Postagens populares

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Reino de Deus está em nós e temos os quesitos para fazê-lo acontecer - Evangelho Marcos 4,26-34





Evangelho (Marcos 4,26-34)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

 


O Reino de Deus está em nós e temos os quesitos para fazê-lo acontecer
Jesus quer nos passar que o acontecimento maior que alguém pode experimentar na vida acontece de forma muito simples: é o próprio Deus que vem a nós, na forma discreta, mas imponente, majestoso.
A presença de Deus irrompe na história humana de forma simples, mas acontece em nós uma revolução “não” violenta, mas tem o poder de nos mudar e mudar o meio. O Amor de Deus quando acolhido em nossos corações sedentos de felicidade explode em nós de forma espetacular a espalhar os seus reflexos ao redor gerando vida, que gera outras vidas e assim vai crescendo e se desenvolvendo, como aconteceu com o pequeno grupo dos Apóstolos que espalharam o cristianismo para todo o mundo.
A comparação do Reino de Deus, que Jesus faz com a semente na terra, se ajusta perfeitamente. Quando acolhemos a sua palavra (semente) em nossos corações (terra) e nos empenhamos trabalhando para que se torne fértil, se torne experiência em nossa vida, vai nos mudando (surgem as folhas e espigas) e nos transformando em pessoas melhores, mais felizes (é a colheita). E Ele ainda a compara à semente da mostarda que é uma árvore bem conhecida naquele lugar. De uma pequena semente surge, com o tempo, sem que se perceba como — Deus está agindo —, através da terra que por si só já tem os ingredientes para o seu crescimento (nós humanos). Percebe o valor que Deus dá a nós humanos? Temos em nós as condições necessárias para transformar o mundo, começando por transformar a nós mesmos. Nós, o mundo em que habitamos colhemos os frutos, mas é Deus quem faz acontecer. O nosso trabalho é só acolher o Amor Dele em nós e “nos deixar” ser feitos por Ele. Mas somos livre e podemos “não deixar” e o Reino Dele não acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário