Postagens populares

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Encontro Com Jesus Desperta Em Nós a Conversão - Evangelho Mateus 9,9-13




Evangelho Mateus 9,9-13 


Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores». 


Comentário ao Evangelho


O Encontro Com Jesus Desperta Em Nós a Conversão

O nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, faz-nos trilhar o caminho da solidariedade e da proximidade com aqueles a quem a salvação deve ser levada. Cristo não pactua com o modo de vida de quem critica e exclui os outros, porque pecadores todos nós o somos. Pelo contrário, Sua presença revela a malícia contida no coração dos pecadores e surge neles o desejo de conversão para seguir o Mestre e participar do Reino de Deus anunciado por Ele. Um reino que está para todos, não privilegia alguns apenas. Por isso, Cristo nos convida a sermos misericordiosos, para entendermos que do Seu Reino fazem parte, todos os fracos, pecadores, doentes da alma, que se dispõe a trilhar um novo caminho, reconhecendo as  próprias fraquezas e as de cada um, mas com o desejo de estar na presença de Cristo. Foi isto que aconteceu com os amigos de Mateus: quiseram também conviver com a presença de Jesus naquele banquete que Mateus ofereceu para partilhar da presença de Jesus com Eles.

Como Mateus, a pessoa que tem um encontro com Jesus, se sente olhada no mais profundo de si e se sente valorizada e amada, e vem à tona um sentido de beleza até então escondido. Assim, a pessoa é despertada, e começa um caminho de transformação de si, para seguir o Mestre. Descobre um novo modo de viver, desperta-lhe o fascínio pela Palavra do Mestre e o desejo imperioso de segui-Lo. Dessa forma, todos os setores da existência se transformam. Abraça com coragem, ousadia, e liberdade ser portadora de uma nova vida, descoberta no próprio Mestre e Senhor. Passa a defender não as próprias idéias e não vive segundo os próprios sentimentos ou emoções e humores de cada momento, mas passa a pautar a vida criando em si as condições para experimentar, na própria vida o Reino de Deus, que Cristo veio anunciar. Assim a pessoa se transforma e a sua vida passa a ser testemunho para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário