Postagens populares

terça-feira, 4 de agosto de 2015

LITURGIA DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 04/08/2015: NÚMERO 12,1-13/ SALMO 50/ EVANGELHO Mateus 14, 22-36












JESUS dá-nos o exemplo de se retirar na solidão para estar diante de Deus. Nessas orações em um lugar afastado, na montanha ELE se abastecia de forças e energias necessárias para cumprir a Sua Missão.
 
Também nós precisamos nos retirar em oração, afastar do barulho, nos silenciar interiormente, sem as influências externas que podem nos privar da Presença Daquele que nos comunica a sua essência. Precisamos de energias renovadas, nos abastecer das energias de Deus a cada dia para estarmos prontos para a batalha diária que não é fácil. Mas isto exige FÉ, porque sem fé, como diz Paulo em Hebreus, 11, “Não é possível agradar a Deus”, e assim ELE não se faz presente.

A FÉ não é algo que conseguimos como num passe de mágica, é verdade que ela é DOM de DEUS, mas como tudo que vem de Deus há um propósito de elevar o homem e não apenas atendê-lo em suas necessidades imediatas.  Por isso precisamos exercitá-la diariamente para percebermos os frutos dela em nossa vida. O desejo de se aproximar de Deus, todo ser humano tem, mesmo os de pouca fé e até mesmo os que não creem, desejam se abastecer da sabedoria Daquele que detém o saber. Isto podemos perceber entre os cientistas materialistas ateus, que mesmo não acreditando em Deus, porque não tem provas materiais de Sua existência, eles buscam estudar os grandes líderes religiosos, pensando assim adquirir sabedoria. Mas também  a  Fé professada e vivida na vida nos dá sabedoria. Aliás, a sabedoria adquirida pela Fé que vem de Deus é a verdadeira, porque a fé é  primeiro passo para se adquirir sabedoria de Deus.
 
Mas, mesmo com uma fé ainda que pequena, JESUS vem em nosso auxílio se assim o desejamos. DEUS nos dá o DOM da FÉ, mas não nos impõe tê-la, porque respeita a nossa liberdade. Por isso é necessário que nós mesmos, por nosso esforço a busquemos. Não precisamos ter medo de nossas quedas por ter uma fé pequena, o DESEJO de tê-la já é o suficiente para JESUS vir até nós e nos socorrer em nossos apuros.
 
 
 
A primeira leitura da Palavra de Hoje nos alerta sobre um fato rotineiro entre nós que nos impede de Deus nos dar o Seu Divino crédito e atender os nossos desejos: os ciúmes as murmurações, as fofocas. Estes são, “pecados” e nos afastam da graça de Deus.

Precisamos, antes de tudo, aceitar a vontade de Deus e seguir a nossa vida. E a vontade de Deus não é segredo para ninguém, porque JESUS nos esclareceu sobre tudo, além de ter dado o seu próprio testemunho de vida. Mas vale lembrar dos dois mandamentos que abre todas as portas para nós: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS". E tudo que não seja a prática do amor é pecado contra Deus, porque pertence ao inimigo de Deus e nosso inimigo.
 


No Salmo 50 temos a orientação necessária para a nossa confissão com Deus. É um Salmo que toca fundo a quem o lê e o medita em profundidade. Nele podemos encontrar as palavras e a inspiração necessárias, bem como o exemplo do Salmista, para nos colocar diante de Deus. Mas precisamos buscar o Sacerdote que é a pessoa indicada por Deus para receber as nossas confissões. Foi Jesus que instituiu a confissão. Para entender o sacramento da Reconciliação indico o link abaixo, que esclarecesse os fundamentos bíblicos para a confissão ao sacerdote, como ensina a Igreja Católicas.

 


 

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário