Postagens populares

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Relações Brasil e Cuba, onde está o problema?




Relações Brasil e Cuba, onde está o problema?
Atualmente, o Brasil é o SEGUNDO maior exportador para Cuba (Excluindo a venda de petróleo feita pela Venezuela). A CHINA está em PRIMEIRO lugar nesse ranking e o CANADÁ, em TERCEIRO.


Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%. Em 2006, foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável... Cuba está entre os 83 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano(acima de 0,800); em 2007 o IDH de Cuba foi 0,863 (51° lugar - 44º se ajustado pelo PNB)


Saúde
Cuba tem uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, terminou 2013 com uma taxa de mortalidade infantil de 4,2 por cada mil nascidos vivos, o número mais baixo da história da ilha

Em relação a mortalidade infantil, o Brasil ocupa o 97º lugar no ranking mundial, segundo dados da ONU, apesar da redução de 70% nos últimos 30 anos. Em 1990 a taxa de mortes de crianças com menos de cinco anos era de 62 por mil nascidos vivos e em 2012 estava 14 por mil nascidos vivos

Em Cuba, a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito para residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão. Segundo dados da Organização mundial da saúde (OMS), em 2005, a taxa de mortalidade infantil para crianças abaixo de cinco anos de idade foi de sete para cada mil nascidos, índice superado na América apenas pelo Canadá, onde o índice correspondia a seis crianças a cada mil nascidos.

Em 2011, Cuba anuncia ter desenvolvido a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, chamada CimaVax-EGF.



Em 2012, Cuba desenvolveu a vacina contra o câncer de próstata:



10/11/2014 15:30, Cuba oferece 1º curso sobre ebola para médicos das Américas

Equipe de 165 médicos cubanos chega ao aeroporto de Freetown para ajudar no combate ao ebola


EXAME.com, Link: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/cuba-oferece-1o-curso-sobre-ebola-para-medicos-das-americas


Biotecnologia

No campo da biotecnologia Cuba gerou mais de 600 patentes para drogas novas e inovadoras como vacinas, proteínas recombinantes, anticorpos monoclonais, equipamento médico com software especial, e sistemas de diagnósticos. Cerca de sessenta outros produtos estão nos estágios finais de pesquisa. . Cuba desenvolveu uma considerável capacidade de pesquisa (científica), talvez maior que a de qualquer outro país em desenvolvimento fora do sudeste asiático.


Educação

De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes latino-americanos, conduzidos pelo painel da Unesco, Cuba lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes cubanos se desempenharam acima da média regional", disse o painel.



ESSES TÓPICOS QUE MENCIONEI AQUI SÃO PARA SE TER UMA IDEIA DE QUE AS RELAÇÕES COM CUBA NÃO É UM MAL NEGÓCIO PARA O BRASIL


Como vê, cuba vem se desenvolvendo, mesmo que a duras penas impostas pelo embargo comercial pelos Estados Unidos, desde 1962, o que tem dificultado enormemente a expansão do comércio exterior cubano. No entanto no campo da saúde e educação Cuba tem muito a ensinar. Considerando os benefícios que a parceria do Brasil com Cuba pode trazer ao Brasil não vejo problemas para o Brasil investir em Cuba, devido a interesses que dizem respeito aos dois países. Ao contrário, vejo as relações com esse país bastante interessantes para o Brasil, do ponto de vista econômico.


Para informação sito alguns sites que podem nos dar uma medida de que a relação com cuba não é coisa do PT como alguns oposicionistas tentam investir nisso como forma de depreciar o Partido dos Trabalhadores. A cooperação entre o Brasil e Cuba no campo da tecnologia e ciência começou em 1987, portanto, não foi a partir do PT.

O próprio Fernando Henrique Cardoso manteve relações comerciais com Cuba:



Links que vale a pena conhecer para se ter um juízo sem preconceito.


Se desejar saber como funciona a parceria entre o Brasil e Cuba deve-se buscar conhecê-lo mais profundamente


O PT, como tantos outros partidos tem as suas mazelas, seus erros, sua podridão, mas também tem gente de índole e caráter e não podemos colocar tudo no mesmo saco, apesar de pertencerem ao mesmo partido.

Assim também não podemos condenar cuba e seus profissionais que vem prestar serviços ao Brasil. Cuba vem pagando um preço alto por sua filiação ao comunismo. Mas a china também é comunista e não vejo ninguém criticar o Brasil por suas relações com a China, haja vista o quanto tem prejudicado a economia dos municípios e do Brasil como um todo, a concorrência desleal com os seus produtos a preços baixos devido à mão de obra semiescrava naquele país. Grande parte do desemprego nos EUA e Europa deve-se à essa concorrência, pois grandes fábricas tanto dos EUA quanto da Europa tem se deslocado, nas últimas décadas, dos seus países de origem para a China devido à mão de obra farta e barata na China. E o mundo assiste a tudo isto e nada faz para se proteger e proteger o emprego dos seus compatriotas.

Contudo, há algo que devemos condenar veementemente no Sistema Comunista, tanto em Cuba quanto na China, que é o desrespeito aos direitos humanos, com um agravante para a China, no que diz respeito à livre concorrência, de forma desleal, onde sacrifica o seu próprio povo que vive as consequências de um sistema autoritário, onde o povo não tem liberdade de se manifestar, o Estado é o “dono”, ou seja o poder pertence ao Estado unicamente e ele o exerce de maneira vil, explorando a mão de obra do seu povo para enriquecer o Estado. Isto não é Socialismo como muitos chamam o comunismo, é Capitalismo Estatal. A liberdade é o bem mais precioso que temos e a democracia é a forma mais excelente de governo. Aqui está o significado de Democracia que coloco como está no dicionário on-line:


Significado de Democracia
s.f. Política. Governo em que o poder é exercido pelo povo.

Política. Sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares.
Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes.
Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático.
(Etm. do grego: demokratia.as)

Eu me pergunto, quando é que seremos uma democracia em que a política seja exercida por um povo consciente de seus direitos, mas também dos seus deveres? Quando é que usaremos a liberdade e reconheceremos a liberdade do outro? Porque não pode haver soberania em um povo diverso em usufruir de direitos, em que todos não podem ter oportunidades iguais. É preciso pensar na igualdade de direitos e acesso a esses direitos e assim pode-se pensar em soberania não como privilégios de alguns, mas de todos. Quando é que aprenderemos a escolher nossos dirigentes de acordo com os sinais de Deus? Porque Deus sinaliza aquele que Ele quer no poder de cada nação e mesmo os déspotas, antes de ser déspotas, Deus lhes deu crédito e lhes deu o poder para governar. Cabe a quem está no poder acatar que esse poder transitório foi-lhe concedido para o bem de todos e não apenas de alguns seus preferidos ou que se identificam com ele; para fazer com que excluídos deixem de sê-lo e sejam também parte do todo. Portanto, quem governa para incluir os que estão fora, Deus não lhe tirará o poder mesmo que muitos preferem tirar-lhe e até tentem montar um golpe com falsas e retrógadas ideologias. Podem vaiar e até atirar-lhe pedras, mas o que está feito está feito. O Poder a Deus pertence, assim está na carta de Paulo aos Romanos 13,1: ”Submetam-­se aos poderes instituídos. Porque a autoridade que possuem é-­lhes concedida por Deus. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele”.

Não estou aqui para defender políticos e partidos, com os seus próprios interesses, temos sim que defender políticas que venham de encontro aos interesses do povo. Não precisamos dos políticos, são eles que precisam de nós. Afinal é a nossa voz, a escolha do povo que elege o poder deles e, como diz o ditado popular: “a voz do povo é a voz de Deus”. E em todo ditado popular está explícita a verdade, porém eu entendo que a verdade vem unicamente de Deus. Então, para que o povo transmita a verdade ou a vontade de Deus em sua escolha é preciso que seja um povo simples, porque é aos simples que Deus se revela (Mateus 11,25 e Lucas 10,21-24). Mas Deus não se revela aos simples só pelo fato de serem simples e sem instrução, Ele se revela a eles porque estes se sentem incapazes de escolherem por eles mesmos e assim se colocam em oração pedindo um sinal de Deus a quem devem dar o seu voto e Deus vem a eles e os inspira. Quem busca a Deus em oração jamais será confundido. Portanto, quando erramos em nossas escolhas e saímos derrotados não podemos culpar os pobres. Os pobres são apenas aqueles que se deixam guiar por Deus. E devemos dar graças a Deus por isso, por ter alguém merecedor e permitir com que Deus faça através deles.

Mas há algo que podemos fazer é criticar, mas criticar de maneira inteligente visando o bem maior e não uma demonstração de derrotismo, ninguém dá passos qualitativos na vida pensando de forma pessimista. O que temos a fazer é dar início a uma nova forma de ver as coisas, não como obstinados oposicionistas, mas com um desejo de bem em favor de todos, independentemente de quem esteja no poder. Quanto ao Senador Aécio, tenho por ele um respeito como pessoa, ser humano criado por Deus, como eu. Quem sabe nas próximas eleições já esteja mais amadurecido politicamente, para Deus lhe creditar o poder da Nação Brasileira, assim desejo. Mas no momento é hora dele se desvencilhar do palanque e começar a fazer oposição madura, apresentando soluções ou ações para as críticas que ele tanto sabe fazer, ao invés de perder o tempo com críticas infundadas, com o único objetivo de semear a discórdia. Porém penso que não é só o Aécio que deve estudar  mais para aprender democracia, o seu partido, o PSDB envergonhou o Brasil com o pedido de auditoria das eleições do segundo turno e receberam do TSE a crítica de antidemocrática essa atitude e envergonhou mais ainda quando reacionários se insurgiram com o apoio de alguns membros do PSDB contra a democracia com gritos de “Intervenção militar, já”(será que preferem a ditadura militar???, sabemos que não); e outros brados como"O PT é o câncer do Brasil"; e ainda, “impeachment” da presidenta Dilma Rousseff, que acabara de vencer as eleições. E o pior é que o Senador Aécio em seu discurso no Senado, como se estivesse num palanque em época de eleição manifestou-se a favor das manifestações como se desconhecesse  a democracia (ou será que já está fazendo campanha para as próximas eleições?) e ainda despejou um monte de mentiras a respeito da campanha da Dilma no Nordeste, dizendo, por exemplo que a Dilma discursou no NE falando que caso ele ganhasse, o bolsa família acabaria, sendo que o que ela falou foi garantir-lhes os projetos já existentes.  O seu colega de partido Alkimim, ao contrário dele se manifestou contra as manifestações. O Senador Aécio agiu de forma imatura e o que conseguiu passar aos ouvintes mais preparados foi o profundo despeito, um ressentimento sem  trégua. É preciso que o Senador Aécio estude mais para aprender o que seja democracia de verdade e deixe de ser um combatente de direita. Porque não importa se de direita ou de esquerda, o que interessa mesmo é a boa vontade aliada às boas ações.


Geovani
10/11/2014












Nenhum comentário:

Postar um comentário