Postagens populares

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Oração de Jesus pelos discípulos e por todos nós - Evangelho João 17, 11-19






Evangelho (João 17, 11-19)
Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 
“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um.  Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 
Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.  Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

Reflexão:

A Oração de Jesus pelos discípulos e por todos nós seus discípulos de hoje


A oração de Jesus neste Evangelho é dirigida aos discípulos naquela época é válida para todos nós, seus discípulos de hoje. Ele sabe que precisamos da graça divina para permanecer fiéis a Deus. Os valores Cristãos que nós acreditamos, não são os mesmos valores que o mundo nos passa. Por que o que interessa ao mundo são contra-valores à pessoa humana, pois visa a interesses econômicos  de quem está comprometido com o mundo e a pessoa humana é um meio para atingir a interesses capitalistas do mundo e não o centro, como Deus quer que a pessoa seja. Por isso os valores cristãos acabam se transformando em obstáculos aos interesses de quem é do mundo.
Há algo que devemos estar cientes: todos os interesse que não são de Deus, portanto contrários ao amor, são do maligno, inimigo de todos nós.
São muitos os desafios para quem quer seguir Cristo sinceramente. O primeiro desafio está em não se apegar às coisas do mundo. O segundo desafio está em mirar-se nas coisas eternas numa vida com Jesus, devemos estar no mundo, mas com sentido no céu, considerando que aqui estamos de passagem para uma vida mais perfeita. O terceiro desafio está em contribuir para a transformação do mundo através do nosso exemplo. Para que o mundo se transforme pelas nossas ações é preciso que permaneçamos unidos a Cristo que nos fortalecerá para não fraquejarmos em nossa caminhada e podermos ser sinal de Deus no mundo.
Cristo já nos consagrou e está aí, do nosso lado a nos guiar, mas é preciso que façamos a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário