Postagens populares

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Evangelho Lucas 17, 11-19 - Salmo 22 - Carta Paulo a Tito 3,1-7


Primeira leitura: Carta de São Paulo a Tito 3,1-7

Caríssimo, admoesto a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 
Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e dêem provas de mansidão para com todos os homens. Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 
Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna. 




Evangelho Lucas 17,11-19 


Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. 
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 
Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. 


Reflexão

A gratidão é uma atitude de liberdade interior, e faz feliz quem a pratica. A pessoa grata não precisa perceber, visivelmente, que foi atendida em suas súplicas a Deus: ela sabe pela experiência que a graça de Deus é presente em sua vida, nem sempre como ela pede, mas muitas vezes melhor do que espera. Por isso é grata por tudo, porque tem a consciência de que tudo vem de Deus, e até as dores lhe são benéficas. 

O episódio do Evangelho aqui narrado é uma constante em nosso meio, muitos recebem a graça, mas poucos a agradecem, mesmo reconhecendo não sabem agradecer. Aquele que toma a iniciativa de agradecer recebe muito mais do que aqueles que não demonstram gratidão, porque recebe a cura da alma, o perdão dos pecados, a salvação, como Cristo disse ao leproso agradecido. 

O agradecimento a Deus olhando no rosto não nos é possível, por isso O louvamos, O adoramos. Os corações agradecidos O louvam em todos os momentos, e quanto mais O louvam, mais motivos têm para louvá-Lo, por que são premiados em suas vidas pela graça que o amor de Deus lhes permite viver. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário