Postagens populares

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Fé que nos Capacita - Evangelho Lucas 17, 1-6








Evangelho Lucas 17,1-6

Naquele tempo,
 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.



Comentário:

A Fé Que Nos Capacita

O cristianismo não é apenas uma religião, é um modo de viver centrado em Cristo, o Senhor de tudo e de todos. O que torna possível ao humano viver cristamente é a presença de Cristo nele, que de uma forma tão sublime e grandiosa faz dele um modelo de Jesus Cristo se trilhar o seu caminho no desejo de segui-Lo de coração aberto. Assim, em cada decisão a tomar, em cada atitude, seus sentidos são estimulados a fazer como Cristo fez e faria, se estivesse no lugar dele. Por isso é necessário conhecermos a Palavra de Deus, na qual estão dispostos os ensinamentos que nos educa a ser como Cristo. Mas o que nos capacita a seguir os Seus ensinamentos é o ardente desejo de segui-Lo que O faz presente em nós, através do seu Divino Mistério, o Espírito Santo. É simplesmente,  impossível seguir a Cristo se nos comportarmos diversamente de Cristo, porque o nosso comportamento está sendo uma negação a Ele, que respeita profundamente a nossa liberdade, não Se impõe.  

Portanto se somos batizados como Cristãos assumimos também responsabilidades como cristãos, e o nosso comportamento contrário aos ensinamentos de Cristo se torna um escândalo porque suscita a confusão entre os menos entendidos (os pequenos) e gera conflito interior e separação. Por isso a necessidade do perdão constante em nós, com a finalidade de, continuamente nos predispor a refazer os laços rompidos.

Com nossos erros, nossos pecados nos afastamos da graça de termos Cristo em nós, mas precisamos nos reconciliar com a graça, reconciliando com Deus, com Cristo, e com os irmãos para nos tornarmos capazes de ser chamados de cristãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário