Postagens populares

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Evangelho - Lucas 6,6-11/ Salmo 5/1Cor, 5-8 (reflexão)




JESUS É UM EXEMPLO DE QUE NÃO  DEVE SE ESQUIVAR EM FAZER O BEM MESMO DIANTE DE PERSEGUIDORES QUE QUEREM O ACUSAR POR TRATAR O EXCLUÍDO COMO IGUAL. AO COLOCAR O  HOMEM DE MÃO SECA NO MEIO, ELE ENSINA-NOS QUE O CENTRO DE SUA ATENÇÃO ESTÁ EM  FAZER O BEM E DEFENDER A VIDA, BEM COMO DAR VEZ AO EXCLUÍDO. ISSO DEVE SER SEMPRE PRIORIDADE, NÃO IMPORTA O DIA OU A HORA.







Salmo 5
Oração da Manhã
Senhor, ouvi minhas palavras, escutai meus gemidos.
Atendei à voz de minha prece, ó meu rei, ó meu Deus.
É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã; escutai a minha voz, porque, desde o raiar do dia, vos apresento minha súplica e espero.
Pois vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós; os ímpios não podem resistir ao vosso olhar. Detestais a todos os que praticam o mal, fazeis perecer aqueles que mentem, o homem cruel e doloso vos é abominável, ó Senhor.
Mas eu, graças à vossa grande bondade, entrarei em vossa casa. Prostrar-me-ei em vosso santuário, com o respeito que vos é devido, Senhor.
Conduzi-me pelas sendas da justiça, por causa de meus inimigos; aplainai, para mim, vosso caminho.
Porque em seus lábios não há sinceridade, seus corações só urdem projetos ardilosos. A garganta deles é como um sepulcro escancarado, com a língua distribuem lisonjas.
Deixai-os, Senhor, prender-se nos seus erros, que suas maquinações malogrem! Por causa do número de seus crimes, rejeitai-os, pois é contra vós que se revoltaram.
Regozijam-se, pelo contrário, os que em vós confiam, permanecem para sempre na alegria. Protegei-os e triunfarão em vós os que amam vosso nome.
Pois, vós, Senhor, abençoais o justo; vossa benevolência, como um escudo, o cobrirá.

O SALMO 5 É UMA ORAÇÃO DE UMA PESSOA (DAVI) QUE ESTÁ SEMPRE EM SINTONIA COM DEUS, RECONHECE QUE AQUELE QUE PRATICA O MAL CAI NO DESAGRADO DE DEUS E AO CONTRÁRIO, OS QUE PRATICAM O BEM E CONFIAM EM DEUS ESTES SIM DEVEM SE ALEGRAR PORQUE SÃO OS  PREFERIDOS E PROTEGIDOS POR DEUS.



1Cor:5,1-8

Ouve-se dizer constantemente que se comete, em vosso meio, a luxúria, e uma luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem vive com a mulher de seu pai!...
E continuais cheios de orgulho, em vez de manifestardes tristeza, para que seja tirado dentre vós o que cometeu tal ação!
Pois eu, em verdade, ainda que distante corporalmente, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim se comportou.
Em nome do Senhor Jesus -, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus -, seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
Não é nada belo o motivo da vossa vanglória! Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade.

PAULO CRITICA A COMUNIDADE DE CORINTO POR ABRIGAR EM SEU MEIO PESSOAS QUE SE DÃO À SEXUALIDADE DESENFREADA (PROVAVELMENTE UM ENTEADO COM A MADRASTA, MULHER DO PAI...). ESTES CASOS SÃO CONSIDERADOS COMO LIXO E DEVEM SER TIRADO DO MEIO DA COMUNIDADE PARA NÃO CONTAMINAR O MEIO. DE FATO NÓS TEMOS PRESENCIADO TANTO NA IGREJA CATÓLICA QUANTO NAS OUTRAS IGREJAS CRISTÃS, NÃO RARO CASOS VEXATÓRIOS DE ESCÂNDALOS SEXUAIS ENTRE PESSOAS CONSIDERADAS COMO EXEMPLO PARA A COMUNIDADE. SERÁ QUE ESSES PERVERTIDOS ESTÃO SENDO JULGADOS COMO PAULO SUGERE? PENSO QUE NÃO, MAS É BOM TERMOS UM JUÍZO SOBRE ISSO. É VERDADE QUE DEUS AMA O PECADOR E TEM HORROR AO PECADO. MAS MESMO ESTANDO DEUS ACIMA DE TUDO E CAPAZ ATÉ DE PERDOAR O PECADOR, É PRECISO QUE EM CONTRAPARTIDA O PECADOR SE DECIDA POR UM CAMINHO ARREPENDIMENTO E MUDANÇA DE VIDA, DO CONTRÁRIO NÃO VAI RECEBER AS BENESSES DE DEUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário