Postagens populares

domingo, 27 de setembro de 2015

FRASES DE SANTO AGOSTINHO



 

Algumas Frases  de Santo Agostinho
Não é por acaso que este santo é Mestre e Doutor da Igreja de Cristo

 
Se queres seguir a Deus, deixa-O ir adiante. Não queiras que Ele te siga.
 
A respeito da Eucaristia:
 
A eucaristia fortifica de acordo com o amor de quem a recebe, seja sacramentalmente, 
seja espiritualmente.

 
Sem dúvida que a humildade é o contrário da presunção. Quem presume que pode salvar-se apenas pelas práticas caridosas está enganado, porque até para praticar a caridade, ou seja praticar o amor  precisamos de instrução de Deus, que nos revela o Seu jeito de amar. Isto acontece quando nos reconhecemos humildes, confessamos os nossos pecados e participamos da comunhão com Cristo. Deus não vem a nós se nós não irmos a a ele antes. Somos nós que decidimos se desejamos comungar com Ele ou não. Ele respeita a nossa liberdade de escolha. No entanto colhemos de acordo com o que escolhemos.
 
Há diversos caminhos que conduzem ao conhecimento da verdade, o primeiro é a humildade; humildade é o segundo e o terceiro é ainda a humildade. 
 
Dois amores fundaram duas cidades, a saber: o amor próprio, levado ao desprezo de Deus, construiu a cidade terrena; o amor a Deus, levado ao desprezo de si próprio, construiu a cidade celestial.
 

O conhecimento de Deus está estreitamente ligado ao Espírito Santo que é revelado através da Eucaristia:
 
Infeliz quem conhece todas essas coisas (terrenas) e não Vos conhece, ó meu Deus! Feliz quem Vos conhece, embora ignore todo o resto. Quanto a quem Vos conhece e conhece também as coisas terrenas, não é mais feliz por conhecê-las, mas é unicamente o conhecimento que tem de Vós que o faz feliz.


Olha o que Santo Agostinho afirma a respeito da autoridade da Igreja:

Creio nos Evangelhos porque a Santa Mãe Igreja me manda acreditar neles.

Na medida em que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo.

Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica.

Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.

A Igreja é Santa, a Única Igreja, a Verdadeira Igreja, a Igreja Católica, lutando sempre   contra todas as heresias. Ela pode lutar, mas não pode ser derrotada. Todas as heresias são expulsas por ela, como os galhos pendentes são arrancados de uma vinha.Ela permanece presa à sua raiz, em sua vinha, em seu amor. As portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Vacilará a Igreja se vacila seu fundamento. Mas poderá talvez Cristo vacilar? Visto que Cristo não vacila, a Igreja permanecerá intacta até o fim dos tempos.

Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. O Espírito não segue um membro amputado.

Fora da Igreja Católica pode encontrar-se tudo, menos a salvação. Pode-se ter honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o 'Aleluia', pode responder-se o 'Amém', pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusive, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja Católica, pode encontrar-se a salvação.


Mais Santo Agostinho:

Se você acredita no que lhe agrada nos Evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos Evangelhos que você crê, mas em você mesmo.

Deus mesmo será o fim de nossos desejos, aquele que contemplaremos sem fim, amaremos sem saciedade, louvaremos sem cansaço.

O Espírito Santo nos foi enviado, não para informar sobre a órbita do Sol, da Lua e das estrelas, mas para que possamos ser discípulos de Jesus.

Que morte pior há para a alma do que a liberdade do erro?

A fé, se não é refletida, nada é.

Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, até as quedas, pois delas podemos levantar-nos mais humildes, mais vigilantes e mais fervorosos.

Quando for rezar, comece perdoando!

O homem só encontra a verdade beatificadora ao curvar sua inteligência à fé e sua vontade à graça, pela humildade.

Você quer edificar um edifício que chegue até o céu? Construa primeiro a fundação da humildade.

 

http://www.pr.gonet.biz/frases.php?autor=Santo%20Agostinho%20(354-430)

Nenhum comentário:

Postar um comentário