Postagens populares

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nosso Jardim Secreto (Evangelho Lucas 11,29-32)




Evangelho (Lucas 11,29-32)

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

 

Nosso Jardim Secreto
A mensagem para nós hoje é que somos finitos e a qualquer hora podemos ser chamados para sermos julgados pelo que fizemos da nossa vida.
Vivemos no mundo, a ciranda do dançar conforme a música, e a música que fala mais alto  aos corações é a música do “EU”: eu quero, eu desejo, eu sou, eu tenho, eu preciso,  prazer por prazer. Com tanto barulho e ânsia de viver os prazeres da vida, nos passa despercebido o essencial. A nossa intimidade e a do outro meu semelhante com quem eu deparo todo dia, muitas vezes dentro de minha própria casa e nem o percebo. A nossa intimidade está como que presa num jardim secreto.
Não percebo o “OUTRO” que está ao meu lado, embora ele esteja gritando, escancarado diante de mim com suas carências, seu cansaço e extress, seus vícios, suas dores, suas lutas. E não me dou conta de que este outro é o próprio Deus presente naquele filho necessitado, pedindo um pouco de atenção para Si.
A experiência que se vive é uma realidade onde tudo é normal, mesmo a fadiga do dia a dia extenuante. Como consequência vem a depressão, a falta de sentido, mas também isto ficou normal. Até as doenças se multiplicam e vidas são dilaceradas e acabam por ficar também normal. Presenciamos uma insensibilidade geral que também está ficando normal, afinal cada um tem que cuidar da própria vida que não está nada fácil. Com tantas ofertas fáceis queremos vivê-las todas e a vida vai ficando pesada demais.
A mensagem de hoje é para que voltemos para o interior de nós mesmos e nos questionemos: Viver assim está me fazendo feliz? Se não tivermos a resposta de imediato ou pairar alguma dúvida é sinal de que tenho que me distanciar um pouco de mim para eu me enxergar, porque a proximidade excessiva não me permite ver com clareza. Há muitos entulhos em mim que precisam ser removidos da frente, para que eu perceba com clareza a mim e  ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário