino do homem, isto é, o espírito herdado de seu Criador é eterno. No entanto, o livre arbítrio dá ao homem o direito de escolher entre a vida eterna ou a morte. Isto quer dizer que se pode, por própria escolha não querer a vida espiritual e, não a terá, e morrerá. Porque quem dá a vida é Deus, e Deus é Espírito, Espírito Santo. E é através do Espírito Santo que Ele nos capacita com as virtudes e nos revela os Seus divinos dons.

Veja o que Paulo diz em 1Cor 2,10-11,14,15):

“Irmãos: A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
...o homem natural - o que fica no nível de suas capacidades naturais - não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se pode julgar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas”.

Sem o espírito o ser humano não é capaz de discernir a verdade das coisas para saber julgar o que é certo e o que é errado. Deus, o conhecedor da verdade se comunica aos homens em Espírito pelas virtudes infundidas por ELE, através dos sacramentos, especialmente do sacramento do Batismo e da Confirmação. A virtude da Fé infundida por Deus permite o encontro da alma com a verdade de Deus, ou seja, o próprio Deus capacita-nos a crer Nele. (leia: Virtudes e Dons de Deus infundidos pelo Espírito Santo)

As virtudes infundidas por Deus, são aperfeiçoadas no ser humano pelos dons que capacitam-no a ser dócil ao comando do Espírito Santo, permitindo evitar e combater os pecados em sua natureza, para que assim ele possa alcançar a santidade. Lembremos que a santidade é necessária para se chegar a Deus. E o pecado interfere em nossa relação com Deus. Dependemos de Deus, do Seu Divino Espírito para tudo, até para lembrar e assumir os pecados que cometemos e confessá-los.

Deus criou o homem para ter relação direta com Ele, e tudo que interfere nessa relação se constitui em idolatria. A idolatria é privilegiar outras coisas na vida que não esteja ligada diretamente com o plano de Deus. O plano de Deus é o bem de toda a criação, porque DEUS É AMOR, unicamente amor, e tudo que interfere na prática do bem, isto é, do amor desinteressado, é uma afronta a Deus, porque compromete a si mesmo e ao ambiente onde se vive.


O Pecado – O que é e porque pecamos
O ser humano, desde a sua origem é seduzido pela mentira do tentador, que o fez pensar se igualar a Deus, induzindo-o a viver por si mesmo. Mas viver por si mesmo contraria a vontade de Deus e contraria a própria criatura, que não é capaz de viver sem Deus, de onde vem toda a sua força e capacidade de viver. Assim, rejeitando a ao comando de Deus, e sem condições de viver por si, ela acaba por se transformar em objeto de manobra na mão do inimigo de Deus, lúcifer, o anjo decaído que perdeu a convivência com Deus, e cujo seu maior desejo é se igualar a Deus em poder. Como jamais poderá combater contra Deus, ele ataca os filhos de Deus, quando estes lhe dão abertura para isto.

Veja, que mesmo diante do AMOR, de DEUS que é o PRÓPRIO AMOR, os primeiros viventes, Adão e Eva se deixaram contaminar por uma espécie de ego-compartilhado dando ouvidos ao tentador, o que já se constituiu em ato de desobediência. Isto gerou consequências, perderam a relação direta com o Eterno Pai, Deus Criador e foi introduzindo em seu interior o EGOÍSMO e o ORGULHO, razão de todos os males no mundo... E geram no homem a idolatria, onde se coloca ídolos no lugar de Deus, adorando primeiramente os seus interesses pessoais como o prazer, a saúde, os divertimentos, o poder, o orgulho e a impureza. Satanás é o mentor das ações opostas ao plano de Deus, e tem seduzido a todas as nações da terra com a luxúria, instigando no homem a busca por prazeres temporais, as vividas no corpo como a sensualidade exacerbada. Da mesma forma tem instigado o ódio e a divisão, e estes tem tomado o lugar do amor e da comunhão com Deus. As injustiças, em todas as esferas estão tomando o lugar da justiça. Há desarmonia e conflito no interior dos seres humanos e que lhes tiram a paz e isto se estende de forma mais intensa e contínua no plano político, onde surgem as guerras e milhares de vítimas inocentes são arrastadas ao sofrimento, à morte e à orfandade. Todas essas desarmonias são consequências dos pecados capitais da humanidade.

Na verdade, é a fragilidade espiritual que leva o homem a cometer erros, fazer más escolhas e pecar. O pecado por menor que seja é uma porta aberta, à ação do maligno, que deseja destruir as almas das criaturas amadas de Deus. O demônio, maligno, satanás ou lúcifer são os mesmos seres espirituais do mal que dominam os ares e estão em todos os lugares à espera de uma má ação para que ele tome o domínio da situação.

Mesmo um pensamento, que leve à uma ação pecaminosa é uma fresta aberta a que o demônio se vale para fazer perder as almas de Deus. Mas isto não quer dizer que o demônio lê os nossos pensamentos, é Deus mesmo que permite, de acordo com as nossas escolhas más (*). Somos livres em nossas escolhas, porém Deus permite que colhamos os frutos de nossas faltas, para nos emendarmos e melhorarmos. Todos nós sabemos de antemão quando cometemos faltas, e só as cometemos porque assim o desejamos. Portanto ninguém pode dizer que é inocente diante de uma falta cometida. O Correto a fazer é Reconciliar-se com Deus através da Confissão dos pecados a Deus através do Sacerdote, pessoa indicada por Deus.

(*) Nas revelações de Jesus a Santa Brígida Ele diz:


Esse demônio foi por mim criado bom, mas decaiu por sua vontade má, e se tornou, por assim dizer, meu servo para aplicar retribuição aos trabalhadores do mal”. (Capítulo 1)

Podes reconhecer o espírito imundo por três coisas contrarias a estas:
  • Ele tenta para que te elogies a ti mesma e te orgulhes do que te foi dado;
  • Ele tenta para que atraiçoes tua própria fé;
  • Também te tenta a impureza em todo o corpo e em todas as coisas, e faz com que teu coração arda por isso. Às vezes também engana as pessoas sob a forma de bem (bem material).
Também não é possível para ele aproximar-se das pessoas, a menos que Eu o permita, seja pelos pecados humanos ou por algum de meus desígnios ocultos, porque ele é minha criatura como todas as demais, e foi criado bom por mim, embora tenha se pervertido por sua própria maldade. Portanto, Eu sou Senhor sobre ele.
Entretanto, nunca poderá conseguir o controle das almas que têm fé e se deleitam em Mim”. (Capítulo 4)


O demônio no mundo se presencia através do ateísmo e do materialismo e não é difícil de identificá-lo. Basta comparar o que se vive no mundo e confrontá-lo com a Palavra de Deus. Mas é preciso um esforço de conhecer a Palavra e meditá-La. A Palavra Sagrada é a ajuda perene de Deus na terra, para conduzir a humanidade a Ele, o seu Criador. No entanto o homem está mais interessado no mundo do que em Deus, ou seja, as pessoas se desinteressaram de Deus, e isto tem consequências muito graves ao ser humano, principalmente no que diz respeito à perda da identificação com Deus, fazendo com que se perca a sua própria essência de Deus que é a Sua Imagem e Semelhança com Ele. Isto é o mais grave que pode acontecer ao ser humano porque o exclui do Reino de Deus e o coloca a mercê do inimigo de Deus. Estar à mercê do demônio é a perda da esperança de salvação e a terrível sorte infernal.


A presença de Deus no mundo através dos seus escolhidos


Ao longo da história Deus sempre se presenciou através dos profetas suscitados por Ele, por Seu Divino Espírito Santo, para ajudar a humanidade a se conduzir afim de lhes capacitarem viver o plano de salvação de Deus. Fez com que a Sua Palavra fosse escrita e mantivesse como o tesouro para ajudar o homem a reencontrar com o Seu Criador. E Ele mesmo, o Eterno Deus se fez homem em Jesus para mostrar ao humano como se conduzir, experimentando na própria carne o jeito humano de ser que o liberta dos pecados e permite-lhe viver o plano de Deus, fazendo a vontade de Deus que é soberana, isto é, quer agrade ou não é a vontade de Deus que se cumprirá.

Jesus, ao longo da história do Cristianismo, nestes dois mil anos tem se manifestado aos santos, seus escolhidos e comunicado os desvios do homem do plano de Deus para o qual foi criado, e, reiteradas vezes tem passado a estes, a forma de proceder que leve a humanidade ao caminho indicado por Ele quando aqui viveu como humano. Há muitas manifestações dentre elas a Santa Brígida da Suécia, a qual nos passou muitos ensinamentos, que, na verdade, foi pouco divulgado pela Igreja, e assim a humanidade não conhecendo essas orientações acabaram por se conduzirem erradamente, e amontoado os erros e as consequências deles, fazendo com que almas sejam lançadas na perdição.

Em toda a trajetória do cristianismo a Santíssima Trindade tem decretado a presença da Mãe de Deus, Maria, com a sua presença poderosa, maternal e extraordinária para ajudar aos filhos da terra a seguirem os passos de Jesus para a sua própria felicidade. No último século, isto tem ocorrido de forma intensa em todo o mundo cristão, especialmente nos locais onde a Mãe e amada, como o caso do Brasil. Basicamente as suas mensagens são o pedido de conversão, através da oração, da penitência e da reconciliação com Deus e participação na Eucaristia. A intensidade das aparições ocorre devido, segundo ela, aos tempos que se aproximam, da concretização do plano anunciado por Jesus, que é a salvação do homem para viver no Reino de Deus. Desse modo foi a presença de Maria em Fátima, uma indicação do caminho que devia seguir a humanidade, a fim de fazer o seu regresso ao Senhor. Caminho este como dito anteriormente, o da conversão, da oração e da penitência. E ainda ela ofereceu-se como o seguro refúgio o Seu Coração Imaculado.


Maria a Mãe Santíssima nos ensina a interpretar o final dos tempos nas profecias do Apocalipse

No Apocalipse 13,1 está profetizado sobre as sete cabeças da besta e sobre cada uma das cabeças um nome blasfemo: as sete cabeças correspondem aos sete vícios, ou pecados capitais. No mesmo capítulo, o v.6 está que a besta abriu então a boca em blasfémias contra Deus..., isto é, ridicularizando a vontade divina, buscando a perdição das almas e fazer com que torne vã a obra de redenção de Cristo.
Aí Maria faz uma revelação que vai pegar muita gente de surpresa: a besta é a maçonaria. Maria diz (revelação ao Padre Gobbi - “Tudo Vos foi revelado” pág. - 26), que as diferentes lojas maçônicas buscam difundir por toda a parte, centralizando nos mesmos, na própria pessoa, o culto devido exclusivamente a Deus, ou seja, a “blasfêmia maior”. 

Esta ideia de colocar o homem no centro tem suas origens no movimento Iluminista, surgido entre os Século XVII e XVIII, que privilegiava a razão e a ciência para explicar o Universo. O iluminismo surgiu na Europa, em oposição à Fé Católica, e espalhou-se por todo o mundo. Foi a partir daí que se estabeleceu o conflito entre a RAZÃO e a FÉ . Não é de se admirar que a Maçonaria tenha sobressaído em sua forma especulativa nessa mesma época... E pode-se também ligar os fatos com o surgimento dos chamados “iluminados”, dentre os graus elevados da maçonaria, a partir do iluminismo. Se você conversar com um maçom de grau mais elevado ele te dirá que deus lhe deu inteligência suficiente para definir a própria vida, que a verdade está nele mesmo (isto eu contatei em conversa com um maçom tradicional que já tinha atingido o grau 33).
O que se constata é que os ensinamentos na maçonaria divergem completamente do cristianismo, porque exclui o ensinamento de Jesus como sendo ELE o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.
Os maçons acreditam num deus que chamam de arquiteto do Universo, mas esse deus não é o Deus dos cristãos, que conhecemos, adoramos e amamos acima de tudo.

Os sete vícios capitais, incorporados na doutrina maçônica, opõem-se violentamente às três virtudes teologais e às quatro virtudes cardeais da Igreja. Nossa Senhora, mais uma vez, esclarece estes pontos:

ORDEM DA CABEÇA
(Da besta)
TÍTULO BLASFEMO
(Pecado Capital)
VIRTUDE CONTRAPOSTA
(Dom do Esp. Santo)

SÍMBOLO DE CULTO

Primeira
SOBERBA
Orgulho, Progresso, Razão
Segunda
LUXÚRIA
ESPERANÇA
Sensualidade, Impureza, Carne
Terceira
AVAREZA
CARIDADE
Dinheiro, Poder
Quarta
IRA
PRUDÊNCIA
Discórdia, Divisão, Cisma
Quinta
PREGUIÇA
FORTALEZA
Domínio, Opinião Pública, Medo
Sexta
INVEJA

JUSTIÇA
Cobiça, Violência, Guerra
Sétima
GULA
TEMPERANÇA
Hedonismo, Materialismo, Prazer

Estas revelações são de Maria a Padre Gobbi, Itália em 1989.


Sob estes objetos diabólicos de culto, a maçonaria - irmã do comunismo (**) - corrompe a humanidade e conduz as almas à perdição, com consequências descritas em palavras terríveis pela própria Mãe de Deus: “assim, as almas são precipitadas na tenebrosa escravidão do mal, do vício e do pecado e, no momento da morte e do juízo de Deus, no pântano do fogo eterno que é o inferno”. A ação diabólica é condicionada por inúmeras guerras e conflitos envolvendo povos de todo o mundo e grandes catástrofes naturais, bem como por uma sangrenta perseguição aos cristãos [Apocalipse 13, 7: Deram-lhe permissão (à besta) para guerrear contra os santos e vencê-los; e foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação].
Diante da realidade em que vivemos não podemos duvidar de que já estamos vivendo o Apocalipse.

(**) Veja estudo no LINK:


Pecados Contra os Mandamentos da Lei de Deus

(Catequese da Santíssima Mãe de Deus)

Os mandamentos que Jesus exige é AMAR A DEUS PRIMEIRAMENTE E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

Os pecados contra esses mandamentos são:
  • Viver a vida buscando atender os próprios interesses, ignorando a Deus e às necessidades dos outros, e nem sequer dá a Deus um momento de suas vida.      
  • Os finais de semana são dias exclusivos para Deus e os semelhantes. Nas aparições de Fátima, em 13 de julho de 1917, a Mãe de Deus insistentemente pede ao mundo a devoção dos Cinco Primeiros Sábados, em desagravo às ofensas contra o seu Imaculado Coração, com a comunhão reparadora, intimamente ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Nas aparições atuais tem sido pedidos a jejuns e oração aos sábados, pedidos que são feitos por  Nossa Senhora e também por Jesus que também tem vindo ao mundo, embora muitas dessas aparições ainda não tenham sido reconhecidas pela igreja, certamente que serão no futuro. Em 19889, ao padre Gobbi na Itália Nossa Senhora fez um apelo a este respeito dizendo que os finais de semana foram transformados em diversão e esportes. O domingo é o dia do Senhor, dia de participar celebração da Santa Missa, e da Eucaristia e fazer obras de caridade... não deve ser transformado em dia de diversão e jogos de futebol. Se é o Dia do Senhor deve ser vivido como tal, e se proceder de outra forma é negar o primeiro mandamento; 
  • Constituem desonra a pai e mãe: O desrespeito com os pais e idosos, o desrespeito à família, permitindo-se coabitar sem casamento, e, ainda, a coabitação entre homossexuais; 
  • Coabitar sem o Sacramento do Matrimônio, é bem comum nos nossos dias. No entanto é pecado mortal. Além de ferir o o quinto mandamento(desonrar Pai e Mãe) fere mais outros dois mandamentos (o sétimo - pecado contra a castidade) e o Nono mandamento (não, desejar a mulher ou homem do próximo). Ninguém é dono de ninguém, mas o sacramento do matrimônio concede a união entre o homem e a mulher e lhes concede a graça de constituir família e guiá-las a Deus.
  • Em relação ao pecado “Não matarás”, quem é a favor da legalização do aborto comete este pecado, porque milhões de bebês são assassinados todos os anos por causa do aborto e, também a aceitação da eutanásia, porque isto se constitui desrespeito contra a vida humana que é sagrada para Deus;
  • Os pecados contra o próprio corpo se constituem em atos impuros (adultério) e até a roupa que usamos pode se constituir pecado, se com o seu uso há o sentido de provocar o outro sexualmente, porque se constitui numa exaltação à impureza, um atentado contra a castidade. Também os atos contra a natureza são atos impuros; 
  • Qualquer tipo de roubo, mesmo sonegar impostos e desfavorecer alguém ou a sociedade em benefício próprio. Mais grave ainda são os assaltos, sequestro e violência;
  • Mentir e enganar de um modo geral, e dar testemunho de qualquer ato que não seja a verdade absoluta, mesmo que as evidências levem a crer que seja;
  • Ter desejo sexual por uma pessoa que seja casada com outro é traição em nível de consciência e fere a mente e o coração do homem, podendo levar famílias a se separarem e o divórcio, quando Jesus disse: “o que Deus uniu não separe o homem”;
  • Cobiçar o que a outro pertence é corrupção da mente e consciência, que leva a outros pecados por ambição.

Pecados Capitais
 (Todos os pecados capitais se constituem em idolatria)

Recorte da mensagem de Maria ao Padre Gobbi, em Milão, Itália, no dia 03 de junho de 1989: “...Para as sete virtudes teológicas e cardeais, que são o fruto de viver a graça de Deus, a Franco-maçonaria conta com a difusão dos sete vícios capitais, que são os frutos de viver habitualmente no estado do pecado. Para a fé ela opõe o orgulho; para a esperança, luxúria; para a caridade, avareza; para a prudência, ira; para a fortaleza, preguiça; para a justiça, inveja; para a temperança, gula”.

1.     ORGULHO OU VAIDADE:
O mesmo que SOBERBA (Desequilíbrio da autoestima para cima)
Se opõe à virtude da fé, e leva a pessoa a oferecer adoração à razão humana e a arrogância da tecnologia e progresso. A fé implica em fidelidade a Cristo, à Palavra de Deus e à Igreja de Cristo pela qual nos é transmitida a fé em Cristo, através do batismo. A pessoa que procura viver a sua vida por si mesma, ignorando os ensinamentos de Cristo e da Sua Igreja, ou contestando os ensinamentos e dogmas da igreja comete este pecado do orgulho.


Para livrar-se desse pecado deve-se procurar viver a humildade, ou seja, seguir o exemplo de Jesus, que é humilde. Jesus, o Deus humano viveu na pobreza e na humildade para servir de exemplo para os humanos. Sugere-se conhecer os sacramentos revelados por Jesus em Sua Igreja. Os sacramentos são graças especiais de Deus, por onde se manifesta a Sua redenção, ou seja, por onde alcançamos a salvação, principalmente o sacramento do perdão e da reconciliação. Cada sacramento tem a sua importância no sentido de transformar nossos valores desviados e nos capacitar a perseverar na fé. 

Deve-se, contudo, ficar de sobreaviso para evitar as ocasiões de pecado, para que não se torne reincidente, porque a reincidência abre uma porta a satanás e afasta Deus, magoa o Anjo da Guarda da pessoa e fere a Trindade Santa.


2.     LUXÚRIA:  
 Desequilíbrio do prazer que o luxo traz, ligado também à sexualidade.
A luxúria se opõe à virtude da esperança em Deus (fortaleza), e leva o homem a apegar-se a si, e adorar o deus da sexualidade e impureza. É o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”. Consiste no apego aos prazeres carnais (corrupção de costumes).


Para livrar-se da luxúria deve-se desenvolver o dom da fortaleza e com a ajuda da fé em Deus procurar a moderação fugindo das influências das paixões e ocasiões de pecar, renunciando à vontade própria, para adquirir o dom da fortaleza de Deus.

3.     AVAREZA (ganância):  
Desequilíbrio do “ter” que se manifesta no desejo de possuir coisas materiais e de acumular riquezas afim de adquirir poder.... Apego ao dinheiro de forma exagerada.
A avareza se opõe à virtude da caridade, e espalha em todo o lugar a adoração ao deus do dinheiro e do poder. O avarento prefere os bens materiais e a acumulação financeira para ter poder. Toda luta pelo poder configura o desejo de competição com Deus, portanto desprestigia o convívio com Deus, pois considera a si mesmo e não julga precisar de Deus.


Para combater este pecado deve-se desenvolver em si o dom do entendimento que se consegue pela prática da humildade e amor a Deus no desapego de si, se preparando para servir o outro, por Deus e pelo outro.

4.     IRA:
Desequilíbrio da emoção. A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado.
A Ira se opõe à virtude da prudência, e leva o homem a discórdia e divisão, atentando contra o amor a Deus e ao próximo. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, e é um atentado contra si mesmo, que permite que o ódio crie raízes e contamine o seu coração, levando a cometer atos de vingança em fazer justiça com as próprias mãos, quando a justiça pertence somente a Deus e a mais ninguém.


Para corrigir-se da ira deve procurar desenvolver o dom do temor de Deus que propicia ser obediente em amor a Deus e assim ser mais cauteloso e prudente nos sentimentos e ações. 

5.     PREGUIÇA:

Desequilíbrio do descanso... negligência, medo de enfrentar desafios, ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes, medo de ser explorado. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem.
A preguiça se opõe à virtude da fortaleza, e dissemina a adoração do ídolo do medo da opinião pública e de ser explorado enfraquecendo a pessoa em nível de consciência. O medo de ser explorado acaba por transformar o preguiçoso em explorador.


Para corrigir-se deve-se lutar contra si mesmo e ter coragem de vencer, buscando a força divina no dom da fortaleza.

6.     INVEJA:

É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui, para cobiçar o que é do próximo. Uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
A inveja, se opõe à virtude da justiça, e leva o homem a oferecer adoração ao ídolo da violência e da guerra.


Portanto, pode ser controlada pelo firme propósito de se praticar a justiça, procurando, através da oração desenvolver o dom da piedade, reconhecer o valor da vida do outro, e evitar todo tipo de desejos de maledicências.

7.     GULA:
Desequilíbrio que leva a vícios: da alimentação, que pode ser alimentação inadequada que prejudica a saúde, como excesso de comida (comer além do necessário), ou bebida alcóolica que afeta o sistema nervoso central da pessoa.
Esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, numa exaltação do hedonismo, do materialismo e do prazer.


O controle da gula se dá pela virtude da temperança, cuidado consigo mesmo e com os outros.


PENITÊNCIA

A liberação de pecar está subordinada à prática da humildade. Primeiramente em reconhecê-los e depois procurar se reconciliar com Deus, pela confissão ao sacerdote. Este é o primeiro passo. Mas precisamos praticar a penitência que é o que Jesus e Sua Santíssima Mãe sempre pede em suas aparições, para nos aproximarmos da perfeição que agrada a Deus.
Em 1676 Jesus apareceu à Santa Maria de Alacoque, e pediu a devoção ao Seu Sagrado Coração, instituindo doze promessas em favor daqueles que O devotassem. Nesta aparição Jesus pede a reparação, com a participação no Sacramento da Confissão, a penitência e a Santa Eucaristia nas primeiras Sextas-feiras de cada mês.
Mas grande parte dos católicos hoje não conhecem o que é penitência, por isso como praticá-la se não a conhecem? As penitências são: o jejum, a oração e a esmola. O jejum auxilia, principalmente no combate à gula; a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza.
FAZER A SUA PARTE
Cada um é responsável por si.... Não espere pela Igreja para o orientar a respeito do pecado, faça a sua parte. Você tem a PALAVRA DE DEUS, tudo está na Palavra de Deus, como também estão os Sacramentos da Igreja, por onde Deus concede os DONS para nos fortalecer e nos livrar de pecar.
Foram muitas as vezes que Jesus veio para alertar a Sua igreja e orientar os fiéis. A Santa Brígida da Suécia Jesus se revelou completamente, revelou, principalmente o modo de proceder que agrada a Deus e alertou sobre erros de Bispos e consagrados da Igreja. No entanto, pouco proveito teve os fiéis católicos sobre esses ensinamentos, porque não foram divulgados.
Cada um faça a sua parte, não precisa esperar a convocação da Igreja. O convite para participar do grande banquete do Senhor é individual. Na parábola do Grande Banquete (Lucas 14,15-24), Jesus diz que Deus convida a todos aqueles que fazem parte dos convocados, mas como eles não estão muito interessados Deus estende o Seu convite aos de fora. E isto já está acontecendo no mundo, os 144 mil estão sendo recrutados a partir de apóstolos dos novos tempos, instruídos por Nosso Senhor, por Nossa Mãe Santíssima e pelo Castíssimo São José. São muitas as aparições que a Igreja Católica não acompanha e se conhece não aprova, e até mesmo alguns são perseguidos pelas igrejas locais. Desde Fátima a apostasia já está profetizada. Como já narrado anteriormente, há infiltração no interior da Igreja que impede que o Santo Padre tenha a liberdade de ação, haja vista o que aconteceu a João Paulo I, o papa sorriso que estava disposto a atender aos pedidos de Fátima, mas foi impedido e envenenado e assassinado por esses inimigos da Igreja (Ele só viveu no papado 33 dias). Isto agora já é conhecido de todos, como o Evangelho nos ensina que não há nada oculto que não venha a ser revelado.... Isto está nos Evangelhos de Marcos (4,22), Mateus (10,26) e Lucas duas vezes (8,17 e 12,2). Desconhecemos os motivos de tanta interferência desses grupos inimigos da Igreja que agem no Vaticano entre os próprios cardeais, mas é sabido que o Santo Papa João Paulo II, foi também, impedido de anunciar e consagrar a Rússia ao Imaculado Coração da Mãe de Deus, que é consagrar este país ateu à fé em Deus. Sabemos, no entanto, que isto será feito mesmo que o Santo Padre da época seja martirizado isto será feito, porque é a vontade de Deus contra a qual ninguém tem força.
Da nossa parte o que podemos e devemos fazer é nos debruçar sobre a Palavra de Deus e nos dedicar mais à oração, à penitência e à conversão que Nossa Mãe Santíssima, insistentemente nos pede em suas aparições tanto em Lourdes quanto em Fátima. Devemos rezar em favor da Igreja Católica, porque esta é a Igreja de Cristo, e passará por duras provas, mas sairão vitoriosos os que perseverarem, como está na Palavra de Deus.
Como católicos da Igreja de Cristo vamos nos unir aos pobres, aos cegos e aos mancos que participarão do Grande Banquete de Deus...àqueles que acolhem ao Senhor com amor e aos apelos do céu.
Portanto, se você, sendo católico não der ouvidos ao convite de Deus veja o que pode acontecer no v. 24:  “Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”. Não espere que isto aconteça com você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário